Huascaran Relevo

O Huascaran corresponde a um parque Nacional, localizado em uma cordilheira nos Andes, denominada Cordilheira Branca, em um departamento de Ancash, do Peru. A área total coberta por esse parque é de 3.400km². A sua fundação se deu no dia 01 de junho, do ano de 75.

No post de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre o Huascaran, seu relevo, clima, atrações e muito mais… Então, continue lendo para conferir tudo aqui!

Huascaran – Características e Curiosidades

O Huascaran também é o habitat do jaguar, do guanaco, do puma, do cervo-do-pantanal, de uma das espécies de colibri, tapir brasileiro e também do várias espécies diferentes de patos.

No ano de 85, a Unesco declarou o Parque como Patrimônio Mundial. Foi o governo do Peru quem iniciou a proteção do local, com a finalidade de proteger fauna e flora locais, sítios arqueológicos, formações geológicas e o belo cenário panorâmico.

Além disso, mais um dos objetivos era incentivar a realização de pesquisas científicas de recursos tanto naturais quanto culturais daquela região.

Nesse parque, há imensas montanhas. Inclusive, o seu relevo é composto, basicamente, por elas, com alturas variando entre 2 mil a 6 mil metros de altura. O nome Huascaran, inclusive, é o mesmo nome que do pico mais alto existente no Peru. Ele tem quase 7 mil metros de altura.

Características da Cordilheira Branca

A Cordilheira Branca, onde está situado o Parque Nacional Huascaran, é considerada com um centro de montanhas peruano. Além disso, é também tido como uma das formações montanhosas mais lindas dos Andes.

O local é composto por uma grande sucessão de belas montanhas nevadas, que apresentam muitos aspectos diferentes, bem como grau de dificuldade também. E que podem ser acessadas por meio de vales bem estreitos, contendo uma vegetação super rica.

Essa Cordilheira encontra-se localizada na região centro-oeste peruana, a uma distância de 400 quilômetros de Lima. Partindo da capital, é comum o transporte utilizando ônibus. Inclusive, há saídas todos os dias, e contam com um conforto razoável. Principalmente para quem opta pelo ônibus leito.

Além disso, dentro da área do parque, existem 296 lagos, 663 glaciares, 41 afluentes provenientes de 3 rios de grande importância do país (Pativilca, Santa e o Maranón).

Parque Nacional Huascaran

Parque Nacional Huascaran

Como se não bastasse, as lindas paisagens do Parque e de toda a Cordilheira Branca impressionam os visitantes. Por esse motivo, elas atraem turistas de toda parte e, principalmente, aventureiros, que adoram escalar as suas altas e belas montanhas.

Algumas das principais atividades realizadas no local são: trekkimg, escalada, escalada em bicicleta, snowboarding e acampamento na natureza.

O valor da entrada para o Parque Nacional Huascaran é de 10 soles, com duração de 24 horas. Para uma estadia, que pode durar até 21 dias, o valor é 65 soles.

A estadia pode ser em campings que se encontram espalhados em toda a área do parque, ou também é possível ficar em alguns refúgios pequenos no local.

O clima da região do Parque Nacional de Huascaran, e da Cordilheira Branca é temperado, apresentando estação seca, que se estende de maio até o mês de setembro. Se for viajar para o local, uma dica é evitar ir no período chuvoso, que vai de janeiro até março.

Quanto à vegetação dos vales da região, ela é muito variada e rica. Além disso, a principal árvore existente no local se chama quenua. Sem contar na grande diversidade da fauna, que possui animais como pumas, gaivotas, ursos, patos e condores.

O Que Fazer no Parque Nacional de Huascaran

Esse parque conta com cerca de 300 opções diferentes de lagos glaciares. Portanto, o que não falta são opções para passear. Além disso, para quem viaja para o local, pode aproveitar os pacotes turísticos, nos quais estão inclusos acampamento na natureza, montanhismo e escalada.

O local mais famoso do Parque Huascarán é a Laguna 69. O que mais atrai os turistas até o local é a beleza do intenso azul das águas, que deixa muita gente curiosa.

O passeio para conhecer o local tem início bem cedo, começando por uma viagem pela rodovia toda asfaltada, com a duração de 1 hora e meia, que vai de Huaraz até Yungay, um povoado da região. Nessa viagem também está inclusa uma parada no caminho para os viajantes tomarem café da manhã.

Depois de chegar a Yuangay, há um acesso por uma estrada toda de terra, com aspecto super íngreme, e com várias curvas, na qual é preciso seguir por 25 km até chegar às lagoas Llanganuco. Ao chegar nesse local, é hora de parar novamente, só que para tirar fotos dessa vez.

Depois das fotos, segue-se a viajem por alguns poucos minutos, até chegar ao Cebollapampa, outro povoado da região, que corresponde ao local de início do trekking.

A duração da caminhada é de cerca de 3 horas. Além disso, ela é considerada como uma caminhada de nível médio a difícil. Dizem que ela é um tanto complicada por causa da altitude.

Tanto é que muitas pessoas sentem uma certa dificuldade de respirar, além de bastante cansaço também. No entanto, quando se deparam com a beleza estupenda do local, as pessoas até se esquecem dos desconfortos que sentiram.

O que mais impressiona é linda lagoa existente atrás do nevado Chacraju, que corresponde a uma montanha imensa, com mais de 6 mil metros de altura.

Para ter acesso à lagoa, é preciso pagar uma taxa de 10 soles. Portanto, é importante se informar devidamente com a sua agência, se esse valor já está ou não incluso no pacote que você contratou.

Há algumas agências que oferecem aos visitantes um piquenique no alto da montanha, onde eles podem ficar por até 1 hora. A volta costuma ser mais rápida. Em geral, demora 2 horas, e o seu final é em Cebollapampa. É nesse local que estão os transportes para levarem os turistas de volta até Huaraz.

É importante frisar que, devido às altitudes elevadas, é comum a temperatura ser bem amena. Portanto, quando viajar para esse local, é importante levar roupas de frio, mas que podem ser facilmente retiradas, caso o sol resolva esquentar durante o dia.

Enfim, essas são as principais características do Parque Nacional Huascarán, como relevo, vegetação, clima, atrações e como chegar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *