O Amazonas é uma das maiores riquezas do Brasil, tanto por sua extensa área quanto pela diversidade de sua fauna e flora, além de abrigar aldeias indígenas e guardar grande parte da nossa história.
Pouca gente sabe, mas ainda vivem índios por lá sem qualquer contato com meios eletrônicos, da forma como foram criados seus antepassados e resguardados como patrimônio da humanidade.
Na Amazônia encontramos a sua região hidrográfica, de valor sem igual em todo o mundo. A bacia do Amazonas tem mais de seis milhões de quilômetros quadrados que percorrem vários países da América do Sul. A região hidrográfica do Amazonas é apenas uma das 12 que existem aqui no Brasil.
A Bacia Amazônica é constituída pelo rio Amazonas e seus efluentes, que estão localizados tanto no hemisfério norte como no sul. Por esse motivo há dois períodos de chuvas no ano, o mais interessante é que essas épocas não coincidem.
O Rio Amazonas tem sua nascente na cordilheira dos Andes e possui quase metade de sua extensão no Brasil. Esse rio também é o principal meio de locomoção e sustento para a população ribeirinha da região.
Assim que o rio entra no Brasil, ele é denominado como Rio Solimões, e ao receber as águas negras do Rio Negro é chamado finalmente de Rio Amazonas. Pode ter profundidade de até 100 mestros e larguras que variam de 1,5 km a 5 km.
O ano de 2006 foi o ano em que se registrou a maior seca do rio Amazonas, isso resultou na seca de muitos lagos e rios, a agricultura pagou um preço alto, perdendo mais de 90% das colheitas, um prejuízo de muitos milhões de dólares, além de muitas famílias ficarem ilhadas, pois seu principal meio de locomoção literalmente secou.
A bacia hidrográfica do Amazonas é a maior rede hidrográfica do globo terrestre. A maior demanda do uso dessa água é para o uso em plantações, para irrigação.
O encontro das águas do Rio Amazonas com o mar gera o fenômeno chamado de Pororoca, isso gera uma onda gigante que pode ser vista de fora da terra, e que dura várias horas, além de seu barulho ser tão grande que é ouvido a distância.
Durante a pororoca a onda pode chegar a ter 6 metros, e sua força é tamanha que chega a arrancar alguma vegetação da encosta. É um dos principais atrativos da área, e muitas pessoas vêm do mundo todo para ver esse fenômeno.
O Rio Amazonas é de grande importância para o Brasil, uma vez que guarda um dos maiores tesouros que podemos ter, a sua riqueza de fauna e flora, muitas vezes inexplorada. É algo que é necessário proteger e cuidar com afinco para que essa riqueza continue nossa.