Declaração Da Conferência Das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano

O Mundo inteiro passou por um processo de grande industrialização, que vem acontecendo desde a época da revolução industrial – cerca de 3 séculos, em que o homem passou a explorar os recursos ambientais de uma forma mais intensa para a obtenção do lucro.

Declaração Da Conferência Das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano

Declaração Da Conferência Das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano

No entanto, a exploração dos recursos que são oferecidos pelo meio ambiente, sempre acontece em uma velocidade muito maior do que os processos de reposição das matérias primas extraídas para esse fim. Um exemplo disso é a derrubada de uma arvore (utilizada para a fabricação de moveis, extração de celulose e outros recursos) e o plantio e crescimento de uma arvore da mesma espécie. A arvore leva alguns anos para se desenvolver e crescer de forma que cause o mesmo papel no meio ambiente que a outra causava.

A necessidade de recursos ambientais para a manutenção da produção da indústria acaba fazendo com que a sociedade explore e degrade de forma excessiva o meio ambiente.

Por isso surgiram as ações e a adoção de medidas voltadas para que ocorra a preservação do meio ambiente em todo o nosso planeta.

A Preservação Ambiental

Desde de 1960, a preservação ambiental tem sido uma preocupação constante e crescente na vida das pessoas, das inúmeras organizações não governamentais e dos próprios governos para que tenhamos um planeta que tenha os seus recursos naturais preservados de forma que não aconteça a escassez ou até mesmo a extinção desses recursos em um futuro próximo.

A Preservação Ambiental

A Preservação Ambiental

A Preservação Ambiental, nada mais é, do que as práticas e atitudes voltadas para a manutenção e preservação do meio ambiente. O intuito de preservar o meio ambiente é o beneficio para a vida humana e para a vida da própria natureza.

Todos nós, independente da nossa profissão e do lugar onde vivemos, temos a obrigação e o dever de preservar o meio ambiente e propagar essa cultura entre todos os seres humanos, para que as próximas gerações tenham um planeta sustentável e sem escassez de recursos ambientais.

Os Acordos De Preservação Ambiental

Os governos dos mais diversos países e as inúmeras organizações não governamentais vem tentando realizar uma colaboração mutua para garantir a preservação do meio ambiente.

Entre esses grandes acordos de preservação ambiental, estão os encontros organizados pela ONU (organização das nações unidas, como a Conferencia das Nações Unidas.

A Conferência De Estocolmo – A Conferencia Mundial Sobre o Homem e o Meio Ambiente

Em 1972, aconteceu a Conferencia de Estocolmo (Suécia), que foi o primeiro encontro organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), sendo a primeira grande atitude de nível mundial com o objetivo de buscar a preservação do meio ambiente.

A Conferencia de Estocolmo foi realizada com o intuito de conscientizar o planeta para a importância de melhorar a relação dos homens com o meio ambiente, e desta maneira atender as necessidades de toda a população atual, sem comprometer o meio ambiente para as gerações futuras.

A Conferencia de Estocolmo tinha como principal objetivo a conscientização das pessoas com relação a natureza, pois antigamente, o homem tinha a crença que os recursos do meio ambiente eram fontes que nunca se esgotariam.

O ser humano com seu desejo e ganancia cada vez maiores, tentando conquistar lucros maiores e satisfazer as necessidades crescente de consumo, enquanto que a natureza disponibilizava os recursos necessários para a fabricação de produtos. O grande problema dessa relação, é que o homem não tinha limites para alcançar os seus objetivos, enquanto que isso ia causando enormes transtornos para o meio ambiente.

A Conferencia de Estocolmo trouxe uma grande reflexão para o mundo e vários problemas (efeitos de inversão térmica, ilhas de calor, rios e lagos ficando secos e etc.) chamaram a atenção de todo o planeta.

Na Conferencia de Estocolmo foi chamado a atenção para o fato da ação humana estar degradando violentamente o meio ambiente e criando riscos para a sobrevivência da humanidade em suas gerações futuras.

Uma das características da Conferencia de Estocolmo é que ela foi marcada por uma visão antropocêntrica do mundo, isto é, o homem era tido como o centro do planeta, sem levar em conta que o ser humano é parte de uma cadeia ecológica que ordena a vida no planeta.

Outro fato marcante na Conferencia de Estocolmo é que ela foi marcada pelo confronto das ideias e interesses dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento.

Os países desenvolvidos estavam imensamente preocupados com a degradação e devastação do meio ambiente, propondo um programa de conservação dos recursos ambientais do planeta para evitar uma situação de calamidade ou desastre em um futuro próximo. Um exemplo de país que adotou medidas com o objetivo de reduzir a poluição do meio ambiente foram os Estados Unidos, que tomaram a atitude de reduzir a atividade industrial. Essa medida foi tomada através de estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que realizou estudos variados sobre as condições do meio ambiente.

Enquanto que os países em desenvolvimento, que precisavam se desenvolver economicamente e por consequência industrialmente, questionavam as recomendações dos países desenvolvidos que já tinham atingido o desenvolvimento industrial e explorado de forma predatória os recursos naturais, pois as exigências de controle ambiental que estavam sendo colocadas iria retardar o desenvolvimento dessas nações atrasadas. Era o conceito de “desenvolvimento a qualquer custo” que era defendido pelas nações em desenvolvimento.

Como resultado da Conferencia de Estocolmo, foi produzida a Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, que é uma declaração de princípios comportamentais e de responsabilidade que deveriam reger as decisões relacionadas as questões ambientais.

Outro resultado da Conferencia de Estocolmo foi a criação de um Plano de Ação que convocada todos os membros e organismos das nações unidas a agirem de forma cooperada na busca de soluções dos problemas ambientais que estavam afligindo o planeta.

A Conferencia de Estocolmo foi importante para iniciar o processo de controle dos recursos naturais, e dar a consciência que muitos recursos ambientais não são renováveis de forma automática pela natureza, com consequências que serão sentidas pelas gerações futuras. Portanto, comece a colocar a Declaração das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em uso e leve isso para as outras gerações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *