Dedetização e Desratização

Descobrir que a sua casa está sendo alvo de ratos, insetos, baratas e outros animais do hall dos seres nojentos é sempre complicado. Porém, muito mais do que nojo devemos ter preocupação, pois esses animais transmitem doenças bastante sérias como leptospirose, peste bubônica e uma série de outras. Para resolver essa questão é necessário contratar um bom serviço de dedetização e desratização.

O controle de pragas é uma questão de saúde pública e de tranquilidade também. É importante destacar que essas técnicas são empreendidas como forma de prevenção e de controle de pragas. São técnicas que podem ser usadas em áreas urbanas assim como em regiões industriais. Infelizmente essas pragas podem atingir o seu lar.

Mantendo o Controle da População de Pragas

O principal objetivo dos serviços de dedetização e desratização é manter a população de pragas sob controle. Isso significa que se mantenham numa quantidade que não sejam uma ameaça como vetores de doenças. Embora seja incômodo ter a sua casa invadida por essas pragas é muito mais importante encarar o problema pelo viés de saúde pública.

A Importância do Registro

Antes de fazer a contratação de um serviço de dedetização é importante verificar se o mesmo tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do seu estado ou então outro órgão que seja responsável pela fiscalização do controle de pragas. Cabe a esse órgão a fiscalização da qualidade dos serviços prestados por essas empresas. Com essa fiscalização é possível ter certeza de que o serviço é realmente eficaz.

Os serviços devem ser feitos por uma empresa devidamente habilitada e registrada nesse órgão. Esse é um trabalho que exige grande seriedade, pois se está fazendo uso de grande quantidade de agentes químicos bem como atuando no extermínio de pragas que podem transmitir doenças. É essencial ter a presença de um responsável técnico para que a aplicação seja feita assertivamente.

Orientação e Conhecimento

Muitas pessoas não sabem da importância da fiscalização realizada pelo CREA das atividades de dedetização e desratização. Isso acontece porque não existe uma divulgação eficiente de tais atividades por parte do órgão. Cabe as empresas que atuam no ramo informar isso para os responsáveis por condomínios, shoppings e outros estabelecimentos com grande circulação de pessoas.

Quem Pode Realizar esse Serviço?

Como esse serviço exige o manejo de substâncias químicas é importante que o profissional seja habilitado para tal tarefa. Dentre os profissionais que podem atuar nesse segmento estão engenheiros químicos, engenheiros da indústria química, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, engenheiros sanitaristas e técnicos agrícolas.

Atividade que Exige Conhecimento

Pode parecer extremamente simples acabar com pragas como baratas e ratos, no entanto, não é bem assim. Os profissionais que atuam nesse segmento precisam conhecer as diferenças substâncias químicas e como cada uma delas age para cada fim. Somente isso torna possível que o serviço seja mesmo eficaz e termine com o problema. Saiba que essas substâncias são bastante perigosas para a sua saúde.

Se observar que existe algo errado com o trabalho dos profissionais que se apresentaram para cumprir essa tarefa entre em contato com a equipe do CREA do seu estado. Você poderá fazer as denúncias através do site do órgão ou ligando para o número do mesmo. Lembre-se que você está arriscando a sua vida e a vida das pessoas que ama.

Controle de Pragas em Condomínios

Para quem é síndico num condomínio é importante ficar atento ao calendário de dedetização do local. Quando as temperaturas começam a aumentar é normal que as pragas se proliferem. Para evitar problemas é interessante manter uma data fixa para a contratação desse serviço. O mais indicado é uma vez a cada seis meses ou então através de um contrato prolongado. Na segunda opção é possível obter um bom desconto pelo fechamento de um pacote.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *