O Que é um Ecossistema?

O ecossistema  é a mais importante unidade de analises da ecologia e é descrito como sendo um sistema formado por todos os seres vivos, esse é chamado meio biótico. O meio abiótico, local aonde sobrevivem os seres vivos e que contém todos os seres não vivos do ecossistema, como por exemplo as pedras, a água, os minerais. As relações dos meios biótico e abiótico também fazem parte da descrição de ecossistema.

.

Um ecossistema básico é definido por quatro fatores. Esse fatores básicos são os seres abióticos, os seres autótrofos – mais conhecidos como as plantas verdes, que têm a capacidade de produzir o próprio alimento –,  os consumidores, que são aqueles que não têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento, em outras palavras, são os animais os quais se alimentam de outros animais ou de plantas –, e, por fim, os decompositores, que são heterotróficos como os consumidores, mas entretanto sao seres que se alimentam de matéria sem vida.

O Que é um Ecossistema?

O Que é um Ecossistema?

Independentemente das proporções que um determinado ecossistema contenha, ele é gerido pela totalidade dos organismos descritos que interagem entre si formando um ciclo de energia. Esse ciclo de energia acontece da seguinte maneira: o meio abiótico serve energia para os seres autótrofos e esses fornecem energia para os seres heterótrofos, os quais devolvem energia para os seres abióticos de novo. Esses ciclos sao definidos como os níveis tróficos de energia. A ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas. Para se ter uma idéia da infinidade de tamanhos de um ecossistema, um vaso sanitário, devidamente ligado ao sistema hidráulico de uma residência, pode ser classificado como sendo um ecossistema.

Cuidado para não fazer confusão entre ecossistema e bioma. Pelo fato do ecossistema ser descrito normalmente em grande escala, os significados dos dois termos podem nos confundir. O bioma é descrito como sendo de proporções geográficas enormes e definido conforme uma série de características determinadas e semelhantes, como por exemplo a floresta amazônica, o cerrado ou a mata atlântica.

Ecossistema

Ecossistema

Há duas formas de classificação dos ecossistemas, existem os terrestres e os aquáticos. Os dois tipos se comportam de maneira parecida, mesmo com a diferença de ar e de água entre ambos. Regiões do planeta que misturam esses dois tipos de ecossistemas são as regiões de mangue, como exemplo as existentes no Pantanal.

O Equilíbrio do Ecossistema

O que garante o equilíbrio e a manutenção dos ecossistemas é a cadeia alimentar. Conforme já citado, a transferência de energia entre um tipo de ser para o outro é o que caracteriza a cadeia alimentar. Todos os seres vivos possuem um local bem definido na cadeia alimentar. A cadeia alimentar é definida por conter três níveis. Um nível é o produtor, o outro o consumidor e o último é o decompositor. O nível dos produtores é composto pelas plantas verdes, esses são os únicos seres vivos com a capacidade de produzirem o próprio alimento, o qual é feito pela fotossíntese. Já os consumidores são seres que não fabricam o próprio alimento, esses podem ser seres animais, carnívoros ou herbívoros. Por fim o nível dos decompositores têm a função de decompor a matéria orgânica dos herbívoros e de outros seres mortos, transformando a energia desses animais em componentes inorgânicos que servirão de para as plantas. O equilíbrio da cadeia alimentar depende da preservação de todos os seres.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que Prejudica a Harmonia dos Ecossistemas?

Os seres humanos são os que mais prejudicam e denigrem os ecossistemas. Assim, como há muitas etnias que sabem conviver e preservar os ecossistemas. Os grupos que fazem menos uso de tecnologias eletrônicas são os que mais preservam a natureza, sem necessariamente serem os menos evoluídos. Pois essa questão da evolução da humanidade é um fator arbitrário e que possui uma ótica ocidental para avaliar o que é ou não desenvolvido. Pois bem, voltando ao que prejudica de fato a harmonia dos ecossistemas podemos citar a proliferação de algas causada pela poluição excessiva dos mares. Grandes tempestades naturais também podem desequilibrar os ecossistemas em diferentes graus. O cultivo de plantas que são naturais de um determinado local sendo cultivadas em outras regiões pode desequilibrar todo um ecossistema, o mesmo vale para a criação de animais exóticos. A matança de animais também desequilibra um ecossistema.

O que é a maré vermelha e como ela acontece? Tenha a resposta dessa dúvida no link abaixo:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-emarevermelha

Quer saber como é a maré vermelha? Acesse o link abaixo e veja um exemplo real ocorrido de maré vermelha na região da Austrália, que se passou durante o ano de 2012 e que prejudicou por muito tempo o equilíbrio ambiental da regiao:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/11/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml

As florestas européias já nem lembramos se existiram ou como foram. Porém a vegetação da região latino americana tem recebido o olhar atento de todo o mundo por ainda ter vegetação em abundância. Acesse o site da organização não governamental Greenpeace e conheça os danos que o homem vêm causando na Amazônia em números.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/

Em que ritmo as destruições da floresta amazônica vêm ocorrendo? Para ter essa informação e muitas outras, como de que modo a floresta amazônica vem sendo destruída vale acessar o link a seguir:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/em-que-ritmo-esta-a-destruicao-da-floresta-amazonica

Outra forma de desequilíbrio dos ecossistemas que presenciamos rotineiramente é a matança de animais como já dito. Talvez a mais divulgada matança de animais seja a das baleias. Os japoneses são os mais conhecidos por matarem essa espécie. Há ainda muitos outros países que matam esses animais sem controle algum da cadeia alimentar. Para saber mais valer ler as denuncias a seguir sobre a morte em larga escala de baleias na Islândia e na Dinamarca, respectivamente:

http://seashepherd.org.br/islandia-continua-a-matanca-de-baleias-fin-ameacadas/

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/massacre-de-baleias/

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>