O Que É Um Vulcão Em Atividade?

Os vulcões existem sobre a superfície da terra por milhões de anos, eles são uma parte significativa em relação da formação das paisagens terrestres, isso porque teve um período da história do mundo, antes de sequer existir a presença humana no nosso planeta, os vulcões estavam em constante atividade, em constante erupção e expelindo lava como nunca. Essa situação durante esse período foi essencial para a formação da atmosfera terrestres como a conhecemos nos dias de hoje, por causa dos muitos gases que eram expelidos do interior do planeta para a superfície, gases esses que hoje são o princípio da formação da vida em nosso planeta, tal como o carbono, o hidrogênio e o oxigênio.

Esse período de constantes e ininterruptas erupções vulcânicas formaram muitas paisagens, muitas ilhas e muitos territórios a partir do acumulo de lava, que com o tempo ia se esfriando e formando rochas e novos solos, inclusive hoje grande parte dos solos que estão na superfície da Terra são derivados de materiais vulcânicos e um dia também foram expelidos por vulcões. Por todos esses motivos, apesar de que em alguns momentos os vulcões são extremamente perigosos quando entram em atividade, eles também são essenciais para que hoje exista o que chamamos de vida, eles foram essenciais para surgirem as características no planeta que permitiram a vida.

Mas enfim o que é um vulcão em atividade, pois essa resposta é simples, um vulcão em ainda em período de atividade é um vulcão ativo, ou seja, que ainda não encerrou o seu funcionamento e que pode entrar em erupção a qualquer momento, é um vulcão que ainda funciona.

Vulcão em Atividade

Vulcão em Atividade

Agora vocês podem se perguntar o porquê desses vulcões serem definidos dessa maneira, acontece que nem todos os vulcões existentes hoje são ativos, alguns vulcões são chamados de extintos, porque apesar de que um dia eles já tiveram atividades vulcânicas, hoje eles não tem nenhuma movimentação mais, sabe-se com certeza que eles não mais entrarão em atividade de erupção, essa conclusão é possível por causa de análises geográficas, químicas, físicas e pelo auxílio das tecnologias hoje existentes.

Há Vulcões No Brasil?

No território brasileiro atualmente não há nenhum vulcão ativo, mas no passado já houve atividade vulcânica por aqui sim, principalmente em regiões costeiras e marítimas, o Brasil teve as suas principais atividades vulcânicas em sua porção oceânica no Leste do país, são os vulcões submersos marítimos, que foram os responsáveis por dar origens há algumas ilhas de nosso território, é claro que tudo isso aconteceu há muito tempo atrás, antes da existência dos seres humanos, no período de erupções constantes, um exemplo de ilhas formadas por vulcões aqui no Brasil, são a ilha de Fernando de Noronha e a ilha de Abrolhos, dois marcos da exuberância e beleza do Brasil, atualmente esses vulcões estão extintos e sem atividade.

Vulcões No Brasil

Vulcões No Brasil

Principais Vulcões Ainda Em Atividade Ao Redor Do Mundo

Há muitos vulcões que ainda estão ativos no mundo, apesar de que a grande maioria dos vulcões antigos não mais funcionam e já são considerados extintos, mas os que ainda existem, hoje tem que viver lado a lado com comunidades humanas e a sua erupção pode ser um perigo a elas. A seguir vamos trazer alguns exemplos de vulcões ativos e que ainda podem causar estragos no planeta Terra, lembrando que dependendo da magnitude da erupção os estragos e consequências não atingem apenas a área onde estão localizadas, mas podem espalhar fumaça, gases e materiais tóxicos por centenas de quilômetros e atingir continentes inteiros.

O vulcão Piton de la Fournaise que em português é chamado de Pico da Fornalha é um dos vulcões ainda em atividade no mundo, ele está localizado em uma ilha do território Francês, não em seu país original, mas em uma região conhecida como território ultramarino da França, na chamada Ilha da Reunião. A última vez em que entrou em erupção foi no ano de 2010, em 9 de dezembro, a duração dos eventos foi no total de 2 dias.

Vulcão Piton

Vulcão Piton

O Monte Erebus, também conhecido como Érebo está localizado na região da Antártida, mais especificamente na Ilha de Ross. O seu nome foi dado em homenagem ao pesquisador e cientista que o descobriu, seu nome era James Clark Ross. Se tem conhecimento que esse vulcão tem permanecido ativo desde o ano de 1972 e que por mais que ele esteja em uma região dominada pelo gelo, no extremo Sul do mundo, algumas vezes o acumulo de lava quente é visível apesar das baixas temperaturas.

O vulcão Stromboli, também conhecido por Estrômboli, está localizado na ilha da Sicília, no Sul da Itália e ele é um exemplo de vulcão ativo, inclusive quando está em erupção, ele afeta as atividades marítimas no local, pois altera o padrão de ondas, ocasionando fortes atividades e grandes ondas, atualmente ele é considerado o vulcão em território europeu com mais atividades registradas nos últimos anos.

O vulcão Etna, é um dos vulcões mais famosos do mundo, inclusive hoje ele é também um importante ponto turístico italiano apesar de ainda ser considerado um vulcão ativo. O Etna também está localizado na ilha da Sicília, no Sul da Itália, entre as regiões de Messina e Catânia, ele detém o título de vulcão com maior altitude da Europa atingindo os seus 3350 metros. No passado o Etna já foi altamente destrutivo, em tempos mais recentes ele apresenta erupções mais brandas e sem muito impacto negativo ao redor. A última ocorrência por lá foi no ano de 2017, inclusive em regiões ao seu redor, a população tem praticado a agricultura, já que os solos são extremamente férteis por causa dos materiais e minerais expelidos em erupções anteriores.

Vulcão Etna

Vulcão Etna

O vulcão Kilauea, está localizado no Havaí, mais especificamente dentro do território do Parque Nacional dos vulcões. Ele é considerado por grande parte dos cientistas da área, o vulcão mais ativo em todo o mundo nos dias de hoje, apesar disso, ele atrai muitos turistas e visitantes, inclusive uma estrutura para receber essas pessoas foi criada em áreas no seu entorno. A última erupção que foi registrada no vulcão Kilauea aconteceu no ano de 2011, no dia 5 de agosto. Acredita-se que grande parte da ilha, mais de 1 milhão de metros tenha sido criado em decorrência das suas erupções e do acumulo de lava no local, que se transformou em rocha e solo fértil.

Os vulcões são definitivamente estruturas impressionantes, que já trouxeram muitas coisas boas e essenciais para a nossa vida, mas que por outro lado são capazes de uma extrema destruição, o ponto é que hoje há muitas comunidades que vivem no limiar entre a segurança e a convivência com os vulcões, isso porque os vulcões após o esfriamento de sua lava, cria regiões de solos muito férteis e com enorme potencial para a atividade de agricultura, alguns exemplos disso, são a região italiana do vulcão Etna e a região argentina de produção de uvas, principalmente nos arredores de Mendoza, onde as erupções no passado de vulcões da Cordilheira dos Andes criando um ambiente de terra extremamente produtiva e fértil, que hoje são utilizadas para produzir alguns dos melhores vinhos de todo o mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *