Agricultura do Arroz

O arroz é a semente da planta Oryza sativa, com inúmeras variedades de grãos, que constituem a dieta básica de grande parte da população mundial, principalmente na Ásia, Oriente Médio e América Latina. É o grão que está em segundo lugar no ranking de produção mundial, perdendo somente pelo milho.

Arroz

História:

O arroz era plantado tradicionalmente na África com fins alimentícios, mas esse cultivo sofreu um declínio na época dos tempos coloniais. Porém sua produção sobreviveu e foi justamente o que ajudou com que o país se recuperasse de uma crise de inanição no ano de 1203.
O arroz é uma planta que é colhida o ano todo; o crescimento de sua planta varia dependendo da fertilidade do solo.
O cultivo do arroz é bem sucedido em países e regiões com solos úmidos, pois para ser cultivado, precisa-se de grande quantidade de água.

Como é Feito o Cultivo do Arroz:

O método tradicional para o cultivo do arroz é plantando as pequenas mudas em campos inundados de água.
Todos os outros métodos de cultivo requerem um alto nível de esforço contra as ervas daninhas e o surgimento de pestes durante o período de crescimento além de uma diferente maneira de fertilizar o solo. Se a adubação do solo for feita incorretamente, poderá haver perda total da plantação.
As plantações são feitas geralmente entre os meses mais chuvosos para que o clima e a chuva ajudem com as irrigações, favorecendo o plantio.
O solo onde ocorrerá o plantio deve ser muito bem preparado. Ele deve estar bem limpo (inclusive livre dos restos do plantio anterior), para que haja uma melhor circulação da água e do ar.

Plantações

A Colheita:

Se todo o processo de plantação e cultivo der certo, a colheita renderá ótimos grãos. Mas até para uma colheita eficaz, há métodos adequados. O arroz deve ter sido suficientemente umedecido, ou haverá o risco de ser colhido antes de estar completamente formado e amadurecido. Se o agricultor deixar passar do tempo, boa parte de sua colheita será perdida no campo.
Basicamente, o arroz estará no ”ponto certo” se sua cor estiver característica de sua variedade (por exemplo, arroz de casca dourada).
Depois de colhido, o arroz é colocado para secar. Espalham-se os grãos em uma superfície em contato direto com o sol, e lá deve permanecer até estar completamente sem umidade. Para isso, usa-se uma espécie de rodo especial para mudar a posição dos grãos para que todos sequem uniformemente. Um sinal de que o arroz está pronto para ser recolhido desse processo de secagem é quando sua casca se solta com facilidade.
A partir daí, o arroz está pronto para ser armazenado ou comercializado. Para manter a qualidade do produto, é indispensável que ele seja guardado em local seco, ventilado e livre de umidade.

Aqui no Brasil, a produção do arroz é feita em sua maioria no sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul que além de um grande produtor, também exporta nossos grãos para vários outros países.

Semente

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • AAAAA FEIOZO

    DaviD 24 de outubro de 2011 10:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *