Jardins Verticais Pelo Mundo: Vegetação Em Meio Ao Concreto

Cada vez mais o mundo está ficando sem espaço para áreas verdes o que prejudica a vida do ser humano. Uma forma de conseguir inserir áreas verdes no meio das grandes cidades de concreto é através da criação de jardins verticais. A ideia de jardins suspensos é ótima, pois ajuda a aumentar a área verde nas cidades sem que seja necessário expandir o território da mesma.

Esses belos jardins têm como função enfeitar a cidade, mas também atuam absorvendo os poluentes do ar e agem como isolantes térmicos reduzindo assim o consumo de energia. Vale destacar que no mundo todo os jardins verticais vem ganhando adeptos, saiba mais sobre esses belos jardins presentes no mundo todo.

Jardins Verticais do Mundo Todo

Vegitecture – Em Barcelona – Espanha

O nome “Vegitecture” é uma combinação das palavras “vegetação” e “arquitetura” e foi escolhido para batizar o belo jardim vertical criado pela empresa Capella Garcia. Esse jardim enfeita a fachada de um prédio residencial da cidade espanhola, Barcelona. O gigante tem 21 metros de altura e possui cerca de 300 m2.

Jardins Verticais Pelo Mundo Vegetacao Em Meio Ao Concreto

Jardins Verticais Pelo Mundo Vegetacao Em Meio Ao Concreto

O trabalho foi tão bem feito que esse prédio pode facilmente se confundir com a paisagem arborizada que fica no seu entorno. O jardim é completo e para atrair animais os arquitetos incluíram no projeto alguns abrigos pequeninos para as aves urbanas.

Bosco Verticale (Floresta Vertical) – Itália

http://ecobairro.files.wordpress.com/2011/11/0111bosco.jpg

O projeto Bosco Verticale (Floresta Vertical) é bem ambicioso, pois não se trata de apenas um prédio com jardim vertical e sim o primeiro prédio do planeta a abrigar uma floresta vertical. Ao todo serão mais de 900 árvores nas varandas das duas torres que terão como função embeleza o ambiente e também purificar o ar.

As árvores funcionarão como um tipo de filtro que ajudará a tornar as temperaturas nos prédios mais amenas durante o verão. O grande objetivo desse audacioso empreendimento imobiliário verde é contrastar e fazer frente ao intenso crescimento do bairro de Isola, no qual a obra está localizada. A grande quantidade de concreto presente na cidade ás vezes parece ignorar a necessidade de ter focos verdes.

Parede Viva no Aeroporto Internacional de Edmonton – Alberta – Canadá

http://25.media.tumblr.com/tumblr_m4jqy3NLuT1qffim4o1_500.jpg

Essa parede entrou para a história como a primeira parede verde situada dentro de um terminal aéreo na América do Norte. Localizada no Aeroporto Internacional de Edmonton, em Alberta, Canadá, essa parede foi inaugurada em maio de 2012. O desenho da parede tenta passar uma ideia de uma paisagem de montanha e conta com 1,4 mil metros2 de vegetação.

Formam essa parede cerca de 8 mil plantas de 32 espécies diferentes e trata-se de um projeto de uma empresa canadense, a About Green. Um dos principais benefícios que essa parede oferece é uma lufada de ar fresco além de uma bela visão para um local de chegadas e partidas.

Torre de Flor – Paris – França

http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/09_jardins-verticais.jpg

O projeto do arquiteto Edouard François é conhecido como “Torre de Flor” e está em Paris, França. Ao todo esse projeto conta com 380 vasos feitos de concreto e com flores que ficam presos as varandas do prédio. Trata-se de um tipo de continuação de um parque. A inspiração para o projeto veio dos jardins de janela parisienses.

Paris

Paris

Jardins da Baía – Singapura

http://betaekosbrprod.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2012/07/jardim1.jpg

O Gardens By The Bay é um imenso jardim vertical localizado em Singapura que é alimentado pela energia solar. Um dos principais destaques desse jardim é que ele abriga plantas de vários lugares do planeta. Trata-se de um centro de ecoturismo que é dividido em sessões com flora e fauna de diferentes países do mundo.

Um dos elementos que mais chamam a atenção nesse jardim é o seu belo conjunto de árvores que possui mais de 50 metros de altura. Ao todo são 12 árvores espalhadas por todo o parque e que contam com dutos de ventilação de ar para as estufas próximas assim como placas fotovoltaicas e reaproveitamento da água das chuvas.

Obra “Viva” de Van Gogh – Londres – Inglaterra

http://coldwellbankerbrasil.files.wordpress.com/2013/07/size_590_national-gallery.jpg

Uma das mais famosas pinturas de Van Gogh, “Campo de Trigo com Ciprestes”, foi transformada numa bela parede viva através da parceria da Galeria Nacional da Inglaterra com a GE.

Para conseguir o efeito incrível dessa linda pintura os criadores da parede viva utilizaram mais de 8000 plantas de 26 variedades que conseguem reproduzir o efeito dos contrastes de cores e texturas do quadro. Durante as Olimpíadas de 2012 em Londres essa parede viva ficou em exposição numa das fachadas da Galeria na Trafalgar Square.

Lufada de Ar Fresco – Cidade do México – México

http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/07_jardins-verticais.jpg

Um projeto desenvolvido pela Nissan e pelo grupo VerdMX (uma organização sem fins lucrativos que trabalha promovendo o design verde) instalou em bairros da Cidade do México, capital do México, sete enormes jardins verticais. O objetivo desse incrível projeto era melhorar a qualidade de vida no grande centro urbano bem como revitalizá-lo.

Além de deixar a cidade muito mais bonita esses jardins verticais garantem um ar muito mais puro numa das cidades que mais tem sofrido com o avanço da poluição. Para se ter uma ideia estima-se que para cada metro quadrado do jardim vertical é possível “capturar” cerca de 130 gramas de poeira da poluição dos carros e também de outras fontes renovando a qualidade do ar.

Jardim de Patrick Blanc – Paris – França

http://coldwellbankerbrasil.files.wordpress.com/2013/07/size_590_quaibranlymuseummay.jpg

Patrick Blanc é botânico, desenhista, cientistas e inventor do belo jardim vertical que está na parede do Musée du Quai Branly, em Paris. Com quatro andares esse prédio possui as suas paredes totalmente cobertas por vegetação. Para se ter uma ideia a vegetação vai do telhado a calçada.

Jardim da Biblioteca – Vancouver – Canadá

http://www.designtendencia.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/06/size_590_Semiahmoo-Green-Wall.jpg

No Canadá é possível encontrar uma das paredes maiores paredes verdes presentes no continente americano. O jardim vertical de White Rock está instalado sobre a fachada da Biblioteca Pública Semiahmo em Vancouver. Essa parede tem cerca de 280m2 com uma grande variedade de espécies de plantas e flores.

Ao todo a parede conta com mais de 120 espécies vegetais além de suportes verticais que ajudam a fazer o fluxo de água e nutrientes para que seja possível fazer a manutenção desse jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *