Ética e Ecologia

Ecologia e ética estão intimamente ligadas. Muitos dos piores problemas ambientais globais são resultados de se ignorar certas relações fundamentais. Como nós necessitamos dos recursos naturais, o cuidado com a Terra deve ser seriamente discutido.

Ética e Ecologia

Ética e Ecologia

Quando se fala em eticidade em relação à ecologia, estamos referindo exatamente de um acordo que guie as atitudes humanas em relação ao meio ambiente em que vivemos.

O que é ética?

A ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Assim como existe ética profissional, ética médica, ética científica, há também a necessidade de uma ética ecológica que trate das relações homem – ambiente.

Anti-eticidades ecológicas

Mundo

Mundo

Não é preciso ser nenhum ambientalista, ecologista, biólogo ou estudioso para perceber o tamanho do estrago que o homem é capaz de provocar através de atitudes antiéticas em relação ao ambiente. Todas as pessoas têm responsabilidades em relação à vida do nosso planeta.

As pessoas em geral e principalmente os usuários dos recursos naturais como objeto de trabalho, achavam que tais recursos seriam infinitos e que poderiam ser usados a vontade.

Porém, o que se percebe é que após tantos anos de usos e desgastes, esses recursos estão cada vez mais escassos. Madeira, plantas, solo e principalmente a água potável são alguns produtos que estão à mercê da boa conduta humana.

A ganância pelo dinheiro faz com que muitas pessoas matem. Matem a vida do planeta. Campos inteiros queimados para a criação de gado, florestas derrubadas para o uso da madeira, pesca inadequada em tempo de reprodução, comércio ilegal de animais silvestres, poluição do ar.

Tudo isso desgasta e acaba com a qualidade do meio-ambiente. O que as pessoas esquecem, é que existem coisas que não podem ser recuperadas.

Rio +5

Princípio

Princípio

Foi um fórum promovido pelas Nações Unidas, que ocorreu no ano de 1997, onde foram feitas várias discussões sobre o comprometimento que cada país deveria ter como ambiente, sendo que todas as pessoas poderiam buscar soluções para combater os problemas ambientais.

Um texto chamado ”Carta da Terra” ficou e foi mundialmente divulgado. Ele trazia as ações básicas que todas as pessoas devem tomar em relação aos cuidados com o planeta.

Seu princípio básico é o respeito e o cuidado com a vida. Segue também ideias para a promoção da integridade ecológica, a justiça social e econômica, a democracia e a não-violência e a paz.

Assim, se todos esses conceitos deixassem de ser uma simples carta e saíssem do papel, a vida e a sobrevivência das espécies – inclusive a do homem – estariam garantidas e os recursos naturais, aí sim, passariam ser fonte eterna de sustento e riquezas.

Por Carol C.

Um comentário

  1. PERFEITO PARA UM TRABALHO DE ESCOLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>