Abrange mecanismos e processos utilizados para tratar águas que foram contaminadas de alguma forma por atividades antropogênicas industriais ou comerciais antes da libertação no ambiente ou à reutilização.
A maioria das indústrias produz resíduos úmidos, embora as tendências recentes no mundo tenham minimizado o tipo de produção ou reciclado os resíduos dentro do processo produtivo.
Tratamento De Resíduos Siderúrgicos?
A produção de ferro a partir dos minérios envolve poderosas reduções de reações em fornos. Águas de arrefecimento estão contaminadas com produtos, em especial amônia e cianeto. A produção de coque de carvão em fornos também requer arrefecimento e uso de H2O para formar subprodutos.
Contaminação dos fluxos de resíduos inclui produtos de gaseificação como benzeno, naftaleno, antraceno, cianeto, amônia, fenóis e cresóis, junto com gama de compostos orgânicos complexos conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH, sigla em inglês).
A conversão de ferro ou de aço em folhas, fios ou hastes requer etapas quentes e frias de transformação mecânica que emprega a água como lubrificante. Os contaminantes incluem óleos hidráulicos, de sebo e sólidos em partículas.
Tratamento final dos produtos siderúrgicos antes da venda à frente na fabricação inclui decapagem em ácido mineral forte para remover a ferrugem e preparar a superfície de estanho ou cromo à outra superfície tratamentos como a galvanização ou pintura.
Efluentes ácidos incluem águas de lavagem em conjunto com os resíduos ácidos. Embora certas plantas operem em unidades de recuperação de ácido, (particularmente aquelas com ácido clorídrico), na qual o ácido mineral é fervido à distância a partir dos sais de ferro, grande volume de ácido, sulfato ferroso ou cloreto de ferro a ser eliminado. Águas residuais de siderúrgicas estão contaminadas por óleo hidráulico, também conhecido como solúvel.
Minas e Pedreiras
Os principais resíduos de águas associados com minas e pedreiras são suspensões de partículas de rocha em H2O. A chuva lava superfícies expostas. O volume da enxurrada pode ser alto, em especial nas zonas de precipitação de grandes áreas.
Algumas operações de separação especializadas (tais como carvão de lavagem) podem produzir efluentes contaminados por partículas finas. Óleos também são contaminantes comuns. Águas residuais provenientes de minas de metais e plantas de recuperação de minério estão contaminadas por minerais presentes nas formações rochosas de origem.
Após trituração e extração dos materiais desejáveis, os indesejáveis se tornar contaminados no efluente. Nas minas de metal pode incluir substâncias indesejáveis, tais como o zinco e outros materiais, como o arsênio, por exemplo. Extração de metais de alto valor (ouro e prata) gera lamas contendo partículas finas em que a remoção física de contaminantes se torna difícil em particular.
Indústria Alimentícia
Efluentes gerados a partir de operações agrícolas e de alimentos têm características distintas que diferenciam de águas residuais municipais comuns geridas nos setores públicos ou privados.
Os constituintes de alimentos e agricultura de águas residuais são por vezes complexos de prever por causa das diferenças de DBO e PH nos efluentes de vegetais, frutas e produtos de carne devido à natureza sazonal de processamento de alimentos, que a partir de matérias-primas exige grandes volumes de água. Lavagem vegetal gera H2O com altas cargas de partículas dissolvidas.
Abater o processamento animal produz resíduos orgânicos a partir de fluidos corporais, caso de sangue e intestino, por exemplo. O efluente é contaminado por níveis significativos de antibióticos e crescimento dos animais por variedade de pesticidas utilizadas para controlar parasitas externos. Resíduos de inseticidas em lã são problemas particulares no tratamento de águas geradas em lã de processamento.
Processamentos de alimentos para venda e resíduos gerados a partir de cozimento são ricos em material orgânico e também podem conter sal, aromas, corantes e materiais ácidos ou alcalinos. Quantidades significativas de óleo ou gorduras podem também estar presentes.
Complexo Orgânico: Indústria Química
Indústrias fabricam ou utilizam produtos químicos orgânicos complexos. Estes incluem pesticidas, produtos farmacêuticos, tintas, corantes, petroquímicos, detergentes, plásticos, poluição, entre outros.
As águas residuais são contaminadas por matérias-primas do estoque, subprodutos, material de produto na forma solúvel ou particulada, lavagem e agentes de limpeza, solventes e produtos de valor agregado, tais como plastificantes, por exemplo. As instalações de tratamento que não precisam de controle de seus efluentes optam por tipo de tratamento aeróbio, ou seja, lagoas aeradas.
Tratamento De Água
Indústrias têm a necessidade de tratar a água para obter qualidade para fins de exigência. Tratamento produz minerais de filtração e sedimentação de troca de iões utilizando resinas naturais ou sintéticas, remove o cálcio, magnésio e carbonato de iões a partir de água, substituindo com hidrogênio e hidroxilo.
Regeneração das colunas de troca iônica com ácidos fortes produzem efluente rico em iões, que estão prontamente precipitados, em especial quando misturados com outras águas residuais.
Tratamento De Águas Residuais Industriais
Os vários tipos de contaminação das águas residuais requerem variedade de estratégias para eliminar a contaminação. Alguns englobam remoção de íons de sal dissolvidos do fluxo de resíduos.
Apesar de semelhanças com a água do mar, o tratamento salmoura industrial pode conter combinações únicas de íons dissolvidos, tais como de dureza ou outros metais, necessitando de processos e equipamentos específicos.
Sistemas de tratamento de água salgada possuem planos para reduzir o volume da descarga final à eliminação de modo econômico ou maximizar a recuperação de água doce e sais. Planos devem reduzir o consumo de energia elétrica, uso de produtos químicos ou espaço físico.
Tecnologias De Tratamento De Água Salgada Podem Incluir:
- Processos de filtração por membranas, como osmose reversa;
- Processos de troca iônica;
- Processos de evaporação.
A osmose inversa não pode ser viável para o tratamento de solução salina devido ao potencial para a incrustação causada por sais de dureza, de contaminantes orgânicos ou danificando as membranas de osmose reversa a partir de hidrocarbonetos.
Processos de evaporação são difundidos para o tratamento com salmoura. Permitem elevado grau de concentração de sal sólido. Produzem alta pureza de efluentes, mesmo em qualidade destilada.
Processos de evaporação também são mais tolerantes do que orgânicos, hidrocarbonetos ou sais de dureza. No entanto, o consumo é alto e a corrosão pode ser problema considerável. Como resultado, os sistemas de evaporação empregam materiais de titânio ou de aço inoxidável.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier