Os Culpados pelo Aquecimento Global

Diversos setores discutem para saber qual está na lista dos principais culpados pelo aquecimento global, gerado em consequência dos gases de calor que não conseguem sair da atmosfera terrestre por causa do nível de poluição. Por consequência, o globo terrestre aumenta a sua temperatura interna, prejudicando na qualidade de vida não somente de seres-humanos como também de outras espécies de animais, insetos e microrganismos. Conheça os seus principais culpados pelo aquecimento global!

01: Queima de Combustíveis Fósseis

.

Nações investem bilhões de dólares em pesquisa no sentido de aprimorar as energias alternativas, como caso do biodiesel, não se preocupando inclusive com o aumento gerado no preço dos alimentos nos supermercados, visto que boa parte das plantações destinadas ao consumo está utilizada para aprimorar o biodiesel.

De certa forma, esta mudança no cenário mundial vem de encontro com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), documento que adverte sobre a necessidade da consciência mundial contra as ações que levam ao aumento do nível dos oceanos ou da temperatura.

Embora a imprensa aplique até mesmo tendência sensacionalistas para advertir sobre os problemas que podem ocorrem com o aumento do aquecimento global, os grandes documentos de advertência não encontram ecos.

Não se pode ignorar o fato de que nas residências existem diversos utensílios feitos de materiais vindos do petróleo, caso dos utensílios plásticos e das fibras sintéticas. Interessante notar que as resinas termoplásticas são responsáveis por gerar computadores, brinquedos e eletrodoméstico. Neste sentido, fica evidenciado que a queima do petróleo não está relacionado apenas com o combustível dos veículos, fato que torna a problemática mais complicada de ser solucionada.

Pensadores apontam que a única saída que o mundo pode encontrar para resolver a problemática está em declarar o fim da era das máquinas à base do petróleo no combustível, considerado o primeiro colocado entre os principais causadores do efeito estufa gerado em consequência do aquecimento global.

O petróleo enriquece pessoas e promove emprego para diversos indivíduos. Gera inclusive discussões de ordem geopolítica, como o dilema das Ilhas Malvinas que engloba Argentina contra Inglaterra em batalhar ideológicas, sendo que no final da década de setenta do século XX a disputa entre as duas nações culminou inclusive em guerra.

Por estes e outros extensos motivos o petróleo é chamado de “Ouro Negro”. Com muitos poderes em jogo a complexidade da substituição do resíduo fóssil por outras formas de energia fica complicada a cada nova temporada.

Outro combustível fóssil com previsão de aumento no uso e que pode piorar o quadro de aquecimento global está no carvão. De acordo com o IEO 2010 (International Energy Outlook), o cenário de problema energético no mundo, principalmente na Ásia, faz com até o ano de 2035 o consumo pode aumentar para a faixa dos cinquenta por cento.

Entre os países considerados destaques no consumo de carvão a terra do tio San está na liderança, visto que também possui as maiores reservas do gênero em todo o mundo, estando acima inclusive do território chinês. A geração termelétrica deste mineral se equivale a quarenta por cento da gerada no globo terrestre.

Os formuladores de política energética possui incumbência de prover as energias às gerações atuais e ao mesmo tempo garantir o usufruto entre as futuras. Talvez a principal barreira encontrada no objetivo árduo esteja na disseminação de tecnologias que atendam de maneira qualificada as necessidades e com preços aceitáveis entre grande parte da sociedade.

02: Queimadas para a Agricultura

.

O Brasil é líder com relação à presença de florestas tropicais, elementares para diminuir o aquecimento global. Porém, também está na liderança de queimadas que são geradas em grosso modo para desenvolvimento da agrícola, que ao invés de ajudar no controle da temperatura vai ser elemento que consome maior número de água. Interessante notar que noventa por cento da água disponível para o consumo têm o uso direcionado à agricultura. Não se pode ignorar o prejuízo atmosférico gerado por gases lançados na atmosfera em consequência das queimas. A menor parte delas tem sua origem natural.

03: Maus Hábitos Ambientais

Banhos Demorados

Banhos Demorados

Os banhos demorados também estão na liderança dentro do desperdício do recurso natural que está com os dias contados dentro do planeta com populações que crescerem em detrimento da disponibilidade de recursos naturais.

Diversas pessoas ignoram os problemas ambientais da atualidade e lavam as calçadas com mangueiras sem nenhum cuidado com relação à saída da água. Em algumas cidades a ação é punível de multa. Apenas quinze minutos debaixo do chuveiro consome quarenta e cinco litros de água, sendo que a situação pode piorar com o uso do modelo elétrico na temperatura quente.

04: Falta das Áreas Verdes

Áreas Verdes

Áreas Verdes

A presença de árvores em zonas urbanas diminui o excesso de calor pode ser absorvido. O clima pode ser devolvido com maior frescor pelas espécies vegetativas. Locais com grande número de vegetais possuem maiores chances de trazem temperaturas amenas, ideais para a sobrevivência dos seres humanos.

Se não fossem as árvores no trabalho a temperatura no planeta Terra seria inviável para que diversas espécies vivas sobrevivessem, inclusive os seres-humanos. Neste sentido, o crescimento da urbanização, que representa sintoma em todos os países do mundo, precisa estar atrelado com a sustentabilidade no sentido de sobre guardar a própria existência do homem.

05: Crescimento das Zonas Urbanas

O crescimento urbano traz consequências negativas para o globo terrestre com relação ao aquecimento global. O crescimento sem planejamento sustentável funciona inclusive como espécies de bomba relógio. Quanto mais pessoas existem no mundo, maiores serão as necessidades do usufruto de recursos naturais que são essenciais para manter a vida humana.

Aumento da urbanização sem a constante presença das áreas verdes urbanas resulta na alteração dos ciclos da água. Isso acontece porque os solos perdem o poder de impermeabilização. O aumento no nível das cheias acontece em grosso modo nas regiões que possuem carência no sistema de saneamento.

06: Usinas Hidrelétricas

As constantes construções de hidrelétricas acontecem em consequência do consumo de energia exorbitante por parte de residências e indústrias. Com isso, os leitos dos rios são prejudicados com constantes inundações que não estão previstas nos cursos há longas gerações. O fato prejudica o ciclo de animais nos habitats ao redor, que muitas vezes precisam migrar de nicho ecológico.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *