Montanhas Rochosas dos Estados Unidos da América
As montanhas rochosas não fazem parte apenas do território estadunidense, pois ela está presente em quase toda a extensão da América do Norte, chegando até a sua parte mais acima no mapa, já em terras Canadenses. Como já deu para perceber, essas montanhas se estendem por um longo espaço de terra, tendo aproximadamente 4800 quilômetros de comprimento, com uma altitude média que fica na casa dos 1200 metros. A sua largura por outro lado oscila muito em seus diversos diferentes pontos, mas em geral, a largura fica entre 110 e 500 quilômetros.
As famosas montanhas rochosas estão localizadas na parte Norte do continente americano em seu lado Oeste, o lado mais Ocidental do continente. O seu ponto mais alto em toda a sua extensão se dá ainda no território dos Estados Unidos, mais especificamente no estado do Colorado, onde o seu pico, chamado de Monte Elbert chega a uma altitude de 4400 metros. Assim como na América do Sul nós temos a imponente e magnifica Cordilheira dos Andes, mais em cima no mapa temos essas montanhas que também podem ser chamadas de Cordilheiras e que inclusive tem um processo possível de formação muito semelhante às Cordilheiras da América do Sul.
O início da Cordilheira das Montanhas Rochosas se dá no estado do Novo México nos Estados Unidos e ela chega até a região da Columbia Britânica já em terras canadenses. Hoje com os estudos e a tecnologia que temos em mãos, tem-se que essa cadeia de montanhas se formou no período conhecido como Cretáceo que engloba um período que foi de 165 milhões de anos atrás a até 66 milhões de anos atrás, mais especificamente há 70 milhões de anos atrás, no período que ficou conhecido como era cenozoica. Um fato curioso sobre essa cadeia de montanhas é que elas normalmente se formam em uma área de até 600 quilômetros no máximo em relação à costa marítima, mas as montanhas rochosas da América do Norte estão bem mais distantes do que essa área em relação à costa americana e canadense.
A beleza impressionante dessas montanhas em toda a sua extensão atrai pessoas dos mais diversos lugares, fazendo assim com que a atividade turística em torno delas movimente grande parte das economias das regiões do entorno da Cordilheira. Vale mencionar também que por muito tempo a densidade demográfica ao redor dessas montanhas foi baixíssima, com cidades consideradas de pequeno porte, no entanto, nos últimos 60 anos principalmente, essas condições mudaram e se viu um grande crescimento exponencial urbano nessas regiões, principalmente nos estados americanos do Colorado e de Utah.
A fim de preservar as belezas naturais magnificas que se vê nas regiões das Montanhas Rochosas, muitas áreas de preservação foram criadas desde o último século (XX), para conservar e proteger a região, principalmente em vista de um aumento da atividade turística. Hoje grande parte dos entornos das montanhas são protegidas por leis ambientais, ligadas às áreas de conservação, alguns dos principais dentre esses locais considerados protegidos e parques são o famoso e belíssimo Parque Nacional de Yellowstone, o Glacier National Park, o Rocky Mountain National Park e já no território do Canadá temos o Parque Nacional de Banff, o Parque Nacional de Jasper, o Parque Nacional de Kootenay, o Parque Nacional Waterton Lakes e o Parque Nacional Yoho.
Atividades nas Regiões das Montanhas Rochosas
Ao longo do tempo, assim como outras montanhas, as Montanhas Rochosas norte americanas foram sujeitas aos efeitos do tempo, como a erosão e outros processos que foram as moldando, assim como também foram moldando as paisagens e os ambientes nos seus arredores, hoje essas montanhas são cercadas por belíssimas paisagens, cercadas com muito verde, com uma grande vida animal e também com belíssimos vales e lagos de aguas cristalinas e geladas. Diante de tanta beleza, somada a grande altitude do local, propicia ao acumulo de gelo, é natural que muitas pistas de esqui tenham se formado.
A pista de Aspen, que está localizada no estado do Colorado, é provavelmente a pista de esqui mais famosa da América do Norte, atraindo muitas pessoas todos os anos, não é para menos afinal é um lugar de extrema beleza natural e que conta com locais altamente indicados para as atividades e para os esportes de neve, mas é claro há outras pistas também, nos diversos estados que são cortados pelas Montanhas rochosas, tal como a pista de Vail, também no Colorado, a Big Mountain e a Big Sky, no estado de Montana, a Park City em Utah, a Suna Valley em Idaho, Lake Louise já no Canadá no estado de Alberta, Fernie no estado de Columbia Britânica (Canadá), entre muitas outras.
Clima nas Montanhas
Nas cidades, nos parques e em regiões próximas às Montanhas rochosas, tem-se uma temperatura anual que fica em média na casa dos 6 graus Celsius, sendo mais quente nos meses de verão, ultrapassando os 25 graus Celsius nos dias de pico de calor, mas que nos meses de inverno do Hemisfério Norte (dezembro, janeiro, fevereiro e março) pode chegar a cair em até -15 graus negativos. A neve é comum em toda a região e a precipitação de chuva anual normalmente tem uma média baixa, equivalente ao que poderíamos chamar de um semi deserto, mas com muito frio.
Hidrografia
A hidrografia da região é composta de muitos rios e lagos, dentre eles os nomes mais importantes são o Rio Arkansas, o Rio Colorado, o Rio Columbia, o Rio Athabasca, o Rio Frasier, o Rio Liard, o Rio Missouri, o Rio Peace, o Rio Yukon, o Rio Grande, o Rio Platte, o Rio Snake, o Rio Yellowstone e o Rio Saskatchewan. As cadeias rochosas são um imponente divisor geográfico que separa muitas bacias hidrográficas, as águas originárias dessa Cordilheira são as principais fontes de água de toda a América do Norte, além disso, é interessante mencionar que essas águas desaguam em 3 diferentes oceanos, são eles o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico.
Turismo
O turismo para essa região lindíssima atraia pessoas de todo o mundo, para as mais diversas partes da sua longa extensão, provavelmente nos Estados Unidos o parque mais popular e procurado é o Parque Nacional Yellowstone, que contém uma incrível vida selvagem, as arvores sequoias gigantescas e que são vistas apenas ali, há incríveis lagos alpinos e a famosa cachoeira de fogo, que em uma época do ano fica iluminada pelo sol em um certo ângulo em que aparenta estar pegando fogo, além de muitas outras cachoeiras e paisagens impressionantes, que conta até mesmo com os incríveis gêiseres. No Canadá provavelmente o parque mais procurado pelos turistas é o Parque Nacional de Banff, que conta com lagoas de impressionante cor verde água e muitas paisagens de tirar o folego.