Máquina Florestal

As máquinas florestais foram construídas para acelerar o processo de trabalho e ao mesmo tempo trazer maior segurança e precisão dentro do meio ambiente. As primeiras máquinas já seguiam o padrão de manter os trabalhadores no interior de uma cabine para realizar a condução do equipamento, proporcionando segurança e conforto. Essas máquinas surtiram um enorme efeito na escala de produção industrial madeireira.

Os tradicionais fabricantes dessas máquinas são Timberjack, Valmet e Ponsse. Entre os diversos equipamentos estão tratores, cortadeiras, descascadeiras e colheitadeiras. Um alto torque de giro e uma maior potência hidráulica favorecem o deslocamento da madeira, proporcionando estabilidade e velocidade ao mesmo tempo. A maioria das máquinas é construída através de um veículo robusto, podendo ser suspenso sob rodas ou esteiras. O veículo também pode ser articulado, oferecendo assim maior capacidade para realizar manobras no terreno e desviar de possíveis obstáculos.

Normalmente a alimentação do motor é feita com diesel, fornecendo energia para rotação e para o mecanismo principal de operação, o qual costuma ter acionamento hidráulico. É comum que as máquinas colheitadeiras possuam um cabeçote extensível articulado, semelhante ao de uma escavadeira. Algumas são construídas através de adaptações de escavadeiras, nas quais, dependendo do cabeçote original, não são realizadas mudanças significativas. Essas máquinas podem ser projetadas para operarem em qualquer tipo de engenharia florestal, mantendo sempre a segurança e a otimização do trabalho.

De acordo com a finalidade das máquinas, as cabines de trabalho podem ser mais espaçosas, permitindo maior visibilidade e conforto durante o manuseio dos controladores, etc. Esses e demais artifícios ajudam a melhorar a forma de trabalho, principalmente durante as operações de longa duração. Sem contar, que a facilidade para controlar o equipamento e um consumo mais eficiente, resultam em um custo menor no final das operações. Na parte da segurança, fora a cabine reforçada, existem alças de ajuste e diversos alarmes que contribuem na prevenção de acidentes. Todos os elementos mencionados garantem maior tranquilidade para o trabalho das pessoas envolvidas.

Máquina Florestal

Máquina Florestal

Manutenção

A manutenção dessas máquinas pode ser de variados tipos:

Corretiva

Essa manutenção é realizada após a ocorrência de falhas, sendo recomendada caso a análise econômica indique que a melhor opção é o consertar e não a prevenção dos possíveis problemas.

 

Preventiva Sistemática

É a operação realizada de acordo com uma programação anteriormente definida, resultado do tempo de uso do equipamento ou índices de funcionamento. O objetivo nesse ponto é reduzir a probabilidade de falhas.

 

Preventiva Preditiva

Esse tipo de manutenção é realizado a partir dos dados colhidos durante a monitoração dos indicativos de falha do equipamento que são relacionados aos limites antecipadamente estudados pela engenharia. Assim como a manutenção sistemática, o propósito é reduzir as chances de falhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *