A Riqueza da Vegetação do Maranhão

O artigo de hoje irá falar sobre um dos mais interessantes e ricos cenários naturais do Brasil, a vegetação do Estado do Maranhão, que fica localizada numa área extremamente privilegiada, e contribui para toda a beleza e riqueza que veremos a seguir em nossas linhas. Esperamos que o leitor tenha uma boa compreensão e que seja esclarecedor em relação a todos os pontos importantes da história e das características do cenário natural maranhense.

 O Maranhão Possui Uma das Vegetações Mais Ricas do Brasil

O Maranhão Possui Uma das Vegetações Mais Ricas do Brasil

As Características de Localização

Localizado no que os especialistas chamam de “Nordeste Amazônico”, por estar localizada bem entre a região norte, com toda a riqueza da Floresta Amazônica, com as belezas que a região e o clima da região nordeste apresentam e que são conhecidas de todos em todo o Brasil, a vegetação do estado do Maranhão é rica por estar localizada bem no leste da Amazônia e na ponta mais distante do norte do nordeste, que era anteriormente conhecido como “meio-norte”.

Analisando sobre diversos pontos de vista, o Maranhão politicamente está no nordeste, do ponto de vista geográfico está encravado bem no meio do Norte e do Nordeste, e muito provavelmente por conta dessa mistura toda, a cultura do povo maranhense é influenciada por indígenas, brancos e fortemente predominado pela cultura negra, que criou um povo com identidade bastante diferenciada do restante de seus vizinhos, em uma miscigenação que formou um dos mais belos conjuntos folclóricos e culturais de todo o Brasil.

Um Pouco do Cenário Verde

O cenário verde do Maranhão está na junção das regiões Norte e Nordeste, e também aproveita uma parte do planalto central do Brasil, possibilitando a criação de um cenário único, formado pela riqueza cultural do povo maranhense e pela beleza natural da variada paisagem natural do Maranhão, que é composta  de parte da Floresta Amazônica, as floresta chamadas de Pré Amazônicas, e de diversos tipos de vegetações características como cerrados, serras, vales, chapadas, campos e manguezais que traduzem a riqueza da vegetação brasileira.

Outra grande atração natural do Maranhão é a sua vasta diversidade de águas, com muitas cavernas, gruas, rios, baías, golfos, lagos ilhas, açudes e praias de mar e de rio que constituem uma riqueza ímpar dentro do território brasileiro.

Imagem de Amostra do You Tube

Curiosidades:

  • - A maior área litorânea: Sim, ninguém está ficando louco, somando todas as reentrâncias que o litoral maranhense possui, a costa chega a ter mais de 1000 quilômetros de extensão,  batendo, de longe, o litoral da Bahia, que é o maior litoral em linha do território nacional.
  • - A maior quantidade de ilhas: O Maranhão possui a maior quantidade de ilhas formadas em todo o país, pois são formados arquipélagos, tanto das águas fluviais como as da água marítima, e grande parte dessas ilhas está preservada, como por exemplo o arquipélago onde está a capital, São Luís.
  • - O maior manguezal do Brasil: O Maranhão tem a maior quantidade de manguezais da costa brasileira, formando um dos mares mais cheios de peixes e de biodiversidade do país, que garantem muita exuberância e mangues de até 40 metros de altura.
  • - O cerrado do Maranhão se tornou a mais nova fronteira agrícola do país, dada a sua preservação e extensão. Figurinhas difíceis da natureza brasileira ainda se encontram em números bastante saudáveis, como o lobo guará, a arara azul e a onça pintada. O sucesso da conservação dessas se deve a divisão em três áreas distintas: o Parque Estadual do Mirador, e os Parques Nacionais da Chapada das Mesas e do Rio Parnaíba.
  • - Corais: Devido à sua grande riqueza natural embaixo d’água, os manguezais formaram a maior bacia de corais da América do Sul, dada a grande quantidade de material que as correntes marítimas transportam em sua área costeira.
  • - Amazônia preservada: No Maranhão, se encontra uma das maiores áreas preservadas e ameaçadas da Floresta Amazônica, onde muitas espécies que existem apenas naquela região vivem, como o macaco caiarara, o cuxiú preto e a ararajuba.
O Maranhão Atrai Turistas de Todo o Mundo Por Suas Belezas Naturais

O Maranhão Atrai Turistas de Todo o Mundo Por Suas Belezas Naturais

A Situação Atual da Vegetação

Todo esse cenário de grande riqueza e beleza natural está localizado no estado do Maranhão. Infelizmente, boa parte desses recursos foi manipulada pelo homem de alguma maneira, seja por real necessidade ou por questões como o desmatamento, mas, felizmente, boa parte das áreas verdes também estão preservadas, seja em unidades de preservação, seja em reservas indígenas, e quase todas áreas litorâneas e as de mata que estão localizadas ao extremo sul do estado.

Mesmo nas áreas em que o homem tocou, existem fragmentações e partes da mata que foram alteradas vivas, assim como os ecossistemas que ali habitavam nas áreas que foram desmatadas e depois abandonadas. Existe, então, abundância de matas secundárias, que são matas de menor porte, os babaçuais, e as matas de capoeira.

Imagem de Amostra do You Tube

Talvez a grande riqueza natural que o Maranhão possui explique este ser o estado da federação que possua a maior população rural do país, e talvez, por isso, represente uma cultura tão diferente de preservação, por serem o povo de colonização mais antigo da Amazônia, numa região conhecida pelos especialista como o “Arco do desflorestamento”, sobretudo, pela pressão que a atividade agropecuária exerce sobre as matas preservadas e também sobre quem as preserva.

O alerta vai para a questão da manutenção deste belo cenário natural, pois dado o tamanho da riqueza que o abriga, está cada vez maior o número de açoites praticados contra a natureza, com o aumento da prática do assoreamento e a poluição dos rios, o desmatamento da mata de todas as maneiras possíveis, inclusive pela queimada, método mais comum dessa prática ser realizada, além da caça e da pesca sob condições ilegais, que diminui a possibilidade da continuação natural das espécies, chegando inclusive à ameaça de extinção.

É uma pena, pois seu enorme espaço natural abriga uma das maiores biodiversidades existentes no Brasil, e abriga uma imensa quantidade de plantas e animais, cada um com a sua característica de flora e fauna específicas, dentro de um espaço físico bem reduzido em relação à quantidade de área que existe no país.

3 comentários

  1. eun estou gostando muito

  2. Muito interessante essa publicação sobre a vegetação do Maranhão e me foi bastante útil para o trabalho que estou escrevendo.

  3. esse trabalho eu vou tirar um 10 k kk bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>