Lixo é todo o material ou conteúdo ”sem valor” que é retirado de algum lugar de onde não é mais necessário. São materiais que vem na maioria das vezes de ações humanas e também do curso natural da natureza.
O lixo proveniente de atividades humanas é o maior problema ambiental das cidades, principalmente das grandes cidades e centros comerciais.
Hoje em dia, o lixo vem de várias partes: lixo que vem de casa, lixo que vem de indústrias, do comércio, o lixo que vem de hospitais, o lixo público, etc.
As cidades estão lutando contra o problema das grandes quantidades de lixo que vem se amontoando por esses centros urbanos e o impacto que isso vem causando pouco a pouco.
Os Problemas dos Vários Tipos de Lixo:
Lixo domiciliar, comercial, industrial, hospitalar, lixo público. Mas, e independente da origem do lixo, para onde todos esses resíduos vão?
Esse é o verdadeiro problema que vem causando tanto transtorno na vida urbana. O lixo que não toma o destino correto se acumula nas ruas, causa mau cheiro, propicia o surgimento de animais que trazem consigo o risco de transmissão de doenças, e principalmente – polui.
O lixo geralmente é transportado por caminhões até os lixões, e ficam acumulados no solo a céu aberto causando danos à população e ao ambiente.
Soluções:
Aterro sanitário: são locais especialmente destinados ao deposito do lixo. São usadas técnicas para que o lixo cause menos danos. Ele é comprimido com máquinas para que haja diminuição no volume, e é coberto com algum material (geralmente areia), para que se reduza o mau cheiro e o risco do surgimento dos animais que provocam doenças.
Coleta seletiva: O lixo é separado de acordo com o material que é composto (papel, vidro, plástico ou metal), e esses materiais são destinados à reciclagem.
Os problemas vindos do volume do lixo urbano têm, por outro lado, aberto uma janela de oportunidades, e fazem com que as cidades encontrem soluções para esses problemas. São ações privadas ou comunitárias, envolvendo tecnologias inovadoras e mudanças comportamentais que conscientizem toda a população urbana.
Para essas pessoas, o primeiro passo está em deixar de achar que lixo é lixo; e que eles não tem mais utilidade. Uma das principais ações vem através do artesanato feito com materiais reciclados, que tem feito que várias pessoas ajudem no sustento de casa e ainda contribuem para a preservação ambiental.
Não importa se você escolher reciclar por diversão, por arte ou pela preservação do meio ambiente. Onde algumas pessoas vêem lixo, outras pessoas vêem arte. E, em algumas artes, algumas pessoas vêem apenas uma pilha de lixo. Então qual a diferença? Talvez ela esteja somente nos olhos dos observadores e dos artistas. Talvez seja uma maneira de abrir mentes para fazer pessoas verem um jeito novo e único de fazer as coisas do melhor jeito. De qualquer maneira, o meio ambiente agradece.
Por Carol C.