Práticas de Sustentabilidade Para um Mundo Melhor

A cada dia que passa esta palavra entra mais na moda. Os meios de comunicações também estão com maior preocupação, aumentando o espaço na programação para cobrir assuntos relacionados com a temática do século XXI.

Se cada pessoa ajuda, existem chances evidentes das metas do milênio serem atingidas. No Brasil, as grandes escolares começam a ser modificadas. Geopoliticamente, o país deve representar o ideal sustentável no mundo mais do que qualquer outra nação. Conheça algumas práticas de sustentabilidade.

Proteja Nosso Planeta

Proteja Nosso Planeta

Natureza e Sustentabilidade

A natureza precisa de ajuda. O Planeta Terra funciona como se fosse uma grande máquina, quando se retira qualquer peça, nunca mais volta a funcionar da mesma maneira, mesmo com a reposição. Em termos gerais, a sociedade precisa compreender que a sustentabilidade é mais do que urgente para que não aconteça o fim do mundo.

Na responsabilidade ambiental em favor do mundo sustentável, os empreendedores cumprem as legislações cabíveis em ramos produtivos diferentes e enfatizam políticas internas definidas para reduzir resíduos e comportamentos de manejo sustentável nas florestas.

Coleta do Lixo

O passo inicial está na coleta de lixo feita de maneira sustentável. Necessário colocar as lixeiras separadas de acordo com cada resíduo. Esta prática se torna indispensável para que facilitar a vida dos recicladores. Pessoas que moram em apartamentos precisam exigir do síndico este tipo de medida. Os lixos tóxicos devem ser dispensados em instituições especializadas em recolha.

Bebedouro de Água

Tanto condomínios como ambientes escolares precisam da presença de bebedouros instalados em regiões cercadas por gramados. Desta maneira, as partículas de água podem abastecer a grama em níveis consideráveis. Usar a água de maneira sustentável representa passo necessário, visto que estimativas da ONU apontam diminuição do consumo deste recurso natural em trinta por cento no ano de 2030.

Produtos Sustentáveis

Diversas empresas dizem que estão de acordo com todos os preceitos da sustentabilidade, quando na verdade, a minoria se preocupa de forma legítima, sendo que temem mesmo as regras impostas pelos Estados, que podem trazer multas altas aos empresários desmatadores.

Os consumidores precisam ficar com olhos atentos aos selos que atestam o nível de sustentabilidade no produto considerado sustentável. O Ministério da Agricultura representa a principal autenticação. Podem existir alguns selos independentes conquistados pelo alto nível de sustentabilidade presentes nas linhas de produção.

Selos de Práticas Sustentáveis

Alguns selos independentes estão se proliferando no mercado, normalmente estão ligados intimamente com os dois órgãos citados acima. Há bastante dificuldade para a conquista, existem especificações que somente quem evidencia sustentabilidade pode atingir. Os selos independentes possuem níveis dificultosos para estarem de acordo com as especificações estipuladas pelas leis relacionadas com a tematização.

As práticas sustentáveis também devem estar inseridas nas condições de trabalho dos profissionais envolvidos em todos os tipos produtivos dos produtos, desde a fabricação até mesmo a distribuição. Todos os trabalhadores precisam atuar em condições não escravas e com segurança nos ambientes que demonstram alto risco a integridade física dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo.

O mercado representa elemento amplo e de difícil controle pelo Estado. Conferir as especificações técnicas utilizando a internet como ferramenta simboliza aspecto imprescindível. Pequenas suspeitas devem ser levadas ao Ministério da Agricultura na forma de denúncia.

Os consumidores também precisam ficar atentos ao adquirirem espécies consideradas em extinção, como no caso das madeiras ou carnes de certos tipos de animais, principalmente peixes. As formas de pesca também devem ter credibilidade na sustentabilidade. O atum, por exemplo, quando pescado de forma errada pode prejudicar na evolução da espécie na região.

Mundo Sustentável e Iniciativa Privada

O mundo sustentável precisa da ajuda das empresas para que o costume se torne natural entre as populações. A maior parte da vida dos trabalhadores é passada dentro do itinerário. Empregadores que reservam algumas horas para estimular ações educativas no ambiente de trabalho colaboram de forma direta com a promoção da sustentabilidade.

As empresas sentem maior necessidade de implantar programas relacionados com o desenvolvimento sustentável. Os planos acontecem tanto no campo produtivo como na reeducação dos trabalhadores que compõem a força produtiva. O Planeta Terra precisa de ajuda também da iniciativa privada para que o mundo sustentável se torne realidade.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Gastos Com Prevenção Saem mais em Conta aos Empresário

De qualquer forma, prevenir é melhor do que remediar. Empreendimentos percebem que os custos para atuar com prevenção na redução do passivo ambiental são inferiores do que os existentes com reforma do efetivo depois de ser multado pelo Estado. O desenvolvimento sustentável também engloba o respeito aos direitos humanos nas rotinas de trabalho.

O trabalho escravo está sendo combatido pelos governos dos países do MERCOSUL. As ações do MTE (Ministério do Trabelho e Emprego) no Brasil contra o trabalho escravo são dignas de admiração. As leis trabalhistas brasileiras talvez represente o único conjunto legal que funciona dentro de terras nacionais.

Opinião Pública e Práticas Sustentáveis

Nenhum empreendedor aprecia a ideia de ver o nome da empresa visto de forma negativa pela opinião pública, liderada pela própria imprensa que promove aos poucos a mudança do enfoque, sendo vigia da sociedade, cobrando dos representantes públicos medidas efetivas contra negócios não respeitadores dos preceitos do mundo sustentável.

Crimes ambientais provocam escândalos de grande repercussão. Ambientalistas se reúnem em grupo para realizar diversas formas de protestos, desde manifestações na rua até com florescimento de críticas em artigos postados nos blogs ou redes sociais. Pode representar crise incontrolável, culminando com a queda das vendas e surgimento das bancarrotas.

Consumidores param de consumir, gerando crise entre os investidores que ficam desacreditados na recuperação da empresa conhecida por não favorecer o mundo sustentável. Acionistas repassam os títulos. Em poucos meses, a sociedade em geral está contra a produção, cujos produtos ficam caros pela queda no consumo.

Para atender às normas ambientais, os empreendedores têm gastos consideráveis, embora menores do que os existentes para pagar multas ou fazer reformas sustentáveis sem planejamento, alto risco principalmente pela atual crise econômica mundial. Enquadramento e cumprimento das condições ambientais preestabelecidas são pontos ambicionados aos que querem economizar no futuro. Na era da globalização, a sociedade da informação é medida fundamental para a reputação dos negócios.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *