O Que Estuda a Biologia Celular?

A Biologia Celular é uma modalidade do campo científico que tem como principal foco estudar as células. Esse campo de estudo pode ser chamado também de Citologia ou Histologia e tem como principal objetivo entender como funciona uma célula, as suas organelas e quais são as relações que existem entre os tecidos, órgãos e serem vivos que somente existem devido as células.

O começo da área de estudo da Biologia Celular pode ser marcado com a invenção do microscópio. A partir dessa invenção se tornou possível fazer o estudo das células e mais para a frente o estudo das organelas. Com o passar do tempo os microscópios foram sendo aperfeiçoados e então se transformaram nos microscópios eletrônicos.

Com a possibilidade de ampliar a imagem se tornou mais fácil e prático observar as estruturas celulares de vegetais, animais e dos vírus. Assim os estudos empreendidos pela Biologia Celular se tornaram mais completos e as suas descobertas mais relevantes para a biologia como um todo.

As Células

Basicamente existem células vegetais e animais, as duas apresentam inúmeras diferenças entre si, porém, também vários pontos em comum. Dentre as diferenças podemos citar a rígida parede celular das células vegetais em contraponto a membrana plasmática das células animais.

Mesmo com a diferença considerável de rigidez da parede celular das células vegetais em relação a membrana, que é bem menos rígida, é importante lembrar que as duas tem a mesma função. Basicamente a parede e a membrana existem para proteger a célula e fazer o controle do que entra e do que sai dela.

Além desse ponto em comum os dois tipos de células têm organelas cujas funções se parecem. Existem semelhanças e diferenças entre as organelas das duas células, o que só foi possível perceber depois que houve um estudo mais profundo da biologia celular.

Células

O interesse pelas células se justifica quando lembramos que elas são as menores partes vivas do corpo e que são as responsáveis por formar o corpo como um todo. O bom funcionamento do corpo está ligado ao funcionamento correto das células. No corpo humano é possível encontrar uma grande variedade de tipos de células.

Essa grande diversidade de células se deve a existência dos variados sistemas e as funções do nosso corpo. Por exemplo, existem células do sistema nervoso, do sistema digestivo entre outros. O mais interessante é que mesmo com grande diversidade existem semelhanças entre as células como, por exemplo, todas possuem núcleo.

Uma célula é bem pequena, mas a sua função não é proporcional ao seu tamanho uma vez que é essencial para qualquer ser vivo. No ser humano existem cerca de 10 trilhões de células. Cada uma dessas células tem uma função específica para o funcionamento correto do corpo humano.

As células do sistema nervoso, por exemplo, recebem o nome de neurônios e a sua função é transmitir impulsos elétricos do cérebro para o corpo. Se esse impulso não chega ao seu destino não é executado e uma importante função deixa de ser cumprida.

A Importância da Biologia Celular

Com tantas células e funções é importante que haja um campo de estudo como o da Biologia Celular para dar conta de conhecer todas as ações e potencialidades das células. Conhecendo mais sobre as células é possível chegar a novas formas de tratar os problemas degenerativos, pois em geral a raiz dos problemas está no funcionamento incorreto das células.

Nos chamados problemas degenerativos as células de algum tecido do corpo todo morre e não nasce em outro ponto com o mesmo ritmo. Esses problemas são bem graves e podem chegar a levar à morte.

As Temáticas Estudadas Pela Biologia Celular

O estudo da Biologia Celular (conhecida anteriormente como Citologia ou Histologia) é focado basicamente nas células, mas nós podemos ir mais além e listar os principais interesses dessa área de estudo da biologia.

  • A Biologia Celular estuda a organização e a evolução das células procariontes e eucariontes.
  • Também se ocupa de estudar o citossol e o citoesqueleto.
  • Inclusões e os vacúolos.

Flagelos e cílios

  • As membranas com as suas especializações.
  • A permeabilidade das células.
  • Compromete-se também com o estudo das organelas das células como o retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, ribossomos, lisossomos, complexo golgiense, mitocôndria, centríolos e cloroplastos (nas células vegetais).
  • Núcleo, nucléolo e ainda o envoltório nuclear.
  • Também estuda os ácidos nucleicos.
  • A diferenciação e a interação que é feita pelas células.
  • Moléculas de adesão.
  • Divisão que acontece entre a meiose e a mitose.
  • Engloba ainda a microscopia que conta com técnicas de preparação e estudo do material biológico além de usar equipamentos como microscópios eletrônicos e ópticos.

Através dessas áreas de estudo é possível a Biologia Celular compreender melhor como funcionam as estruturas das células que estão presentes em todas as formas de vida que existem tanto naquelas que são uni como naquelas que são pluricelulares.

As Áreas de Estudo da Biologia

Além da Biologia Celular existem outras ramificações da biologia que são bastante estudadas e que merecem destaque. Saiba mais a seguir sobre as diferentes áreas de interesse e estudo da biologia e qual é o enfoque de cada uma.

  • Biologia Celular (antiga citologia) – O principal interesse dessa párea são as células, conhecer mais sobre as suas estruturas e como se dá o seu funcionamento.
  • Histologia – Trata-se do estudo dos tecidos que constituem os seres vivos e que também são de grande importância para a compreensão de problemas de saúde.
  • Anatomia – Área de estudo que investiga os órgãos e os sistemas de seres vivos.
  • Botânica – Constitui-se no estudo profundo das plantas e as suas estruturas mais importantes.
  • Zoologia – Trata-se do estudo dos animais.
  • Micologia – Estudo enfocado nos fungos.
  • Microbiologia – Área da biologia que estuda os micro-organismos.
  • Ecologia – Estuda as relações que existem entre os seres vivos entre si e também em relação ao meio ambiente.
  • Evolução – Faz o estudo do aparecimento de novas espécies e como as que estão estabelecidas chegaram até esse ponto.
  • Genética – Tem foco em aspectos inerentes e hereditariedade.

A Biologia como um todo se constitui de um campo de estudo muito interessante e que merece toda a atenção de quem deseja saber mais sobre a vida e como ela acontece.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *