A grande riqueza de um país são os seus recursos naturais e a preservação de sua flora original. O Brasil é um país de dimensões continentais e como tal é natural que abrigue inúmeros ecossistemas e variedade de fauna e flora. Uma forma de preservar essa riqueza de nosso país é através da criação dos chamados Parques Nacionais.
A seguir vamos explicar o que são os parques nacionais, para que eles servem e ainda listar alguns dos principais que temos no Brasil. Assim a próxima vez que você pensar em fazer uma viagem poderá considerar ir conhecer um desses belos parques.
O Que é Parque Nacional?
.
Um Parque Nacional é um parque está sob preservação, ou seja, que possui mecanismos e cuidados para que a sua flora original seja mantida. Seja pela importância ecológica ou por sua beleza essas áreas são preservadas. Geralmente, os parques nacionais são de propriedade do estado.
Além de preservar a vegetação original para fins de beleza os parques nacionais são importantes para que seja possível realizar inúmeras pesquisas com os espécimes que existem apenas nessas áreas. Também se torna possível realizar atividades de educação e interpretação ambiental.
O Brasil possui três tipos de parques que são protegidos, os parques municipais, os estaduais e os nacionais. Os três tipos se enquadram dentro da mesma legislação. A gestão dos Parques Nacionais é feita pelo ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado em 2007.
Os Principais Parques Nacionais
Parque Nacional da Amazônia
.
A área do Parque Nacional da Amazônia é drenada pelo rio Tapajós, o maior afluente desse rio é o Jamanxim. Muitos pequenos rios e igarapés nascem nessa área e acabam desaguando no Tapajós. Exatamente por isso nessa região é possível observar muitas corredeiras, afloramentos rochosos e lindos bancos de areia.
Grande parte do solo do parque é coberto pela floresta úmida de terra firme, possui uma grande variedade de espécies de árvores, as mais altas chegam a alcançar 50 metros. Devido a pouca luminosidade os estratos inferiores são bastante ricos em trepadeiras, líquens, orquídeas, musgos e samambaias.
Parque Nacional da Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina é uma região de Minas Gerais que recebeu muitos mineradores atrás dos diamantes que eram abundantes nessa região. Esse parque nacional está localizado no centro do estado da Bahia e está distribuído entre os municípios de Mucugê, Palmeiras, Ibicoara, Itaitê e Lençóis.
O acesso a esse parque pode ser feito seguindo pela BR-242, saindo de Salvador rumo a Feira de Santana e Itaberaba. A sede desse parque está localizada na cidade de Palmeiras. O clima predominante é o tropical com algumas precipitações pluviométricas, pode acontecer de ficar sem chuva durante 4 a 6 meses.
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado sobre um trecho de planaltos divisores que ficam entrem as bacias dos rios Amazonas e da Prata. A distância desse parque até Cuiabá é de apenas 67 km, por isso pode ser visitado sem maiores problemas para se chegar até ele.
A rede de drenagem desse parque abriga cabeceiras de vários importantes como o Aricazinho, Mutuca, Coxipó, córrego Salgadeira e outros. O relevo dessa região é aplainado no topo e estilo escarpado nas bordas. As suas altitudes variam de 600 a 800 metros e a sua superfície é moldada nos arenitos da formação Bauru.
Foi dessa superfície que se originou as areias quartzosas e também nos sedimentos terciário-quaternário se originaram os latossolos vermelho-amarelos.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no estado de Goiás, englobando os municípios de Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás, Nova Ramos, Teresina de Goiás e São João da Aliança.
O clima que predomina nesse parque é o típico dos cerrados brasileiros que é marcado por uma época de seca intensa em setembro. Esse mês é bastante crítico devido a possibilidade de ocorrência de fogo.
No período que vai de novembro a fevereiro as chuvas ficam intermitentes. Esse parque está localizado sobre terras que oscilam entre 1.400 e 1.700 m e sob os restos de uma antiga superfície de aplainamento que é conhecida como Chapada dos Veadeiros.
Esse espinhaço da Chapada dos Veadeiros atua como um tipo de divisor de águas da bacia dos rios Paraná e Maranhão. A vegetação que predomina em grande parte do parque é Cerrado que está representado por campos sujos, veredas acompanhadas de matas ciliares, campos limpos entre outras.
Parque Nacional Ilha Grande
Esse parque se encontra localizado na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul nos municípios de Altônia, Guaíra, Vila Alta, Icaraima, São Jorge do Patrocínio, Naviraí e Itaquiraí, Mundo Novo e Eldorado. É interessante destacar que as rodovias que dão acesso a esse parque estão asfaltadas e passam por Curitiba, capital do Paraná.
O Parque Nacional Ilha Grande está aberto durante todo o ano e em todos os dias da semana, não há cobrança de ingressos. A infraestrutura de dentro do parque é no melhor estilo rústico. Não deixe de fazer os passeios de barco, uma ótima opção de lazer.
O relevo desse parque é plano e formado por um arquipélago que conta com centenas de ilhas e ilhotas que podem se associar formando regiões pantanosas, planícies de inundação e várzeas. A vegetação do parque é definida pelo local em que ela está, ou seja, um ecótono (zona de transição) entre a Floresta Estacional Semidecícua, o Pantanal e o Cerrado.
Parque Nacional da Tijuca
Esse parque está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro e inclui a Floresta da Tijuca, Serra da Carioca e o conjunto da Pedra Bonita-Pedra da Gávea. O acesso ao Parque Nacional da Tijuca é feito através de vias urbanas e através de sete portões que estão na entrada do parque.
O clima nesse parque conta com várias precipitações e também ausência de tempo seco durante o inverno. Podemos definir como um clima temperado. O parque pode ser uma opção para quem está visitando ou quem mora na cidade do Rio de Janeiro, pois está aberto a visitação durante todo o ano. Um dos pontos mais visitados da cidade.