Lojas Ecológicas

Uma grande tendência da atualidade está no pensamento de loja virtual. Hoje em dia o consumo mais do que qualquer coisa, deve estar atrelado ao desenvolvimento sustentável. Empresas que fogem desta regra estão fadadas ao fracasso, uma vez que felizmente as populações mundiais estão entendendo de forma mais clara, que faz parte indispensável no equilíbrio ecológico do mundo.

Alguns exemplos

A C&A representa um grande exemplo neste âmbito de discussão. Inaugurou na cidade de Porto Alegre uma loja completamente ecológica. Seu telhado foi construído com diversos tipos de sistemas que não prejudicam o meio ambiente. Interessante notar que logo no entorno da grande magazine, existe amplo espaço de área verde que proporciona um excelente sistema de drenagem para toda a água que cai da chuva.

A C&A foi a primeira empresa que implantou empreendimento do gênero em todo o território nacional. Interessante notar que muitos tipos de roupas são feitos com materiais orgânicos. Ótima notícia inclusive para quem quer utilizar somente vestuários sustentáveis que tenham sido feitos sem nenhum tipo de material extraído da natureza. Os clientes podem inclusive reunir coleções sustentáveis sobre a própria marca – ótima tática de marketing para vender parte da sua linha produtiva.

Lojas Ecológicas

Lojas Ecológicas

Outro bom exemplo está na Vila Madalena, bairro nobre da capital paulista, com a instalação da loja Farm. Ao redor da loja existem quinhentos metros com mais de cinco mil espécies diferentes de plantas. De acordo com representantes da loja, o sistema de drenagem absorve até seis mil litros de água captada pela chuva. Ao seu redor existe uma estrutura de madeira coletada em manejo aplicado em áreas reflorestadas.

Compre ao lado da natureza

Hoje em dia se pode dizer que é muito mais agradável realizar compras em plena área verde, ao lado da natureza. Melhor do que comprar produtos nas tradicionais lojas abarrotadas de prateleiras e pessoas por todos os lados, proporcionando pouca ventilação e grande chance de pegar doenças.

Reduzir o consumo de água e energia

Além disso, estas lojas possuem sistemas que reduzem a forma de consumo de água. Hoje em dia já se sabe que o consumo de água potável deve diminuir em 30% até o ano de 2030, caso o cenário do desperdício da água continue. Neste sentido, lojas que estimulam menos o uso de água saem na frente, no que tange ao pensamento sustentável.

Outro ponto marcante das lojas ecológicas está na distribuição de energia elétrica no local. Quando mais aberta a estrutura para a iluminação natural, mais conceitual é considerada a loja sustentável. Esta é uma ótima forma para economizar, inclusive com a conta de água. Sabe-se que oitenta por cento da energia no Brasil são provindos das usinas hidrelétricas. Economizar energia significa antes de tudo assegurar mais água doce para as gerações futuras.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *