Poluição na Atmosfera

Existem diversas formas de poluir a atmosfera, sendo que a combustão dos combustíveis e efeitos de queimadas ainda continuam sendo os principais vilões. O alto índice de THC já chegou inclusive a fazer um buraco na camada de ozônio, situado na Oceania. A constante poluição atmosférica destrói a camada de ozônio, culminando no fim do mundo. Conheça as principais características da poluição na atmosfera.

Poluição na Atmosfera

Poluição na Atmosfera

Definição da Problemática!

Significa a introdução de substâncias nocivas para o ar, prejudicando as formas de vida humana que respiram ar poluído. Ecossistemas e recursos naturais também são colocados em risco pelo processo de degradação atmosférica.

Inclusive os bens materiais sofrem com a ação que coloca em risco diversos valores estéticos. Substâncias poluentes se concentram nas massas de ar que espalham o dano conforme as condições climatéricas. Mecanismos racionais podem originar novos poluentes.

Materiais biológicos, partículas sólidas, gases, partículas e energia podem ser contaminados com a poluição gerada na atmosfera. Os contaminantes provocam danos não somente para a saúde como também ao ecossistema. O aquecimento global possui relação direta com a problemática, assim como a presença de chuvas ácidas que contaminam plantações e condições do solo.

A poluição fica mais contaminante na medida em que está dispersa na atmosfera, fator que depende diretamente de condições climáticas como velocidade do vento e temperatura. A topografia de região também representa outra variável do nível poluidor.

A união entre camadas de ar frio e quente provoca inversão térmica, auxiliando na lentidão da dispersão dos contaminantes nos terrenos. Na tecnologia da atualidade, os cientistas podem prever os níveis de dispersão e as ações causadas no solo.

Protocolos estão sendo assinados por algumas potências no intuito de unir forças contra a degradação ambiental gerada pela constante poluição na atmosfera. Interessante notar que os Estados Unidos não assinaram os principais, como no caso do Protocolo de Kyoto.

Planeta Atmosférico Contra Expansão Industrial

Críticos apontam a posição como clara evidência de que o Tio Sam não quer diminuir a atividade industrial. Com a crise econômica mundial, o cenário ainda possui tendência para piorar de forma considerável. Grandes potências não levam os protocolos com seriedade e a poluição na atmosfera vai sendo acumulado.

Por outro lado, países como o Canadá abrem a bandeira na luta pela purificação atmosférica. O protocolo de Montreal, por exemplo, fez com que fábricas e consumidores abolissem o CFC, considerado como acordo que mais fez sucesso no globo.

A gravidade do planeta mantém camada de gases no seu entorno. Sistema complexo que até hoje não foi decodificado de forma completa pelos cientistas. Possui incumbência principal de proteger as formas de vida com a absorção da radiação solar ultravioleta. A poluição atmosférica prejudica a camada de ozônio, mais produção industrial poderá culminar com a extinção da vida humana.

Por Renato Duarte Plantier

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *