Butantã em 2011

Uma noticia que deixou cientistas e naturalistas do Brasil e também da comunidade cientifica internacional muito feliz é que deve começar no primeiro semestre deste ano as obras de restauração e reconstrução do Laboratório dos répteis do Instituto Butantã.

butanta em 2011-1

Butantã em 2011

Quem não está lembrado no dia 15 de maio do ano de 2010 um incêndio trágico destruiu totalmente um dos principais laboratórios do Instituto Butantã, consumindo totalmente os resultados de décadas de trabalho e dedicação de muitos cientistas que já passaram por ali.

O Instituto Butantã

O Instituto Butantã é um Órgão vinculado ao Governo Estadual de São Paulo, especialmente ligado a Secretaria de saúde do estado. O Instituto tem mais de um século de história, tendo sido fundado em 23 de janeiro do ano de 19010, contando com uma vasta e diversificada estrutura onde são realizadas pesquisas, estudos científicos, onde são produzidos também soros e vacinas para todo o Brasil.

butanta em 2011-2

O Instituto Butantã

O Instituto Butantã conta também com um museu e um parque abertos a visitação publica, além de serpentário e biblioteca.

O Incendio

O incendio que aconteceu no prédio do Instituto Butanta representou uma grande e irreparável perda para a comunidde cientifica, pois parte da coleção do acervo zooloógico, um dos maiories do país foi totalmente destruida. A estimativa é de que o fogo tenha queimado mais de 70 mil espécies de répteis que eram conservadas em formol naquele laboratório, eram cobras, escorpiões e aranhas de todas as espécies catalogadas e que serviam para estudos e pesquisas. Os animais vivos foram salvos do incendio e retirados do prédio.

Segundo os cientistas, esses animais conservados em formol após sofrerem qualquer tipo de dano ficam inutilizados para o fim que se destinam que é a pesquisa, desta forma o desfalque é irreparável, pois esses animais são fontes importantes de estudo e que auxiliam a compreensão da vida do planeta.

Alguns Números

O Instituto Butantan abrigava na época do incendio a maior coleção de serpentes no mundo e a maior coleção de aranhas na América latina, eram cerca de 150 mil lotes, contendo cada lote uma média de 10 aranhas. A coleção de serpentes contava com cerca de 80 mil exemplares, sendo que algumas dessas espécies podem estar extintas ou em extinção e muitos desses animais foram tombados ainda pelo Doutros Vital Brazil, o próprio fundador do Instituto.

A Reconstrução do Laboratório

A reconstrução do laboratório anunciada para iniciar em breve, deve repor todos os materiais para a pesuisa e certamente o laboratório vai ser equipado com equipamentos ainda mais modernos do que os anteriores, contudo o acervo que foi perdido não pode ser reposto. Podem sim, ser coletados outros animais na natureza e também colocados em formol, mas na coleção que foi destruida haviam animais capturados há quase um século, pelo próprio criador do Instituo Butantan.

butanta em 2011-3

A Reconstrução do Laboratório

O acervo não contava somente a história cientifica dos animais, mas também contava a própria história da Instituição, e desta forma, é realmente uma perda irreparável, que não pode ser mensurada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *