Quais São os Tipos de Montanha?

As montanhas consistem em alguns tipos de relevo, capazes de gerar grande fascínio nas pessoas. Elas apresentam altitudes elevadas, se comprarmos com demais espécies de superfícies. Em virtude isso, considera-se que as montanhas são os pontos de maiores altitudes do mundo.

As montanhas apresentam uma paisagem bem acidentada, encostas com aspecto íngreme e, em geral, também possuem vales bem profundos, e que costumam se localizar nas áreas com atividade vulcânica e também tectônica bem intensa.

Segundo a Geologia, as montanhas consistem em formações de relevo recentes. Se forem altas, extensas e agrupadas, as montanhas recebem o nome de cadeia de montanhas ou de cordilheiras. Caso encontrem-se alinhadas, elas passam a ser chamadas de serras.

No post de hoje, iremos conhecer os principais tipos de montanha, e as características de cada um. Acompanhe com atenção!

Quais São os Tipos de Montanhas?

Ainda conforme a Geologia, formações recentes é que recebem o nome de montanhas. Afinal, elas não teriam passado por muito desgaste em decorrência da ação de agentes externos, que causam mudanças no relevo, como, por exemplo, das chuvas e dos ventos.

Eventualmente, a movimentação das placas tectônicas é o que leva as montanhas a se formarem depois de se chocarem, causando soerguimentos e dobras. Quanto à classificação, vários autores consideram diversos critérios para classificar as montanhas.

Enquanto que a mais comum estaria relacionada com a origem das mesmas. Dessa forma, levando esse critério em consideração, podemos classificar as montanhas em 4 tipos diferentes. São elas:

Existem, basicamente, 4 tipos diferentes de montanhas. Acompanhe abaixo cada um deles, bem como as suas características também.

1 – Montanha de Dobramento

Montanha de Dobramento

Montanha de Dobramento

A origem desse tipo se dá em virtude da ação dos agentes internos do relevo, em especial as movimentações ocorridas nas placas tectônicas. Afinal, quando acontece um atrito ou dois blocos se chocam, leva à formação de montanhas devido ao fato de as áreas se levantarem.

As montanhas de dobramentos correspondem a formações bem recentes, que datam da Era Cenozoica, e que possuem altitudes bem elevadas. Em geral, elas possuem desgaste erosivo em pouca quantidade.

2 – Montanha de Falha

Falhas

Falhas

Originam-se de uma falha na crosta da Terra. No momento de uma colisão entre 2 blocos, as rochas acabam de rompendo, dando origem a falhas. Com isso, um desses blocos que colidiram fica soerguido.

3 – Montanha de Erosão

É um tipo originário do desgaste de rochas. Eles originam o relevo dessa área. Consiste e um processo lento, que dura milhares de anos. São montanhas formadas, em geral, pelas rochas sedimentares. E também são mais baixas.

Montanha de Erosão

Montanha de Erosão

4 – Montanhas Vulcânicas

Essas montanhas originam-se de erupções vulcânicas, estando ou não em atividade. Devido a isso, elas possuem muitas rochas magmáticas extrusivas. A sua altitude é média.

No Brasil Existem ou Não Montanhas?

Conforme alguns estudiosos, não é certo dizer que há, de fato, montanhas no país. Afinal de contas, elas são uma espécie de relevo que se origina dos dobramentos modernos, os quais não são encontrados no país. Porém, levando em conta as considerações do Conselho Nacional do Meio Ambiente, segundo a legislação do país, existem montanhas sim aqui no país.

Para o geógrafo brasileiro Jurandyr Ross, as antigas cadeias de montanhas que existem no país apresentam muitos desgastes, em virtude dos processos erosivos. No entanto, mesmo assim elas continuam apresentando, ao longo da sua extensão, uma característica serrana.

Aqui no país, mais precisamente em Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia, encontra-se a Serra do Espinhaço. Para muitos estudiosos, ela seria uma das mais altas e maiores montanhas existentes no mundo.

As Montanhas Mais Lindas do Brasil

Considerando que no Brasil tenha, de fato, montanhas, nós iremos listar então, mais belas montanhas que existem em terras brasileiras. Confira!

1 – Monte Roraima

Monte Roraima

Monte Roraima

Ela tem o formato quadrado e consiste em uma pedra imensa, que contém inúmeras quedas d’água. Situado na Serra de Pacaraíma, o local é tão lindo, que mais se parece um paraíso perdido.

No interior desta existem várias cavernas, as quais se ligam entre si, dando origem aquela que é, simplesmente, a maior caverna de quartzo existente no mundo.  Ela tem 2.810 metros de altitude.

2 – Pedra Riscada

Pedra Riscada

Pedra Riscada

Ela é realmente uma pedra toda riscada, é repleta de ranhuras que se parecem bastante com riscos, quando olhamos de longe. Situa-se em São José do Divino. Essas ranhuras deixam a montanha mais fascinante ainda, além de fazerem a alegria dos escaladores. Ela tem 1425 metros de altitude.

3 – Dedo de Deus

Dedo de Deus

Dedo de Deus

Essa montanha tem o formato de uma mão, apontando o dedo indicador em direção ao céu. Localiza-se no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A montanha tem 1.692 metros de altitude. Situa-se na Serra dos Órgãos.

4 – Pico Paraná

Pico Paraná

Pico Paraná

Formada por 3 cumes no tom verde, ela é a mais alta de toda a Região Sul do Brasil. O nome de cada um dos picos é Pico Paraná, Pico União e Pico Ibitirabi. Tem 1.877 metros de altitude. Localizada na Serra do Mar.

5 – Pedra do Céu

Pedra do Céu

Pedra do Céu

Consiste em uma das pedras menos famosas do país, pois ainda é pouco conhecida. Ela apresenta 2 cumes na vegetação. Como apresenta diversas formações rochosas, como a Pedra do Oratório e a Pedra do Tapete, o cenário dessa montanha é bem diferente. A altitude dessa montanha ainda é desconhecida.

6 – Pedra Azul

Pedra Azul

Pedra Azul

O tom azulado dessa pedra se dá devido à luz que incide sobre os muitos líquens encontrados na superfície da rocha inteira, encobrindo-a. Localiza-se em Domingos Martins. Ela tem 1.882 metros de altitude.

7 – Pico Desejado

Pico Desejado

Pico Desejado

Talvez, esse pico seja o mais distante (de difícil acesso) que há no país. Ele se encontra na Ilha da Trindade, localizada a uma distância de 1167 km da costa brasileira, no Espírito Santo. Esse Pico possui 620 metros de altitude. Encontra-se na Ilha da Trindade.

8 – Três Picos

Três Picos

Três Picos

Consiste em 3 picos unidos uns nos outros, que se encontram entrelaçados. Tanto é, que é bem difícil saber onde cada um começa e termina. Esse bloco gigante de pedra é muito visitado por escaladores de diversas regiões. O local tem 2.316 metros de altitude. Situa-se em Nova Friburgo.

Esses são apenas alguns exemplos das montanhas mais exuberantes que existem no Brasil. A paisagem, por si só, já encanta a todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *