Planeta Saturno

O sistema solar é formado por nove planetas, além de luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional.

Segundo a ordem de proximidade do sol Saturno é o sexto planeta, precedido por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, e seguido por Urano, Netuno e Plutão. Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.

Histórico

Planeta Saturno

Saturno é o último dos planetas visíveis pelo homem a olho nu, que são os planetas que eram conhecidos desde a antiguidade, os quais foram considerados como divindades. Saturno na mitologia dos Romanos é o Deus da Agricultura. Na mitologia Grega Saturno era filho de Urano e pai de Júpiter por quem foi derrotado.

Galileu foi o primeiro a observar Saturno em 1610, com a ajuda de um telescópio, no entanto ficou confuso pois a terra passa pelos anéis de saturno conforme os planetas vão fazendo sua órbita.os anéis de saturno foram os primeiros a serem descobertos no sistema solar.

Características gerais do planeta

Fotos

Saturno é o segundo planeta em dimensão no sistema solar, classificado como um dos 5 planetas externos ou jovianos. Porém, mesmo sendo conhecido desde a antiguidade, somente na década de 70 os pesquisadores obtiveram mais informações acerca do planeta através das sondas Voyager 1 e 2 e Pioneer 11.

Saturno movimenta-se rapidamente, leva 10 horas e 39 minutos para fazer a volta em torno de si mesmo e 29,5 dias terrestres para orbitar o sol, ou seja, o ano de saturno duram menos de um mês terrestre. Essa velocidade faz com que sua formação seja achatada.

Os ventos em Saturno chegam a uma velocidade de 1.800 Km/h, e sua atmosfera tem uma aparência esbranquiçada devido a amônia congelada. Devido aos seus inúmeros anéis e satélites que execrem influencia no seu campo magnético, este é muito complexo.

Composição e formação

Saturno é um planeta considerado gasoso, e sua atmosfera é composta principalmente por hidrogênio contendo quantidades pequenas hélio e resquícios de água, amônia, metano, e poeira de rochas. Saturno é cerca de 30% menos denso que a água, o que faria com que o planeta flutuasse num oceano.

Anéis e satélites de Saturno

Sistema

Os anéis do planeta são um dos mais belos espetáculos do sistema solar. Eles formam um sistema e são divididos em três partes, que são os anéis brilhantes A e B e um anel mais fraco C. Entre estas 3 partes existe um espaçamento, e atualmente sabe-se que os anéis mais brilhantes na verdade são compostos de uma série de outros anéis menores e mais estreitos.

Não se sabe muito sobre a origem e a composição dos anéis, somente que contém água e podem ser formados de grandes quantidades de gelo. Quanto aos satélites ou luas, saturno possui cerca de 30 conhecidas, no entanto existem outros corpos celestes já avistados que podem também ser satélites de saturno. Esta composição de anéis e satélites faz de saturno um mini-sistema solar.

Os satélites de Saturno são um campo de estudo e pesquisas a parte, pois alguns satélites como o Titã, tem em sua formação elementos muito importantes e interessantes como mares extensos de hidrocarbonetos, além de cianídrico, cianogênio e cianoacetileno, elementos que são objeto de pesquisas e de estudos mais profundos a cerca do satélite.