Tornado Alley: Características Gerais

Tornado Alley significa termo coloquial para a área dos Estados Unidos onde os furacões são mais frequentes. Apesar da posição oficial não estar definida de maneira oficial, as áreas entre a Montanhas Rochosas e Montes Apalaches estão geralmente associados ao evento meteorológico.

Texas: Região dos Tornados

Embora nenhuma parte do mundo esteja livre de furacões, eles ocorrem com maior frequência nas planícies entre e montanhas Apalaches. De acordo com o banco de dados de eventos de tempestade do Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos, Texas relata tornados mais do que qualquer outro estado norte-americano.

Kansas e Oklahoma estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, para números absolutos de tornados relatados. A densidade de ocorrências de tornados no norte do Texas é comparável àquelas em Kansas e Oklahoma. A Flórida também relata elevado número de densidade nas ocorrências de tornados, embora quase nunca tenha ventos com a força dos existentes na planícies do sul norte-americano.

Tornado

Tornado

Definição e Localização: Tornado Alley

Embora Tornado Alley seja considerado nas áreas da Central dos Estados Unidos, não há definição oficial do termo já designado pelo Serviço Nacional de Meteorologia. De acordo com o National Severe Storms Laboratory, “Tornado Alley” simboliza termo criado pela mídia como referência às áreas com maior número de tornados. Ao longo dos anos, as fronteiras do Tornado Alley não foram claramente definidas, resultando em diferentes critérios utilizados para definir a região. Interessante notar que noventa por cento dos tornados atingem a região de os EUA porque o ar frio e seco do Canadá e das montanhas rochosas se encontra com o ar quente e úmido do Golfo do México do deserto de Sonora, causando instabilidade atmosférica, precipitação intensa e tempestades intensas.

Em termos gerais, Tornado Alley também pode ser definido como área estendida da região central do Texas até as pradarias canadenses, do leste do Colorado para o oeste da Pensilvânia. Existem regiões adicionais fora do eixo que também entra na contabilização, caso do Vale do Ohio, o Vale do Tennessee e Vale Interior do Mississipi.

Tornado Alley

Tornado Alley

O termo “Tornado Alley” foi usado pela primeira vez em 1952 por meteorologistas americanos da Força Aérea: Ernest J. Fawbush (1915 – 1982) e Capitão Robert C. Miller (1920 – 1998), como título do projeto de pesquisa para estudar o tempo severo em partes do Texas e Oklahoma.

Dixie Alley: Vale Inferior dos Rios Mississipi e Tennessee

O apelido de “Dixie Alley” é por vezes utilizado às áreas do sudeste dos Estados Unidos, notadamente o Vale Inferior do rio Mississipi e parte superior do Vale do rio Tennessee. Esta região é vulnerável aos furacões violentos. Grande parte da habitação na região possui traços menos robustos do que em outras partes dos EUA. Muitas pessoas vivem em casas móveis. Como resultado, as baixas de tornado do sul norte-americano são elevadas. O termo foi cunhado em 1971, por Allen Pearson, ex-diretor das tempestades severas.

Impactos: Tornado Alley

No coração do Tornado Alley, códigos de construção são muitas vezes mais rigorosos do que aqueles de outras partes dos EUA, exigindo telhados reforçado e mais conexões seguras entre o edifício e a fundação. Outras medidas comuns de precaução incluem a construção de cavernas contra tempestades e instalação de sirenes de tornado

Alguns estudos sugerem que existem também pequenos becos tornados localizados em todo os Estados Unidos. Estes números, publicados pelo Centro Nacional de Dados Climáticos para o período entre 01 de janeiro de 1950 a 31 de julho de 2009, mostram os dez estados mais afetados:

  • 01: Texas: 8049
  • 02: Kansas: 3809
  • 03: Oklahoma: 3442
  • 04: Flórida: 3032
  • 05: Nebraska: 2595
  • 06: Iowa: 2368
  • 07: Illinois: 2207
  • 08: Missouri: 2119
  • 09: Mississippi: 1972
  • 10: Alabama: 1844

Furacão Alley

O furacão Alley é área de água quente no Oceano Atlântico que se estende desde a costa oeste da África ao norte para a costa leste da América Central, passando pelo Golfo do sul dos Estados Unidos. Muitos furacões se formam dentro da área. À temperatura do Atlântico, o furacão Alley cresce em temperatura quente e frequência nas últimas décadas.

Os furacões se formam sobre água tropicais em áreas de alta umidade, ventos fracos e temperaturas de superfície do mar quentes. Estas áreas foram descritas acima entre as latitudes de 8°C e 20°C ao norte.  A temperatura perfeita para o furacão é de aproximados 26°C, definida como padrão.

http://www.youtube.com/watch?v=26gFCgMFieM

A área entre 10°N e 20°N cria mais furacões em uma temporada por causa das temperaturas mais quentes. Os furacões não se formam fora do intervalo porque o Efeito Coriolis não é forte o suficiente para criar a circulação necessária acima da faixa das temperaturas.

As águas se formam apenas nas temperaturas necessárias de julho até meados de outubro. No Atlântico esta é a altura da estação. A água leva mais tempo ao calor do que a terra, por isso que demora tempo longo para o furacão atingir a temperatura certa para o desenvolvimento.

Desde que os furacões contam com o mar na temperatura da superfície, às vezes a temporada ativa no início fica quieta para depois explodir rapidamente. Isso ocorre porque os furacões são tão fortes que agitam a água e trazem águas frias das profundezas. Isto cria área dos mares no tamanho do furacão. Quando um furacão novo se move sobre as águas mais frias não existe combustível para continuar a prosperar, Eles enfraquecem até morrer.

A relação do furacão para a mudança climática simboliza tema difícil. Evidências científicas recentes sugerem que a intensidade de furacões pode aumentar devido à temperatura mais quente tropical da superfície do mar. Há debate sobre se a mudança climática está causando mais tempestades severas.

O filme Mágico de Oz filme, em 1939, ajudou a Kansas e as Grandes Planícies se tornarem conhecidas de maneira mundial por causa do “Tornado Alley” – a região dos Estados Unidos frequentemente visitado no final da primavera e início do verão por perigosas, por vezes violentos os tornados. Parte da razão consiste na frente úmida separando o ar do Golfo do México do ar seco do Sudoeste.

“Tornado Alley”: Termo usado com frequência pela mídia para designar zona na região das Grandes Planícies Centrais dos Estados Unidos. Região norte-sul centrada no norte do Texas, Oklahoma, Kansas e Nebraska, onde os tornados são mais frequentes.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *