Fotos Da Amazônia

O Brasil é agraciado por tantas paisagens e com recursos naturais que alguns lugares do mundo sonham com isso. Infelizmente isso não é muito valorizado e principalmente cuidado. Muito raramente isso é usado à nosso favor. Nossa preservação não é adequada para quantidade de biodiversidade que possuímos. Os quatros cantos do Brasil possuem biomar totalmente diferente, enquanto o sul é cheio de gramíneas, o nordeste é grande parte seco e o Norte com enormes florestas.

Estudar sobre o meio ambiente brasileiro é fascinante e por isso traz dezenas de biólogos e cientistas do mundo inteiro. Como em quase todos os países, a sustentabilidade é interpretada como um regresso, não deixando o Brasil crescer economicamente e por isso retirar recursos não se torna ruim. Grandes empresas pensam do mesmo jeito, produzindo grandes quantidades de gases poluentes além de uma quantidade exagerada de lixo.

Biomas Brasileiros

O território brasileiro é muito vasto de biodiversidade, por isso podemos dividir o continente em seis biomas terrestres diferentes. Mas o que são biomas? É uma união de características tanto vegetais quanto animais que torna aquele espaço único. Há ainda o bioma marinho que está presente em toda costa. Falando um pouquinho mais sobre cada um dos biomas

Cerrado

É o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, e também o segundo em termos de diversidade. Abrange cerca de seis estados em sua totalidade e mais outros parcialmente. Os mais acentuados são Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O clima desse bioma é tropical caracterizando o verão com período de chuvas e o inverno um pouco mais seco. A vegetação é marcada por árvores de porte médio, com galhos retorcidos, alguns arbustos e gramíneas, mas nada que consiga formar uma floresta ou grande aglomerado.

Caatinga

É comum na região nordeste, abrangendo os estados de Sergipe, Pernambuco, Piauí, Bahia e outros. O bioma é marcado por secas e pouca vegetação. O maior exemplo da Caatinga é o Xique-xique, sendo um cacto. Ainda sim possui alguns arbustos de porte médio, com galhos retorcidos.

Mata Atlântica

É o bioma mais devastado do nosso país, localizado na costa brasileira, onde os portugueses chegaram e extraíram o famoso pau-brasil. É uma região muito rica, principalmente em recursos hídricos, com diversas nascentes e cachoeiras. Ocupa três estados por completo: Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro e outras onze porções menores.

É uma região que chove bastante com um clima tropical-úmido, sendo assim também é bastante quente. Suas árvores formam grandes florestas, por possuírem árvores de grande porte. 

Pantanal

Pantanal

Pantanal

É o menor em extensão de todos os biomas, presente somente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. é marcado por um inverno seco e um verão chuvoso, com clima tropical continental com altas temperaturas. A presença maior é de gramíneas e plantas rasteiras e arbustos. Possui esse nome devido a presença de pântanos (regiões alagadas) por toda a região.

Pampa

Pampa

Pampa

Bioma exclusivamente brasileiro, muito conhecido por ser o melhor lugar para pastagem de animais. Está presente  somente no Rio Grande do Sul e seu clima é bem definido e sua vegetação é voltada para arbustos e gramíneas, nada de porte muito grande. O que favorece muito a criação de animais como gados, cabras e outros rebanhos.

Bioma Aquático

Fazem parte desse bioma tanto água doce quanto salgada. Sendo rico em diversidade assim como o terrestre, já que a terra possui cerca de 70% da superfície coberta por água e a sua maioria sendo salgada. O bioma aquático é dividido de acordo com a profundidade, pois com ela o ambiente muda e os seres vivos também.

Bioma Amazônia

É sem dúvida o mais importante para o Brasil e outros países ao redor. É formado por muitos rios e florestas gigantes de árvores de grande porte. Além disso possui a maior diversidade biológica do mundo todo. Sua extensão é tão grande que chega a abranger quase metade do território.

Os estados que fazem parte desse bioma estão presente na região norte do país. Se destacando o próprio Amazonas. O clima é bem quente e chove bastante, ao contrário do que parece o seu solo não é muito fértil e por isso corre sérios riscos de desertificação. Por isso a preocupação tão grande com esse bioma que vem sendo desmatado cada vez mais.

Floresta Amazônica

Não há como falar sobre esse bioma sem falar de maneira mais específica sobre a maior floresta do mundo. A floresta amazônica possui árvores de grande porte e totalmente densa. Na região também existe o rio Amazonas que serve de fonte de vida para milhares de moradores ribeirinhos, que retiram o seu sustento de lá.

Ao vermos fotos não imaginamos o quão grande é a floresta, não sendo nem recomendada para aqueles que não conhecem, pois além de se perder, pode ser perigosa devido aos animais de todo tamanho, sendo uma fauna muito variada. Grande parte da floresta está perto da linha do Equador, influenciando no clima equatorial bem quente e chuvoso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *