Combater o Aquecimento Global

O aquecimento global é uma situação decorrente de muitos gases acumulados na atmosfera. Esses gases trazem um aumento na temperatura e consequentemente o derretimento das geleiras. Tem sido o período mais quente do planeta, com cerca de aumento de 0,7° C na média mundial nos últimos cem anos.

Alguns centro de pesquisas investigam muito sobre o que pode acontecer nos próximos anos em relação a esse problema ecológico. O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas)  afirma que as temperaturas tendem a crescer cada vez mais.

De acordo com essas pesquisas o aumento esperado para o século de XXI será muito maior do que os cem últimos anos sendo a estimativa de 2 a 5 ° C. Sendo o menor possível já traria muitos prejuízos ambientais. Com esses dados a preocupação fica extremamente alta em tentar mudar a situação do planeta. Porém grande parte da população vê a necessidade de mudança e não faz nada, nem mesmo sua parte.

Existem algumas teorias cientificas que afirma que o aquecimento global não existe que é apenas uma fase do planeta, já que ele passa por períodos quentes e depois mais frios. Considerando assim um acontecimento natural.

Explicando Melhor Sobre Aquecimento Global e Efeito Estufa:

O efeito Estufa também está relacionado com às mudanças climáticas. Porém ao contrário de que muitas pensam, o efeito estufa faz parte da manutenção da temperatura, ela tenta ajudar a regular para que seja possível ter vida no planeta. Pois sem essa camada não possuiria vida no planeta de tão frio que seria.

O que afeta é a produção de gases poluentes, que ao se acumular nas mais diversas camadas da atmosfera retém mais calor do que normalmente já faz. As trocas de calor se tornam mais difíceis e assim a temperatura aumenta, ocasionando o aquecimento global.

Isso reflete muito nas ações humanas e na quantidade de poluição que tem sido produzida nos últimos anos. Todas elas aumentaram em números significativas, isso ocorreu principalmente depois da Revolução Industrial. Nas últimas décadas essa produção subiu quase 70%. Por isso é importante saber como produzimos todo esse gás para que possamos evitar. Os gases que são considerados os mais problemáticos são: O monóxido e dióxido de Carbono, o Dióxido de Enxofre, o Óxido de Nitrogênio e Metano.

Como já dito a causa são os gases de efeito estufa. Porém existem determinadas atividades humanas que permitem o aumento do aquecimento global.  As queimadas por exemplo, liberam altíssima quantidades de dióxido de carbono. O desmatamento também libera gases para o efeito estufa, além de prejudicar a produção de oxigênio.

O uso dos combustíveis fosseis em motores de carros, caminhões, motos, entre outras. Eles são chamados popularmente  de gasolina e óleo diesel e  são uma das atividades que mais produz dióxido de Carbono.

Além dessas, ainda existe a produzida dentro das indústrias que é extremamente grande, mas ainda em questões prejudiciais é menor do que as produzidas pelos combustíveis.

Os gases além de não deixarem o calor se dissipar também forma uma cobertura em que a radiação solar fica com muita dificuldade de entrar e ao entrar acaba sendo refletida para superfície em mais calor. Não é somente isso que o aquecimento solar traz de consequência para a humanidade. Ele também consegue trazer mudanças na flora e fauna que precisam adquirir maior resistência ao calor.

Também aumenta os desastres naturais, a desertificação de algumas áreas, extinção de espécies, secas mais demoradas, derretimento das geleiras que consequentemente aumenta o nível do mar e assim pode trazer inundações em algumas regiões litorâneas, entre outras catástrofes ambientais.

Dessas citadas acima algumas já estão acontecendo, talvez a que mais preocupe os especialista seja o derretimento das geleiras, por já trazem riscos aos animais que vivem na região.

Já no Brasil, o que mais pega é o desmatamento de dois grandes biomas brasileiros, a Amazônia e o Cerrado. Pela quantidade ser extremamente grande, o Brasil se encontra em um dos países mais poluidores do mundo.

Em oposição a essa prática, os representantes brasileiros estão sempre buscando participar das discussões que promovem melhorias para o aquecimento global. Além disso sempre se propõe ativamente a reduzir a emissão de gases.

Essas discussões são mundiais, o mundo inteiro se preocupa com o aumento gradativo da temperatura e das consequências do aquecimento global. Por isso diversos países resolveram firmar um tratado internacional em 1997, chamado de Protocolo de Kyoto em busca de reduzir em grande quantidade o lançamento de gases na atmosfera sendo os mais agressivos o Dióxido de Carbono e o Metano.

Para combater o que já temos do Aquecimento Global, parte muito da conscientização da população, com atitudes simples de diminuir a utilização de carro e começar andar a pé ou de transporte público. Procurar também melhorar a utilização da energia, procurando acrescentar cada dia mais as que são sustentáveis e renováveis.

A sociedade junta com os representantes podem começar a melhorar o processo de recolhimento do lixo e de seu destino final. Outra coisa que seja muito importante na nossa sociedade é o reflorestamento para diminuir os impactos do desmatamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *