Ciclo da Água: Características Gerais

Ciclo do H2O descreve o movimento contínuo da água acima e abaixo da superfície da Terra. O equilíbrio de água na Terra fica equilibrado de forma constante com moléculas de água individuais que podem ir e vir por dentro e fora da atmosfera. A água se move a partir de reservatórios, como a partir de rio para o mar ou do oceano à atmosfera, através dos processos físicos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e escoamento de fluxo e no subsolo.

Diferentes Estados no Ciclo da Água

Ao fazer isso, a água passa por fases diferentes: Líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor). O ciclo da água envolve a troca de calor, o que leva a modificação da temperatura. Por exemplo, quando a água evapora, leva a energia do seu entorno e resfria o ambiente. Quando se condensa, liberta energia e aquece o meio ambiente. Estas trocas de calor influenciam o clima de maneira direta.

Na transferência de água a partir do reservatório para outro, o ciclo de água purifica e reabastece o solo com H2O doce e transporta os minerais de diferentes partes do mundo, além de estar envolvida na reformulação das características geológicas da Terra, através de processos como erosão e sedimentação. Não se pode ignorar ainda o fato de que o ciclo da água figura na manutenção da vida e dos ecossistemas da Terra. Os ventos movem a água no ar do mar para a terra, aumentando a quantidade no globo terrestre. O vapor de água é convertido em nuvens que trazem água fresca para a terra em forma de chuva ou neve

Como Funciona o Ciclo da Água na Terra?

O Sol, que impulsiona o ciclo da água, aquece a água nos oceanos e mares. Gelo e neve são resultados do vapor de água. Evapotranspiração da água transpirada a partir de plantas evaporam a partir do solo. Correntes ascendentes de tomam o vapor para a atmosfera, onde as temperaturas mais frias se condensam em nuvens.

Ar em movimento fornece correntes de vapor de água em todo o mundo, as partículas colidem com nuvem, crescer e caem fora das camadas superiores da atmosfera como precipitação. Algumas precipitações caem em forma de neve ou granizo e podem acumular em calotas polares e geleiras, armazenando água congelada durante milhares de anos.

Mais água cai de volta nos oceanos ou na terra em forma de chuva, onde a água flui sobre o solo como escoamento superficial. Uma parte do escoamento entra em rios nos vales na paisagem, com vazões de água se movendo em direção aos oceanos. Enxurradas e águas subterrâneas são armazenadas como de água doce em lagos.

No escoamento tudo flui em rios, muito do que penetra no solo, como na infiltração, por exemplo. Algumas águas infiltram de maneira profunda no solo e reabastece aquíferos de água doce. Algumas infiltrações ficam perto da superfície da terra e podem infiltrar de volta para a superfície da água-corpos (e do oceano) como descarga de águas subterrâneas, que encontram aberturas na superfície da terra e saem como fontes de água doce. Com o tempo, a água retorna para o oceano, no mesmo local em que o ciclo foi iniciado. Diferentes processos conduzem a movimentos e mudanças de fase:

Precipitação

Vapor de água condensado que cai na superfície da Terra. Maior parte da precipitação ocorre como chuva, mas também inclui neve, granizo, nevoeiro, gotejamento e granizo. Aproximadas 505.000km3 de água cai como precipitação a cada ano, 398.000km3 sobre os oceanos. A água interceptada é interceptada por folhagem da planta e se evapora de maneira eventual para a atmosfera, em vez de cair para o chão.

Escoamento

Na variedade de maneiras pelas quais a água se move sobre a terra. Isso inclui tanto o escoamento superficial como escoamento do canal. À medida que flui, a água pode se infiltrar no solo, se evaporar no ar, tornando armazenada em lagos ou reservatórios, ou seja, extraídos durante processo agrícolas ou outras utilizações dos animais e vegetais.

Infiltração e Escoamento

O fluxo de água a partir da superfície do solo no solo. Uma vez infiltrado, a água torna-se a umidade do solo ou água subterrânea, presente nas zonas vadosas e aquíferos. Água subterrânea pode retornar à superfície ou, de maneira eventual, infiltra nos oceanos. H2O volta para a superfície da terra de elevação inferior, onde se infiltrou, sob a força da gravidade ou pressão induzida por gravidade. Águas subterrâneas tendem a se mover de forma lenta, para que possa permanecer em aquíferos por milhares de anos.

Evaporação: Ciclo de Água

A transformação da água em líquido se move a partir do solo ou de corpos de água para a atmosfera sobrejacente. A fonte de energia para a evaporação está na radiação solar. Evaporação inclui transpiração de plantas (evapotranspiração). Total de quantidades anuais de evapotranspiração está em cerca de 505.000km3 de água e 434.000km3 que evapora dos oceanos.

Demais processos do Ciclo da Água

01 – Sublimação: A mudança de estado de maneira direta da água sólida (neve ou gelo) ao vapor de água;

02 – Deposição: Se refere à alteração de vapor de água de forma direto ao gelo;

03 – Condensação: A transformação de vapor de água em gotículas de água líquida no ar, criando nuvens e nevoeiro;

04 – Transpiração: Liberação de vapor de água das plantas e do solo para a atmosfera. O vapor de água é um gás que não pode ser visto.

05 – Percolação: A água flui de maneira horizontal através do solo e rochas sob a influência da gravidade;

Tempo Médios de Residência nos Reservatórios

Antártica: 20 mil anos

Oceanos: 3.200 anos

Geleiras: 20 a 100 anos

Cobertura de Neve Sazonal: 2 a 6 meses

Umidade do Solo: 1 a 2 meses

Águas Subterrâneas: 100 a 200 anos

Águas Subterrâneas: 10 mil anos

Lagos: 50 a 100 anos

Rios: 2 a 6 meses

Atmosfera: 09 dias

O tempo de residência di reservatório dentro do ciclo hidrológico é o tempo médio que a molécula de água vai passar pelo reservatório. Águas subterrâneas, por exemplo, podem gastar mais de dez mil anos debaixo da superfície da Terra antes de sair.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *