Quais São as Características da Serra?

As serras correspondem ao conjunto de montanhas. São relevos considerados acidentados, e compostos de vários picos. A serra não é igual ao maciço. Afinal, nesse caso, as montanhas encontram-se agrupadas, diferente do que acontece nas serras, onde elas ficam alinhadas.

Assim como as serras consistem em diversas montanhas, no caso das cordilheiras, elas conseguem englobar diversas serras. Da mesma forma que as serras apresentam o aspecto mais linear, já que são mais compridas que largas, no caso das cordilheiras, elas contam com uma determinada orientação, fazendo com que as serras responsáveis pela sua composição fiquem alinhadas.

Além disso, as serras podem apresentar apenas alguns quilômetros de extensão, a dezenas ou centenas. Em resumo, uma serra compreende um conjunto de montanhas, e que integra outro conjunto bem maior e também mais comprido, ou seja, as cordilheiras.

Por causa do relevo, pode ser mais difícil acessar algumas serras. No entanto, ainda assim muitas pessoas se aventuram na escalada. Afinal de contas, a paisagem vista lá de cima é algo realmente incrível.

Outra característica interessante das serras é que, por causa da altitude e também da formação, é comum elas terem um clima bem diferente do que o clima da região onde as mesmas se localizam. Além disso, as serras também servem como um local onde se abrigam espécies exóticas da flora, assim como animais de estimação também.

Quais São as Principais Serras do Brasil?

Aqui no Brasil existe uma enorme variedade de relevo. Dessa forma, é possível encontrarmos serras ao redor do país inteiro. Por isso, iremos listar abaixo quais são as principais serras do país, assim como as características de cada uma. Confira!

1 – Rio do Rastro

Rio do Rastro

Rio do Rastro

Essa serra se localiza no sul do estado de Santa Catarina. Dentre as características mais marcantes do local estão as subidas bem íngremes, e as suas curvas mais fechadas. Por isso, quem visita o local deve ter o máximo de cuidado possível. A vegetação da serra é exuberante, assim como a vista dos mirantes no trajeto.

Os visitantes também podem aproveitar para visitarem outras atrações na região, como as belas cachoeiras, os cânions, inúmeras alternativas de trekking e também o parque eólico. Além disso, para os amantes de um churrasco, eles podem aproveitar para visitar as churrascarias da região, bem como aproveitar para conhecer as vinícolas também.

2 – Famosa Serra da Canastra

O nome dessa serra foi inspirado no formato da mesma, que é em forma de um baú. Essa serra consiste em um dos parques mais importantes do Brasil. Ao todo, ela conta com mais de 200.000 hectares. E o seu território chega a abranger 6 cidades mineiras.

É possível encontrar nessa serra algumas espécies em extinção, como é o caso do lobo-guará e do tamanduá-bandeira. Além disso, é na Serra da Canastra também que se encontra a nascente do São Francisco.

Existem diversas opções de atrações na serra, como gastronomia, aventura, lugares históricos e ecoturismo. Não tem como ir à serra e não provar do queijo que leva o seu nome: o queijo canastra. Além do mais, os visitantes também podem aproveitar para fazerem trekking, visitarem as cachoeiras, passearem de bicicleta, praticarem o rapel, e muito mais.

3 – Serra de Pacaraíma

Serra de Pacaraíma

Serra de Pacaraíma

Localizada em Roraima, essa serra está bem na fronteira entre Venezuela e Brasil.  Uma curiosidade sobre a cidade onde a serra está situada é que a sua temperatura é bem menor, quando comparada com a média de todo o estado. Os esportes mais comumente praticados nessa serra são a escalada e o trekking.

4 – Serra dos Órgãos

Serra dos Órgãos

Serra dos Órgãos

O território total do Parque Nacional dessa serra ocupa uma área de 20.000 hectares, que são divididos em 3 sedes. Em Teresópolis é onde está a principal delas. No local, há diversas atrações para qualquer idade, como áreas para piqueniques, camping, trilhas, poços e muito mais.

Quanto às alternativas de atividades para fazer na montanha, há o rapel, o trekking e as escaladas. É na Serra dos Órgãos que se localiza o Dedo de Deus, uma das montanhas mais famosas do país.

5 – Serra da Bocaina

Essa serra se encontra entre São Paulo e Rio de Janeiro, e conta com uma área super extensa, de mais de 100 mil hectares. Essa região tem uma beleza realmente incrível, além de uma biodiversidade bem rica.

Nesse local estão algumas das mais belas paisagens do Brasil, como praias, cachoeiras, mirantes, flora e também a fauna. Além disso, muitos animais ameaçados de extinção também estão abrigados nessa serra.

6 – Serra Catarinense

Localiza-se a cerca de 2 horas do litoral catarinense, em uma viagem de carro. Ela é tão grande, que abrange em torno de 17 cidades do estado. A região dessa serra é composta de muitas paisagens naturais fascinantes, além de rios, cachoeiras, florestas de araucária, vales, cânions enormes, bem como de alguns dos pontos considerados como os mais altos do país. Por isso, muitos amantes de esportes radicais adoram visitar o local.

Além disso, o local também possui muitas atrações de lazer, passeios culturais, muitos hotéis fazenda, bem como famosas vinícolas, que já foram, inclusive, premiadas no Brasil e fora.

Serra Catarinense

Serra Catarinense

7 – Serra da Capivara

Essa serra está situada a cerca de 500 km de Teresina, Piauí. Trata-se de um dos locais mais importantes, e considerado como um dos principais patrimônios pré-históricos do Brasil: Parque Nacional Serra da Capivara.

As belezas naturais que podem ser vistas nesse local são, realmente, impressionantes. Sem contar nos tesouros arqueológicos, nos quais podemos ver enormes pinturas humanas, bem como formas geométricas bem curiosas. Além disso, há também paisagens naturais lindas e ricas, além de fauna e flora.

8 – Serra do Cipó

Esse é mais um exemplo de serra bem famosa, e que está localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Esse local é considerado como um dos mais charmosos e rústicos do estado. O seu território abrange 6 municípios, ocupando uma área de chega a mais de 30 mil hectares.

Serra do Cipó

Serra do Cipó

A Serra do Cipó abriga em torno de 1600 espécies diferentes de plantas, além da fauna, protegendo muitos animais que se encontram ameaçados de extinção. Além disso, há ainda uma enorme quantidade de nascentes dos rios, que dão origem a lindas cachoeiras, poços, corredeiras e cascatas, que são perfeitas para praticar esportes radicais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *