Onde Fica Oiapoque e Chuí?

Existem diversos poemas e pensamentos que apontam a frase “do Oiapoque ao Chuí” no sentido classificar a presença do extremo norte e sul do Brasil. A distância entre os dois pontos ultrapassa a cada dos 8.300 km.

No ano de 1930, Marechal Cândido Rondou foi responsável por organizar expedição no Monte Caburaí. As regiões estavam esquecidas a longo tempo em terras nacionais. De acordo com o plano do grupo o trajeto começou na no Oiapoque, Estado do Amapá.

Por volta de 1931 o Capitão-de-Mar-e-Guerra Braz Dias de Aguiar anotou que a Serra do Caburaí surge como o ponto extremo do norte do Brasil. Antes se pensava que a extremidade estava no Monte Roraima. Interessante que o Estado ganhou o nome para homenagear o místico monte homônimo.

.

Interpretação Errada

Basta visualizar o mapa para perceve que as extensões brasileiras estão além dos limites do Caburaí ao Chuí. Porém, para a poesia fica mais bonito por causa da força de rima e fica agradável de expressar.

A expressão sem foi utilizada de modo errado para definir os pontos extremos brasileiros. Na prática surgiu para expressão o tamanho do litoral brasileiro. Depois da Inspeção conjunta de grandes instituições públicas (Forças Armadas, IBAMA, FUNAI, Embrapa e UFRR) o Ministério da Educação reconhece o fato: Caburaí se localiza em 84 km de Oiapoque.

Oiapoque e Chuí

Oiapoque e Chuí

Desde o ano de 1998 as editoras são obrigadas a colocar a informação correta nos livros didáticos. Porém a ação parece não funcionar com objetivo porque a frase “do Oiapoque ao Chuí” ainda persiste no âmbito popular, nas músicas e poemas. A mídia ajuda em colaborar com a expressão empregada de maneira errada, embora haja exceções.

O Monte Caburaí consiste no local em que nasce o rio Ailã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. A altitude tem 1.465 metros. Faz fronteira com a Guiana. Nesse sentido, caso a pergunta caia em alguma prova ou mesmo nas rodas de papo de boteco pode aposta que o Brasil vai mesmo do Caburaí ao Chuí.

Chuí está em cinto quilômetros de Santa Vitória do Palmar. Está em vinte quilômetros de Santa Vitória do Palmar. Composta por praias destaques, como Hermenegildo e Barra do Chuí. Basta atravessar a avenida para estar no Uruguai.

Onde Fica Oiapoque?

Onde Fica

Onde Fica

O município do Brasil está na parte do extremo norte do Amapá. Conta com área de 22.625 km². Teve importância no período colonial por ser parte da Capitania do Cabo do Norte. No começo do século XVI os portugueses travaram batalhas contra europeus no sentido de estabelecer o poder no rio Oiapoque.

A história aponta que os habitantes pré-colonização do local eram os povos Waiãpi, cuja parte territorial do rio Oiapoque. O município se originou da morada de mestiço popular chamado Emile Martinic, primeiro habitante que não indígena da cidade.

Historiadores apontam que a região era denominada “Martinica”. Mesmo nos dias de hoje não representa novidade ouvir o termo da boca de habitantes antigos. No ano de 1907 o poder publicou criou o Primeiro Destacamento Militar para servir de abrigo aos presos políticos.

Imagem de Amostra do You Tube

Depois de alguns anos a Colônia Militar foi transferida para Santo Antônio, atual Clevelândia do Norte. No sentido de consolidar o poder da soberania nacional e com base no franco-brasileiro foi erguido monumento em homenagem à pátria. Consiste em símbolo marco inicial do território do Brasil.

Oiapoque pode ser encontrada no local mais setentrional do Amapá. Tem limite direto com a Guiana Frances, parte sul das cidades de Calçoene, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Na parte leste tem o privilégio de senha banhada pelo Oceano Atlântico. No oeste e região fronteiriça do município de Laranjal do Jari.

A cidade tem quatro distritos e uma sede municipal: Vila Velha, Vila Brasil, Clevelândia do Norte e Taperebá. Dentro da área geográfica municipal existem outras localidades de destaque, como a Ponte do CASSIPORÉ, na intercessão da BR-16.

O rio CASSIPORÉ representa importante ponto para o tráfego e veículos fluviais, em principal entre os agricultores e pecuaristas do local. Na região são encontrados povos indígenas, tais como: Santa Isabel, Manga, Espírito Santo, Açaizal, Urucaura e Kumarumã.

Imagem de Amostra do You Tube

BR-156: Existe apenas essa via que se liga ao Macapá, distância de 600 km, aproximados. De modo folclórico é conhecida por ser a saída e entrada para Europa por causa da Guiana Francesa. A lei 7578 criou o município de maneira oficial no dia 23 de maio de 1945.

Onde Fica Chuí?

Município brasileiro localizado na parte extrema do Rio Grande do Sul. Considerada cidade meridional do país, com fronteira direta com o Uruguai. A população é constituída pode árabes palestinos, uruguaios e brasileiros. Há 347 km de Montevidéu, 2552 km de Brasília e 525 km de Porto Alegre.

O Chuy (Uruguai) e Chuí são zonas separadas por longa avenida no canteiro central.  Do lado uruguaio os turistas brasileiros pode conferir free shops com produtos livres de impostos.

Vale ressaltar que o balneário próximo está na Praia da Barra do Chuí, que pertence ao município de Santa Vitória do Palmar. Tem esse nome por causa do arroio que corta a parte interior do município. A região fica limitada na parte sul via foz do Arroio Chuí, ponto que separa a Barra Del Chuy, no Uruguai.

Em termos geográficos consiste no município brasileiro com maior proximidade da linha do equador. Situado ao nível do mar, com solo do tipo arenoso e chuvas distribuídas de modo anual. As nuvens são frequentes durante o ano. Conta com um dos menores Índices Ultravioletas do Brasil, seja no verão ou inverno, apenas de a maior parte da latitude se estender das 7h às 20h.

Nos termos econômicos se pode dizer que a principal renda do local acontece por conta o comércio ativo que acontece nos limites da fronteira. Lojas para turistas, vestuários e produtos alimentícios fazem sucesso entre os brasileiros por conta do poder de câmbio favorável.

Por fim vale destacar que a Barra do Chuí representa praia mais fria do Brasil, que consiste em parte da Praia do Cassino, maior dentro dos limites nacionais. Por ano a média do clima está entre 17°C. Fevereiro representa o mês mais quente do ano, com 23°C.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

.

Um comentário

  1. Olá!

    O texto está necessitando de uma revisão. Ora se comenta de um local com dados de outro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>