Ansiolíticos Naturais

No dia a dia, uma alimentação regrada é muito importante para que mantenhamos a nossa saúde em dia, não é verdade? Pois bem. O problema é que a realidade em que vivemos atualmente, isto é quase que impossível: não temos tempo nem para podermos descansar um pouquinho, quem dirá poder comer uma refeição de maneira decente sem muitos aditivos ou outros ingredientes que não são nada saudáveis.

É fato: em nossa dieta, a presença do arroz, feijão, uma proteína e verdura é o suficiente para que a nossa saúde se fortaleça e se mantenha do jeito que está. Só que, como já dito acima, o tempo é o inimigo da perfeição: muitas vezes, cedemos à facilidade de comer em algum fast food ou em restaurantes que servem salgados e outros quitutes, ganhando tempo para poder fazer outras atividades (mas perdendo saúde que, ao nosso ver, é uma coisa mais complicada, que será sentida a longo prazo).

E, em se tratando dos novos tempos, um mal que está acompanhando a maioria das pessoas é, sem dúvida nenhuma, o stress. Diversos tipos de medicamentos já foram desenvolvidos para nos ajudar a lidar com essa doença que é considerada por muitos médicos e especialistas como o mal do século XXI. Mas, como bem sabemos, a dependência de medicamentos fabricados é um outro grande problema.

Então, que tal juntar o útil ao agradável ao conhecer ansiolíticos naturais que podem ajudar e muito as pessoas que não querem se drogar? Aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o estresse e algumas de suas causas e consequências, além de saber, também, um pouco mais sobre alguns ansiolíticos naturais que poderão servir como medicamento frente aos ansiolíticos artificiais. Vamos lá?

O Stress: Mal do Século

Ilustração de uma Mulher Com Stress

Ilustração de uma Mulher Com Stress

Quem nunca ficou com os nervos à flor da pele quando algo não saiu conforme o esperado? Pois é. Desde o estudante de universidade até o trabalhador, o estresse é uma doença que acompanha vários estágios da vida de uma pessoa. Quando esta não percebe o quão sufocante é a sensação de estar estressada, ele vai consumindo ao pouco a saúde da pessoa, até chegar em um ponto onde diversos problemas de saúde começam a aparecer.

Talvez, os problemas de saúde mais perceptíveis para quem tem muito estressa seja, praticamente, os cardíacos e também os cerebrais: vários são os casos de enfarte causado por conta do estresse, bem como também os casos de acidente vascular cerebral causado por causa do estresse.

Indústria de Medicamento

Indústria de Medicamento

Em sentidos mais econômicos, quem está lucrando com esse triste cenário é a indústria medicamentosa, que cria a todo momento uma nova maneira de se relacionar com o estresse, com o desenvolvimento de calmantes cada vez mais poderosos e que prometem devolver a paz e a tranquilidade para quem faz a utilização desse medicamento.

Um outro mal que também tem feito bastante vítimas ultimamente é a depressão. E, caso não saibam, o estresse é um grande gatilho para que a depressão possa se manifestar nas pessoas, já que, quando uma pessoa está muito estressada, o hormônio responsável por acalmar os ânimos é, justamente, o cortisol. Quando o cortisol entra na corrente sanguínea, este faz diminuir a serotonina e a dopamina, dois hormônios cruciais para fazer evitar com que a depressão se manifeste em nosso organismo. Pesquisas feitas em pessoas estressadas identificou um alto nível depressivo em conjunto, o que direcionou os pesquisadores a fazerem uma pesquisa considerando esse cenário.

Além de danificar a saúde mental, o estresse descontrolado pode trazer grandes complicações ao seu ritmo intestinal, como prisão de ventre e, também, problemas graves como a síndrome do colo irritado. O melhor a se fazer nesses casos é adotar uma alimentação bastante regrada e com muitas fibras, para que o trabalho do intestino, assim como a flora intestinal possam continuar funcionamento normalmente.

Os Ansiolíticos Naturais

Em se tratando dos ansiolíticos naturais, estes se caracterizam como sedativos, que são perfeitos para ajudar a deixar a sua mente mais tranquila e menos estressada. Vale a pena dizer que não são em todos os casos que esses ansiolíticos podem ser substitutos oficiais dos ansiolíticos manipulados: as vezes, os naturais são um complemento dos industrializados e vice-versa.

Não se pode condenar, também ,os medicamentos, já que eles causam um impacto para lá de positivo na vida das pessoas que fazem a sua utilização, haja vista que algumas pessoas, mesmo com os ansiolíticos medicamentosos não conseguem alcançar os resultados esperados.

No geral, os naturais são uma opção a mais às pessoas que querem deixar de consumir medicamentos a torto e a direito, tentando tirar um pouco da química que toma conta das nossas vidas diariamente.

Os Ansiolíticos naturais que separamos para vocês são:

Valeriana

Valeriana

Valeriana

Com um nome bastante peculiar, semelhante a “Valéria”, a valeriana nada mais é do que uma erva que já é conhecida dos seres humanos há milhares de anos atrás, sendo já conhecida como a planta que ajuda a acalmar o nervos, tendo sua utilização para acalmar os ânimos e conseguir atingir o sono há muitos e muitos séculos. É recomendado que a valeriana seja preparada na forma de chá, no qual, para o processo de confecção do chá, apenas a água deve ser fervida, com a erva sendo colocada no momento que a água levantar fervura, sendo que ela deve ser tirada do fogo assim que a valeriana por adicionada. Feito isso, espere o chá descansar um pouco e, a partir daí, pode ser consumido, com uma frequência de duas a três vezes por semana, no qual a última do dia deve ser tomada pouco antes de dormir.

Ômega Três

Ômega Três

Ômega Três

Não é novidade para ninguém que o ômega três é um dos elementos mais nutritivos de alguns tipos de peixes e mariscos, não é verdade? Pois bem: sua função primordial é ajudar na memória e a regular o intestino. Mas sabia que ele também pode ser utilizado no tratamento do estresse? Pois é! Ele possui ativos que ajudam a baixar o hormônio cortisol, que é o principal responsável pelo surgimento do estresse, ajudando o corpo a se acalmar e, por ventura não sofrer mais com os males do estresse.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *