Trekking
O trekking em outras palavras pode ser também reconhecido pelo termo “fazer trilhas”, afinal a própria tradução da palavra trekking, que é uma palavra em inglês, justamente é a palavra caminhada, apesar dessas definições teóricas, na prática mesmo o que acontece é que as duas atividades são um pouco diferentes, pois o trekking é considerado um pouco mais exigente em grau de dificuldade do que as trilhas, tanto que muitas pessoas que querem fazer trekking podem começar treinando em trilhas mais tranquilas e que não sejam tão difíceis, por isso mesmo é que a atividade física regular anda passo a passo com essa atividade e prática.
Antigamente as pessoas que mais faziam esse tipo de esporte eram aqueles considerados aventureiros, os atletas, as pessoas que eram mais próximas da natureza, no entanto, nos dias de hoje existem os mais diversos tipos de pessoas possíveis que estão se tornando cada mais adeptos da pratica do trekking. Essa maior adesão da atividade por públicos considerados bem diversificados, se deve também as tendências que temos na atualidade de valorizar as coisas mais simples, de valorizar a natureza, de estar em contato com o meio natural, de encontrar lugares que ainda não foram tão tocados pelo homem, tudo isso fez com que cada vez mais pessoas se atraíssem e interessassem pela atividade.
Quando falamos sobre a procura por lugares que ainda tenham um certo ar de intocados, estamos falando principalmente sobre o que vem acontecendo com o advento das redes sociais, que por um lado ajudou intensamente na divulgação dos mais diversificados e distantes lugares, o que consequentemente passou a atrair mais e mais turistas, visitantes e pessoas que antes não conheciam aquela região, o fluxo de pessoas se locomovendo se tornou ainda maior e assim, muitas localidades que antes eram consideradas isoladas, desconhecidas passaram a ser altamente visitadas, o que por um lado é uma coisa muito boa para o turismo e para a economia do local, mas em contrapartida é bem mais difícil nos dias de hoje encontrar os chamados refúgios da natureza, onde você consegue ter um contato mais direto com o meio ambiente.
A situação descrita acima, evidencia um dos motivos pelo qual mais pessoas aderiram a atividade conhecida como trekking, normalmente quem pratica essa atividade busca um contato maior com a natureza, busca um lugar mais distante e mais tranquilo em relação a presença e interferência humana, além de também buscar uma maior tranquilidade fazendo uma atividade que faz bem para a saúde física e mental. Hoje muitos destinos de trekking já são um pouco mais cheios, mas nada comparado com os locais onde o acesso é mais facilitado e que se pode chegar facilmente de carro, por exemplo, afinal não é todo mundo que está disposto a fazer um exercício ou esforço maior pela recompensa.
Como Iniciar a Prática Do Trekking?
Agora vamos então falar sobre o trekking e como começar a se aventurar nessa área, para quem ainda é iniciante na atividade, tem alguns conselhos que podem ser muito bem aplicados para você não começar sem saber nada sobre o assunto, ao longo do texto vamos falando um pouco mais sobre eles. A primeira coisa que precisamos falar é sobre o condicionamento físico das pessoas, afinal é muito importante que você conheça o seu corpo, o seu limite, a sua capacidade física, etc., uma vez que não se pode fazer mais do que é suportado pelo seu organismo, para que não haja complicações e aquilo que seria um momento de lazer muito prazeroso se torne um problema.
Existem trilhas e trilhas que podem ser feitas, em uma mesma região podem existir trilhas, caminhos, atividades para todos os tipos de organismos e de todos os níveis de dificuldade. Os níveis de dificuldade são o fácil, moderado (as vezes chamado de intermediário) e difícil, claramente cada um deles pede um preparo físico diferente, afinal uma pessoa com pouco ou nenhum preparo físico não está apta a começar a praticar o trekking em um local de nível difícil. Para começar a pratica, saiba se você tem preparo físico, mas como fazer isso? Avaliando alguns pontos como, você faz atividade física regularmente? Você tem alguma complicação de saúde, seja em relação a respiração, seja em relação as articulações ou outras complicações variadas? Você tem uma dieta balanceada que vai garantir os nutrientes necessários para te manter forte e te sustentar durante o trajeto? Tudo isso deve ser questionado e respondido por você mesmo, talvez com o auxílio de um médico.
Uma vez respondidas todas as questões acima e não há mais nenhuma complicação em relação ao seu corpo, podemos então dar início a prática de trekking, a indicação é não fazer de sua primeira experiência, a experiência de nível mais avançado ou difícil, o melhor a se fazer é começar pouco a pouco no nível mais fácil ou no máximo no nível intermediário. Outra coisa é usar peças que lhe ajudem a diminuir quaisquer possíveis atividades no percurso, tanto em relação a roupas, quanto em relação aos sapatos mais indicados e também equipamentos, que por sua vez irão deixar a sua experiência muito mais segura e interessante.
O primeiro passo dessas dicas é falar quais são os equipamentos essenciais para o praticante de trekking e aqui começamos falando sobre a mochila especifica para a atividade, que é chamada de mochila cargueira e estão disponíveis em diversos tamanhos diferentes, o que você tem que ver é a quantidade de coisas que você quer carregar com você, lembrando que quanto maior, mais pesada e dessa forma mais peso você irá carregar durante a pratica do trekking. Outra coisa são as camisetas conhecidas como dry fit, porque o tecido usado para fazer esse tipo de roupa é muito mais leve, fino e com características especificas para absorver o suor, mais um ponto positivo é que alguns modelos ainda tem a opção da proteção UV, consulte essa informação na hora da compra, consulte também as especificidades em relação as lavagens desse tipo de roupa.
Um outro item essencial para essa prática é o que conhecemos como botas de trekking, já que os sapatos são essenciais para uma boa prática e uma boa experiência, afinal se seus pés ficarem machucados você precisará terminar o percurso sentindo desconforto ou dores. O melhor a se fazer é comprar um sapato específico, que são justamente essas botas, pois além de mais confortáveis, alguns modelos são também impermeáveis em relação a água e o seu solado também é preparado para esse tipo de local e caminho, uma vez que os tênis até podem ser confortáveis, mas muitas vezes não lhe darão a estabilidade e a sustentação necessária para uma boa prática.
Mais uma dica imperdível é um tipo de jaqueta especifico para quem pratica esportes, em especial esportes ao ar livre, essas peças recebem o nome de anorak, ela é muito útil porque normalmente é de material leve e que faz pouco volume na bolsa, além disso, ela protege de alguns tipos de condições climáticas, como o vento, principalmente o vento intenso, protegendo o seu corpo e diminuindo o frio, apesar dela não proteger exatamente em relação ao frio intenso de temperatura. Essas jaquetas são também impermeáveis aliviando de certa forma os efeitos da chuva e do sol se for o caso de usá-las em um dia de sol. A jaqueta anorak deve ter duas camadas, a camada mais exterior é chamada de corta vento e se trata do tecido impermeável, enquanto que a camada interior geralmente é de fleece.
Outros acessórios indicados são uma lanterna, para os trekkings que aconteçam durante o período noturno e também para os locais onde a mata for fechada, os quais não tem muita luminosidade nem mesmo de dia, tem as lanternas normais de mão e as lanternas de se usar na cabeça. O bastão de caminhada também pode ser muito importante, já que ele ajuda muito no quesito estabilidade e para diminuir o impacto nas articulações, principalmente articulações do joelho, apenas consulte como usar ele a seu favor, para ele não ter efeito contrário. Uma última dica é que as peças de roupa que você for usar sejam sempre confortáveis, principalmente as calças.