Planejamento Ambiental é o processo de facilitar a tomada de decisão para realizar o desenvolvimento com a devida consideração aos fatores naturais, sociais, ambientais, políticos, econômicos e de governança. Proporciona um quadro de trabalho holístico para alcançar resultados sustentáveis.
.
Objetiva a tomada de decisão de pontos necessários para gerir as relações que existem dentro e entre os sistemas naturais dos sistemas humanos. Há esforços de planejamento ambiental para gerenciar esses processos de forma eficaz, ordenada, transparente e equitativa para o benefício de todos os componentes dentro de tais sistemas para o presente e para o futuro.
Práticas de planejamento ambiental nos dias atuais são resultados de contínuo aprimoramento e ampliação do escopo de processos de tomada de tal decisão. Alguns dos principais elementos do presente planejamento ambiental são:
.
Desenvolvimento Social e Econômico
- Desenvolvimento urbano
- Desenvolvimento regional
- Gestão dos recursos naturais e uso integrado da terra
- Sistemas de infraestrutura
Estruturas de Governança
As avaliações de planejamento ambiental abrangem áreas como uso do solo, pontos socioeconômicos, transporte, economia, características de habitação, a poluição do ar, poluição sonora, zonas úmidas, habitat das espécies ameaçadas de extinção, inundação, zonas costeira, estudos visuais, entre outros.
As estruturas objetivam avaliação integrada de planejamento ambiental. Representam a capacidade de analisar as questões ambientais que facilitem a tomada de decisões críticas.
Principais Objetivos
- Melhorar ou manter os ecossistemas aquáticos saudáveis;
- Melhorar ou manter ecossistemas saudáveis terrestres;
- Melhorar ou manter a qualidade da água (marinha, de água doce, água potável);
- Avaliar os efeitos da mudança climática;
- Garantir a participação de stakeholders;
- Promover o aumento da comunicação, educação e conscientização;
- Promover a integração de conhecimentos, perspectivas tradicional e ocidental;
- Apoiar um processo para desenvolver e implantar plano de gestão global;
- Capacitar UINR para facilitar a gestão;
- Fornecer apoios financeiros;
- Facilitar planejamento de gestão;
- Assegurar o uso sustentável dos recursos naturais;
- Reduzir as perdas econômicas de espécies invasoras, a destruição do habitat e poluição;
- Serviços de Planejamento e Gestão;
- Recuperação tratamento de águas subterrâneas contaminadas;
- Planejamento de construção, revisão e supervisão;
- Avaliação de abastecimento da água;
- Estudos de gestão de inundação;
- Recarga de aquíferos;
Gestão de Recursos Hídricos
Como as comunidades e os países se tornam mais preocupados com a distribuição de seus recursos, planejamento ambiental tornou-se cada vez mais crítico. O planejamento enfoca como as comunidades podem alcançar o desenvolvimento sustentável e utilizar os recursos de forma que seja bom para o ecossistema e a população em geral.
Em geral, os planejadores ambientais trabalham com agências governamentais e locais para determinar como os projetos de construção afetam o meio ambiente. Nos Estados Unidos, os planejadores ambientais trabalham de modo estreito com a Agência de Proteção Ambiental para examinar o impacto de planejamento e desenvolvimento urbano.
Em todo o mundo, organizações governamentais dependem de planejadores ambientais para implantar o projeto de cidades eco-conscientes. Eles trabalham em variedade de configurações, incluindo setores sem fins lucrativos, empresas privadas e instituições governamentais em todo o mundo.
Para se tornar um planejador ambiental o indivíduo deve buscar boa educação e qualificação. Há escolas disponíveis à especialização. Alguns dos graus avançados mais comuns incluem bacharel em planejamento ambiental, arquitetura da paisagem e design do meio ambiente.
Existem várias facetas ao planejador ambiental. Algumas dos mais proeminentes incluem cidades de reestruturação e avaliar como as políticas da cidade e do governo afetam o meio ambiente.
Planejadores ambientais estão preocupados com o futuro das cidades e regiões. Não apenas com danos ambientais, mas também sobre tensões no transporte, diminuição dos recursos naturais e outros problemas que afligem cidades ao redor do mundo.
Planejadores ambientais devem ter conhecimento em profundidade da economia, geografia, ciências de meio ambiente, ciência política, engenharia e demografia. As questões de sustentabilidade criam único problema para muitas cidades e regiões, mas os planejadores trabalham para criar soluções.
As alterações climáticas, a expansão urbana, desmatamento e a poluição do ar pode ter impacto negativo sobre o meio ambiente, mas o planejamento se concentra em como os problemas podem ser resolvidos.
Planejadores ambientais também exploram a relação entre as pessoas e o meio ambiente. Eles determinam como uma comunidade pode alterar os valores em relação ao meio ambiente, avaliando o uso da terra, infraestrutura e recursos naturais da comunidade. Planeamento ambiental está relacionado com o aumento da qualidade de vida.
Os profissionais possuem objetivo de proibir usos e ocupações irregulares, bem como desmatamento e degradação florestal. Busca soluções para ampliar as fontes de financiamento e assegurar mecanismos para a efetiva transferência de recursos financeiros (por exemplo, o Fundo Nacional de Compensação Ambiental).
Garante a proteção legal e ao mesmo tempo melhorar a gestão pública. Aloca pessoal qualificado para o campo elaborando instrumentos de gestão pertinentes com implantação de forma participativa. Ampliar e fortalece os conselhos de gestão, garante participação da população nas terras indígenas e assume o desafio de consolidar a gestão da terra e dos planos às áreas protegidas.
Com a autorização do poder público também podem acontecer atividade de desenvolvimento do ecoturismo com a participação da população ao redor nos processos produtivos. Visitantes devem passar por palestras e receber manuais no sentido de seguir padrões de comportamento socioambientais.
Os profissionais buscam métodos para preservar ecossistemas naturais que possuem relevância ecológica. Possibilita realizar pesquisa de cunho científico e desenvolver atividades que visam interpretar o mundo ambiental de modo educacional, recreativo e turístico.
Planejamento e Gestão Ambiental
Desenvolvimento de recursos de uma forma economicamente viável e sensível de modo ambiental é processo complexo que requer conhecimentos técnicos de base ampla. O planejamento e gestão do pessoal têm uma riqueza de conhecimento e experiência.
Eles são capazes de ver soluções inovadoras onde outras pessoas enxergam problemas. Especializados no desenvolvimento de conceitos criativos que lidam de modo efetivo com as restrições ambientais, bem como políticas e fiscais em um projeto. Os profissionais trabalham ao lado dos clientes, tornando possível fazer projetos complexos e às vezes polêmicos a se tornar realidade.
Planejamento ambiental, engenharia, design e gestão de construção de serviços para uma ampla variedade de projetos que vão desde o desenvolvimento do abastecimento de água para processamento de resíduos tóxicos até a supervisão ambiental de projetos de infraestrutura são objetivos do itinerário dos planejadores ambientais.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier