O Que é Reflorestamento?

Passamos por um momento bastante complicado em relação a natureza, pois nunca tivemos um desmatamento tão intenso e nem mesmo tantos problemas de variação de clima. Mesmo que não pareça esses dois problemas estão intrinsecamente ligados. A qualidade do ar e do clima em nosso planeta dependem e muito da quantidade de árvores que existe nele.

Por isso mesmo, o Reflorestamento tem sido uma prática muito importante para a melhoria da qualidade de vida bem como para garantir o futuro da humanidade. Vamos esclarecer é que o Reflorestamento, para que serve e qual é a sua importância para o planeta e para o ser humano.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que é Reflorestamento?

O Reflorestamento é uma ação ambiental que visa promover a recuperação de parte da vegetação de locais que passaram por intempéries naturais, como incêndios, ou mesmo pela ação do homem e tiveram a sua população de árvores reduzida drasticamente.

Além desse replantio de árvores e vegetação em regiões que já tiveram sua parcela de verde podemos considerar que a Arborização também é um tipo de Reflorestamento. A Arborização é a ação ambiental que planeja o plantio de árvores e outras plantas em regiões que antes não tinham vegetação alguma.

Em geral esse tipo de processo tem a ver com a necessidade da criação de espaços de lazer ou mesmo com a necessidade de criar áreas de sequestro de CO2. Em grande parte dos casos as espécies escolhidas para compor essas áreas são as espécies lenhosas.

Os Objetivos do Reflorestamento

As ações de Reflorestamento podem ter diversos objetivos, mas em geral se concentram em devolver a vegetação a áreas que já não contam com árvores e também ajudar a melhorar questões climáticas como a criação de ilhas de calor.

Imagem de Amostra do You Tube

Questão Ambiental

Um dos principais motivos que tem levado a intensificação do processo de Reflorestamento em todo o mundo é a questão ambiental. Repor a vegetação em áreas que sofreram com a força da natureza ou mesmo com a ação devastadora do homem é necessário para que o planeta não fique totalmente sem vegetação.

Além disso, a diversidade de árvores contribuiu para a diminuição do calor e poluição no planeta.

Questão de Clima

Quando o problema a ser solucionado pelo Reflorestamento diz respeito a questões climáticas como a formação de ilhas de calor é necessário criar uma espécie de pequena floresta. As árvores capturam parte do CO2 e também ajudam a diminuir o calor presente na atmosfera.

Essas áreas verdes planejadas também podem ser criadas para combater problemas como a poluição, lembrando que a poluição também ajuda e muito a criar esse calor excessivo.

Também podemos destacar que o reflorestamento tem grande importância no combate as mudanças climáticas. Há ainda a contribuição para o aumento dos recursos hídricos e a redução dos prejuízos na agricultura.

O Eucalipto

O Reflorestamento também pode ter um objetivo plenamente comercial, principalmente quando a árvore em questão é o Eucalipto. Essa espécie é escolhida porque cresce bem rapidamente e tem ótima aceitação no mercado de madeira para fabricação de papel.

Outros Objetivos Possíveis

Uma utilização bastante interessante do Reflorestamento é para ajudar a proteger plantações contra intempéries do tempo como, por exemplo, ventos fortes. É possível criar uma verdadeira minifloresta a frente da plantação, pois assim os produtos não serão afetados pelos fortes ventos que podem destruir plantações inteiras.

Também é possível que o Reflorestamento seja usado como uma forma de melhorar o desempenho das bacias hidrográficas.

A Importância do Reflorestamento

O processo de Reflorestamento é muito positivo no que diz respeito a recuperação de vegetação nativa em locais em que os ecossistemas já estavam degradados.

Porém, é importante que se destaque a importância de fazer esse Reflorestamento bem feito para que as espécies consigam se adaptar ao ambiente que foi modificado pelo tempo, crescendo e aumentando a quantidade de área verde.

O Reflorestamento também ajudado bastante a combater o uso ilegal de madeira isso porque grande parte das empresas que antes fazia uso desse tipo de matéria prima tem recorrido a madeira que foi reflorestada. Dessa forma a natureza é poupada e o empresário também ganha com um preço acessível para um produto completamente legal.

Devemos destacar também a importância do Reflorestamento na questão da preservação da vida, pois o plantio de árvores fortes em encostas ajuda a evitar os deslizamentos de terra. Assim podemos dizer que se trata também de um processo que ajuda a evitar a erosão do solo.

O Sequestro de CO2

Dentre todos os motivos importantes para se trabalhar pelo Reflorestamento um dos que mais merecem ser destacados é o Sequestro de CO2. Quando o Reflorestamento se inicia começa a promoção do chamado sequestro de CO2 que é a diminuição da presença desse gás em nossa atmosfera.

Dessa forma o papel desse plantio intenso de árvores é muito importante, pois ajuda a diminuir o efeito estufa. Esse sequestro do CO2 acontece devido ao processo natural das plantas de realizar fotossíntese. Assim é permitida a fixação do carbono na biomassa da vegetação e também nos solos.

Durante o período em que a vegetação vai crescendo o carbono vai sendo incorporado aos troncos, raízes, galhos e folhas. Podemos dizer que 50% da biomassa vegetal é feita de carbono e dessa forma a Floresta Amazônica é um grande estoque de carbono.

Ajudando a Evitar Problemas

O reflorestamento também é muito importante para ajudar a evitar problemas futuros como a erosão do solo em locais que estão ameaçados de deslizamentos, contaminação da água e até mesmo o aquecimento global. A sombra das árvores pode ajudar a refrescar as ruas entre cerca de 5°C a 9°C. Uma diferença bem considerável se considerarmos que as temperaturas sobem todos os anos.

Em suma podemos definir as árvores como meios de refrigeração natural, assim o ar condicionado deixe de ser tão necessário. Também ajudam a controlar as correntes subterrâneas e a manutenção dos rios.

O reflorestamento é uma ótima opção para ajudar a terra a sobreviver a tantas intempéries da natureza e também pela ação despreocupada do homem. Além de tudo isso também ajudar a tornar qualquer cenário muito mais bonito.

A Importância Do Reflorestamento:

O Que é Reflorestamento?

O Que é Reflorestamento?

É muito importante para o meio ambiente, pois o mesmo pode recuperar áreas devastadas, ajudando muitas espécies nativas, melhorando o ar, o meio ambiente e ajudando a preservar e reconstruir o ecossistema, alem de acabar ou pelo menos diminuir o processo de derrubada ilegal de arvores para vendas.

Para Facilitar o Processo De Reflorestamento Existem Algumas Técnicas Que Devem Ser Seguidas:

-Plantar primeiramente a semente em um vaso e transferi-la para o solo apenas quando a mesma tiver mais de 20cm.

-A melhor época para se plantar é no inicio da temporada de chuva.

-Deve-se fazer uso de adubação adequada, os mesmos adubos utilizados em pomares, e  nunca deixar que a raiz entre em contato com o adubo.

O Que é Reflorestamento?

O Que é Reflorestamento?

-Existe diferença para de reflorestar uma mata e um bosque. No primeiro caso temos uma grande diversidade de espécies de arvores que “brigam” por sua sobrevivência. Já no segundo, existe apenas uma espécie que arvore que não ira brigar por sobrevivência e tem que ser plantada de forma alinhada;

Alguns Cuidados a Serem Tomados:

-Mato: Certamente que o mato tem o lado positivo, pois previne a vegetação contra o ataque de insetos como formigas por exemplo. Mas o mesmo pode acabar por abafar as mudas e mata-las, isso é facilmente evitado deixando espaços sem mato ao redor das mudas, até que elas cresçam e não precisem mais de cuidados.

-Insetos: formigas, gafanhotos e grilos são exemplos de insetos inimigos do reflorestamento. Deve-se evita-los ao máximo e fazer uso de técnicas como iscas e fumigação, isso novamente ate que as mudas cresçam e consigam “se proteger sozinhas”.

O Que é Reflorestamento?

O Que é Reflorestamento?

-Queimadas: estão entre os principais inimigos de reflorestamento. Existem queimadas naturais que são provenientes de raios e as queimadas ocasionadas pelos homem, ambas devem ser detidas para não atrapalhar o reflorestamento, nem a destruição de florestas.

Curiosidade:

-Algumas das principais espécies usadas no reflorestamento são: Embaúba, pinheiro, tamanqueira, amendoim do mato, aroira vermelha, catuaba branca, ipê roxo, jenipapo, cedr, araribá, jatobá, pau Brasil, peroba, entre muitas outras espécies.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>