Patrimônios Naturais Da Humanidade

Cada país tem seus patrimônios culturais. Mesmo os países mais pobres têm alguma coisa que é considerada cultura e tradição desse lugar, que pode vir a se tornar (se já não for) um patrimônio de tal localidade. Outros países já tem como patrimônio historia uma estátua, um prédio ou uma construção.

Mas o que vem ganhando destaque e respeito perante o ser humano são os patrimônios naturais. Cada vez mais os patrimônios naturais vem se tornando destino turístico e nós vamos descobrir agora quais são os patrimônios que você pode ir visitar nas próximas férias.

Patrimônios Naturais Da Humanidade

Patrimônios Naturais Da Humanidade

O Que é Um Patrimônio Natural?

Um patrimônio natural é aquela paisagem que o homem não interferiu ou não construiu nada. Montanhas, serras, cachoeiras, fozes e afins são todos patrimônios naturais.

Levam o nome de patrimônio por suas paisagens instigarem as pessoas a querer ir a suas pátrias. Naturais por serem de total responsabilidade (ou culpa) da natureza.

O Que é Um Patrimônio Natural?

O Que é Um Patrimônio Natural?

O Que é Um Patrimônio Natural Da Humanidade?

As pessoas entendem como um patrimônio natural da humanidade aquela paisagem que nos faz ir visitá-la. Além de ter essa qualidade e da beleza inquestionável, o patrimônio natural da humanidade tem outra diferença dos outros patrimônios.

Como o homem estava mexendo em muitas áreas verdes, as pessoas começaram a se preocupar se iria sobrar natureza para o mundo sobreviver. Pensando em cuidar de uma área para que o homem não mexesse, a UNESCO tem contribuído bastante ao aumentar a cada dia que passa o número de patrimônios naturais da humanidade.

Existem, atualmente, mais de 800 locais catalogados na lista de “patrimônios naturais da humanidade” e esse número não para de crescer. A cada novo encontro do comitê da UNESCO mais o número de patrimônios naturais aumentam. Dos últimos patrimônios “lançados” pela UNESCO, 6 eram naturais.

Patrimônios Naturais Pelo Mundo

E de tanto falar em patrimônios e que existem muitos e muitos espalhados pelo mundo e que esse número não para de crescer, a curiosidade fica instigada, não é mesmo? Por isso vamos listar alguns patrimônios tidos como naturais que estão localizados em diversos locais do mundo.

  • Ilhas reunião – localizadas no Oceano índico, próximo a Madagascar, as Ilhas Reunião pertecem, territorialmente falando, à França. Essas ilhas tem uma visão paradisíaca, o que vem chamando cada vez mais turistas para a região.
  • Planalto Putorana – Localizado na região da Sibéria, Rússia, um vasto campo verde chama a atenção da humanidade não só pela natureza ali presente mas também pelo que pode se tornar se o homem não parar o desmatamento.
  • Atóis Phoenix – com uma visão paradisíaca, ao Atóis Phoenix são encontrados nas Ilhas Kiribati, no Pacífico. As Ilhas de Kiribati são as primeiras (o primeiro país) a fazer a passagem de ano por ter o fuso horário mais adiantado.
  • Monte San Giorgio – O Monte San Giorgio, como o próprio nome já diz, é uma montanha que fica entre os países Itália e Suíça. O interessante desse patrimônio natural é que ele tem duas inscrições pela UNESCO, uma em 2003, sendo o “lado” da Suíça, e outra em 2010, pelo lado da Itália.
  • Parque Nacional de Pirin – o Parque Nacional de Pirin abrange a maioria das montanhas Pirin, localizadas na Bulgária. Foi reconhecido como patrimônio natural em 1983, 21 anos após de ser estabelecido como parque.

Patrimônios Em Perigo

Como já dissemos, a questão do patrimônio natural surgiu quando as entidades e organizações perceberam que o homem estava mexendo demais no meio ambiente e para evitar que esse meio se extinguisse foi tomado como medida de segurança a eleição dos patrimônios naturais. Com todo esse processo, mesmo com a intervenção da UNESCO, ainda há os patrimônios que estão na chamada área de risco. Esses patrimônios são, coincidentemente, aqueles que tomam a maior parte da atenção das autoridades.

Na, também citada, última reunião da UNESCO foram inclusos nessa lista de patrimônios que estão em perigo alguns patrimônios naturais. Um deles foi a floresta de Atsinanana, uma floresta tropical localizada em Madagascar. Outro patrimônio que está na área de risco é o Parque Nacional Everglades, localizado na Flórida, Estados Unidos da América.

Mesmo quando há um reflorestamento ou algum tratamento especial desses locais, há a transferência de um patrimônio “normal” para a lista dos patrimônios “em perigo”. Para as autoridades isso é considerado bom, pois atrai a atenção das pessoas e investimentos de voluntários para proteger esses locais.

O Caminho Inverso

Assim como os patrimônios podem ser postos na lista em perigo para serem cuidados, quando eles estão em seu estado normal ou quando eles apresentam uma boa melhora eles são postos para a lista normal. Um exemplo que temos dessa retirada da lista em perigo são as Ilhas Galápagos, que ficam perto da costa do Equador. Essas ilhas são conhecidas por terem sido o local onde o estudioso Charles Darwin deu início aos estudos que deram resultado a nossa tão conhecida Teoria da Evolução.

http://www.youtube.com/watch?v=PbX2ntOsKAI

Patrimônio Brasileiro

Nós, brasileiros, também temos um patrimônio natural da humanidade. Não é difícil de adivinhar qual é esse patrimônio. Nosso patrimônio natural da humanidade é o tão conhecido Parque Nacional do Iguaçu, localizado no sul do país. O parque é um exemplo perfeito da integração entre a sustentabilidade e a conservação de recursos naturais.

Criado em 1939, o parque tem esse nome em homenagem ao Rio Iguaçu. Com 185.262,5 mil hectares, o parque abriga a maior parte restante da floresta Atlântica da região sul. Como patrimônio da humanidade, o parque protege uma grande e rica biodiversidade que representam a vasta fauna e flora brasileira sendo que algumas dessas espécies protegidas pelo título de patrimônio da humanidade estão ameaçadas de extinção.

Antigos ou recentes, os patrimônios naturais da humanidade surgiram com o intuito de manter a natureza assim como ela foi criada, ou pelo menos o que ainda não foi alterado pelo homem. Como no meio ambiente há toda uma cadeia alimentar e cada elemento, mesmo que não tão nítido, tem sua função, é importante manter as coisas em seu meio natural. O homem já alterou muita coisa e, mesmo quando o patrimônio já está “protegido”, ele ainda pode correr riscos de estar em perigo.

Se cada um cuidar dos locais por onde passa, cada local será um patrimônio da humanidade. O natural é que não houvessem essas intervenções, mas aproveite para conhecer essas belezas que Deus nos deu.

http://www.youtube.com/watch?v=x5NzXXQFp8s
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei bom trabalho faca mais

    maria sousa 11 de abril de 2021 15:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *