Ecologia Vegetal

Ecologia vegetal é definida como uma subdivisão da ecologia, o estudo se refere a uma distribuição e abundância das plantas. Também se refere às interações entre os mesmos (que são da mesma espécie), de espécie distinta e interações com o meio ambiente.

A ecologia vegetal usa dos saberes da biologia vegetal e da ecofisiologia vegetal para observar as maneiras de interações que os vegetais fazem entre si, e também com outros seres existentes e com todo o seu ambiente, os vegetais sempre acabam considerando as suas adaptações morfofisiológicas.

O período de evolução

Ecologia Vegetal

Ecologia Vegetal

No período de evolução das plantas muitas alterações ambientais drásticas ocorreram, assim, a conseqüência foi o desenvolver de alguns caracteres, exterminando as plantas que não apresentavam formas mais adaptadas a essas condições novas.

São as partes das plantas que adaptam as coletas, fazem todo o processo de armazenamento e manipulam os recursos naturais. Diversas plantas aparentam ser iguais, novamente são elas, sim, são as plantas que realizam a o processo de fotossíntese, elas precisam de luz, água, gás carbônico, oxigênio e demais nutrientes. Porém sabe-se que as plantas de cima possuem diferenças nas vias bio químicas de redução do gás (carbônico).

Tendo como base a necessidade de água, as plantas precisam que o lugar não seja nem extremamente seco, mas também não pode ser úmido, outras precisam de um lugar extremamente úmido, também existem as que existem em um lugar com baixa oferta de água. As características das plantas mudam de acordo com a disponibilidade de água que existe no ambiente em que ela vive.

Se o ambiente for árido

Plantas

Plantas

As plantas para existirem em lugares muito áridos começam a apresentar cutícula espessa, lhe conferindo um cuidado para não perder água, tratando-se de uma “camadinha” com aspecto brilhante, ela irá proteger contra a excessiva radiação solar. Adaptando-se ao clima árido, algumas espécies de plantas possuem no próprio caule, nas suas folhas e em suas raízes, tecidos especializados no aproveitamento de água.

Essa mutação pode reduzir ou suprir as folhas, transforma-se em alguns espinhos.
As cores dessa camada contra a radiação solar dependem da tonalidade quanto a um grau de adaptação mais elevado referente às condições tropicais. Quando é mais tropical o clima, as plantas refletem a luz de forma que evita o super aquecimento dos tecidos interiores. Algumas plantas precisam de contato com animais para assegura a vida e o processo reprodutivo.

Curiosidades

Biologia

Biologia

As plantas competem entre si, pelo espaço na luz e pela aquisição de água. As plantas apresentam estratégias e adaptações em sua morfologia e fisiologia, assim conseguem permanecer na comunidade biológica desempenhando o papel ecológico, que sem dúvida é a essência para a manutenção de todos os outros organismos vivos. Quem ocupa o primeiro lugar do nível trófico na cadeia alimentar são as plantas e elas sustentam todos os outros níveis tróficos que vem na seqüência.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *