Geocentrismo e Heliocentrismo

A dinâmica do Sistema Solar durante longos anos foi tema de debates e controvérsias. Foram feitas pesquisas, surgiram várias teorias, algumas delas científicas e até mesmo religiosas, de como os corpos celestes se movimentavam no Universo.

Uma das primeiras teorias que surgiu sobre a dinâmica solar foi proposta por Aristóteles. O filósofo defendia que a Terra era o centro do Universo e ao seu redor giravam nove esferas. A teoria de Aristóteles é datada de 350 a.C. Passado um tempo, estamos falando do século II d.C. , Cláudio Ptolomeu reafirmou a teoria de Aristóteles e mais, criou a teoria chamada de Geocêntrica ou fazendo referência ao nome do astrônomo e matemático, Sistema Ptolomaico.

De acordo com a teoria Geocêntrica proposta por Ptolomeu o Sistema Solar seria colocado de forma que a Terra estaria no meio e todos os outros astros girando ao seu redor, acrescentando que esse giro seria feito ao longo de um círculo denominado epiciclo. Ainda de acordo com a teoria do matemático e astrônomo, a velocidade do movimento dos astros é bem diferente entre cada um deles. E ele ainda determinou a ordem em que eles se encontrariam no Universo: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

O Sistema Solar de Ptolomeu e sua teoria Geocêntrica foi aceita e defendida inclusive pela Igreja Católica durante muitos anos, cerca de 1400. Os católicos usavam a teoria do astrônomo e matemático para representar as passagens da bíblia.

A Chegada de uma Nova Teoria: Heliocêntrica

A teoria heliocêntrica não surgiu de repente, isto é, não era um resultado  do momento em que foi apresenta, ela estava sendo estudada durante todo o século II a.C. A proposta partiu das observações e pesquisas de Aristarco de Samos, um astrônomo grego. Mas, demorou muito que as suas ideias viessem à tona, e na verdade, quem as trouxe ao conhecimento da sociedade foi Nicolau Copérnico. O fato aconteceu no século XVI d.C., muito tempo depois que  Aristarco começou a observar  e a pensar em uma nova forma do Sistema Solar. Copérnico então, sistematizou a ideia do astrônomo e denominou a sua nova teoria sobre o Sistema Solar de Heliocentrismo. Uma novidade que era exatamente o oposto ao Geocentrismo, que até então, era considerado uma verdade absoluta.

Nicolau Copérnico era polonês e desenvolveu estudos nas áreas da geografia, matemática e astronomia. De acordo com a sua teoria heliocêntrica, todos os planetas e a Terra se movimentavam em torno de algo que ficava muito próximo ao sol. Bem diferente da teoria de que a Terra seria o centro do Universo.  O estudioso ainda ressaltou que por isso os dias eram alternados em dia e noite porque a Terra fazia um segundo movimento, este, em torno do seu próprio eixo. Esse segundo movimento da terra seria logo denominado de rotação.

Dá para imaginar que a teoria de Nicolau Copérnico não foi bem aceita pela Igreja Católica. Sendo assim, os estudos realizados pelo astrônomo só vieram à tona depois da sua morte. Ele não fez a revelação anteriormente por temer o castigo da Igreja, que seria a morte, considerando que ele havia cometido uma heresia.

Galileu Galilei Reforça a Teoria do Heliocentrismo

No século XVII foi a vez de Galileu Galilei reforçar a veracidade da teoria do Heliocentrismo. Ele fazia as suas observações usando lunetas holandesas. E a sua coragem de vir a público e desmontar uma teoria que existia há tantos anos e tinha o aval da Igreja Católica
acabou fazendo com que ele fosse jugado pela Inquisição. Porém, teve a opção de dizer que havia mentido ou iria para fogueira. Galileu, obviamente, preferiu negar.

Mas, o heliocentrismo não foi deixado de lado e outros cientistas e astrônomos foram aperfeiçoando a teoria, entre eles, Johannes Kepler, Michael Maestlin e Isaac Newton. E claro, se trata da teoria aceita atualmente pelos cientistas. A Igreja Católica, por sua vez, só aceitou o “novo” Sistema Solar, no ano de 1922.

Como foi Desenvolvido o Heliocentrismo ao Longo dos Anos

Deixamos de lado o Geocentrismo, a primeira teoria sobre como é o Sistema Solar e vamos falar da teoria que nos levou a verdade dos fatos, o Heliocentrismo.

Pode parecer bem óbvio que a Terra não muda de lugar se ficarmos de pé e admirarmos o céu. Porém, as primeiras vezes em que se fala de como era a disposição do Universo, os movimentos eram considerados mais complexos. Porém, com o passar do tempo, os movimentos dos corpos celestes foram ficados mais claros, graças aos estudos realizados durante anos e anos. Até mesmo, as primeira teoria, o Geocentrismo, que não era de fato a realidade, auxilou para começar a entender os movimentos dos planetas e se chegar a como realmente era o Sistema Solar.

Biografia Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico nasceu,  em 19 de fevereiro de 1453, na Polônia na cidade de Toru, uma região que fique bem próximo do Vístula e faz fronteira com a Alemanha. Aos 10 anos perdeu o pai, que era comerciante, ele já não tinha mãe e ficou órfão, sendo criado por um tio. O parente próximo era um bispo e Nicolau, por influência, por um longo tempo serviu a Igreja Católica. Tornou-se astrônomo e matemático e foi quem desenvolveu a Teoria Heliocêntrica.

Biografia Cláudio Ptolomeu

Cláudio Ptolomeu nasceu nos primeiros anos do século II, no Egito, em uma colônia que pertencia a Grécia. Se tornou um respeitado matemático, astrônomo e geógrafo. O que se sabe em relação a onde Ptolomeu passou boa parte da sua vida é estabelecido através das pesquisas que ele deixou. Ele teria vivido na Alexandria entre os anos de 127 a 145. Época em que realizou grandes pesquisas e descobertas.

Na época do imperador Marco Aurélio, Ptolomeu era considerado uma célebre personalidade. O astrônomo passou seus anos de vida tentando sintetizar o que outros estudiosos haviam começado.

Outra informação sobre o estudioso que não é 100% correta é que ele teria morrido aos 78 anos de idade, diz a tradição árabe. Porém, todos os seus estudos, pesquisas e descobertas ficaram registrados no livro (tratado) “Almagesto”, composto de 13 volumes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *