Função do Sistema Nervoso dos Animais na Natureza

Para sobreviver, os animais devem ser capazes de coordenar as funções de suas muitas células especializadas. Precisa receber e digerir os alimentos, puxar o oxigênio do ar, circular os nutrientes e oxigênio para as células, eliminar desperdícios, mover, manter a temperatura corporal, e reproduzir. Animais também têm desenvolvido vários comportamentos que os ajudam a sobreviver. Todos estão ligados ao sistema nervoso central. Conheça a função que os animais executam na natureza do sistema nervoso do cérebro.

Sistemas De Controle

Os seres humanos e outros animais altamente evoluídos desenvolveram dois sistemas principais para coordenar e sincronizar as funções de seus milhões de células individuais. O sistema nervoso funciona rapidamente pela transmissão de impulsos eletroquímicos. O sistema endócrino é mais lento no controle e funciona através da liberação de sinais químicos para a circulação. Além de coordenar as funções corporais essenciais, estes dois sistemas de controle permitem com que o animal reaja em ambos ambientes, externos e internos.

Sistema Nervoso Dos Animais

As funções do sistema nervoso central acontecem pela transmissão quase instantânea dos sinais eletroquímicos. Os meios de transmissão são células altamente especializadas, conhecidas como neurônios, unidades funcionais do sistema nervoso. O neurônio é uma célula alongada, que geralmente consiste em três partes principais: Dendritos, corpo da célula e o axônio.

Sistema Nervoso Dos Animais

O neurônio típico contém muitas dendrites, que têm a aparência de finos ramos que se estendem do corpo celular, que por sua vez está composto por núcleo e organelas da célula. Os neurônios estão muitas vezes ligados em cadeias e redes, mas eles nunca realmente entrar em contato uns com os outros. Os terminais axonais do neurônio são separados das dendrites adjacentes por um pequeno intervalo conhecido como sinapse.

Como os animais se tornaram mais complexos e os sistemas nervosos evoluíram, redes desorganizadas de nervos são encontradas em acnidários como água-viva. Anelídeos e moluscos têm simples grupos organizados de neurônios conhecidos como gânglios. Artrópodes exibem sistemas complexos que incluem muitos nervos e órgãos sensoriais, tais como antenas e olhos compostos.

Vertebrados marcar o ponto culminante da evolução do sistema nervoso por ser centralizado, com um grande cérebro que pode processar informações complexas e numerosas especializadas em órgãos sensoriais.

Sentidos Dos Animais

Os órgãos dos sentidos fornecem informações sobre o meio ambiente, do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central. Órgãos complexos, como os olhos e ouvidos, assim como mais simples receptores sensoriais, tais como os encontrados na pele e articulações, fornecem informação em bruto sobre o meio ambiente, disparando potenciais de ação em circunstâncias especiais.

1. Visão – Os olhos podem determinar a intensidade da luz, bem como a sua cor. A retina do olho contém fotorreceptores especializados em sentir as diferentes propriedades da luz que os atinge. São muito sensíveis e respondem a baixos níveis de iluminação, uma propriedade que é importante para a visão noturna. Pigmentos nas células fotorreceptoras mudar as suas formas moleculares quando estimulados pela luz, levando ao disparo de um potencial de ação de neurônios no olho.O impulso passa ao longo do nervo óptico para o lobo occipital do cérebro, onde a informação visual é processada. A luz está focada sobre a retina pela lente do olho, que pode mudar de forma, a fim de manter uma imagem focada. A pupila é o buraco no olho, que regula a quantidade de luz, pode passar através da lente. O diâmetro da pupila é ajustado pela íris muscular. A córnea é a camada exterior transparente do olho e ajuda a dobrar a luz através da pupila.
  2. AUDIÇÃO – Nos ouvidos, a energia do som faz com que o tímpano ou membrana timpânica vibrem com a mesma frequência do que o som. A vibração é efetuada através de ossos pequenos, os ossículos auditivos, que amplificam a vibração e direcional para a cóclea.
  3. Equilíbrio – O ouvido também ajuda a manter o equilíbrio. Três canais semicirculares em cada orelha contêm células ciliadas especializados, que detectam o movimento de um fluido que preenche os canais. Quando acontecem alterações de cabeça o fluido no interior dos canais se move. Esta informação é transmitida para o cérebro através do nervo vestibular.
  4. Gosto e Cheiro – Sabor e cheiro detectam a presença de substâncias química, dissolvidas na saliva, no caso de gosto ou da dissolução de bons e maus cheiros. Quimiorreceptores respondem aos sabores concentrados em estruturas presentes na superfície da língua. As papilas gustativas respondem ao gosto quatro principais sensações: Azedo, doce, amargo e salgado.O cheiro é originado quando as moléculas de uma substância passam ao longo do epitélio olfativo, uma região perto da parte superior da cavidade nasal. As moléculas dissolvem no muco que reveste o epitélio olfativo. Acredita-se que exista cerca de mil tipos diferentes de receptores no nariz, cada um respondendo a um sinal químico diferente. Quando estes receptores são ativados, transmitem seus sinais para o cérebro através do nervo olfativo.

Sistemas Somáticos

Além dos sentidos especiais discutidos acima, existem muitas terminações nervosas sensoriais do corpo: Pele, músculos, tendões e articulações, nos ossos, e em certos órgãos. Esses sentidos são chamados de somáticos e incluem: Tato, pressão, sentidos da postura, movimento, temperatura e dor.

Sistema Endócrino e Nervoso

O sistema endócrino trabalha em conjunto com o sistema nervoso para controlar e coordenar as funções dos sistemas dos outros órgãos. Contudo, executa as funções com escala de tempo mais lenta do que o sistema nervoso. Os órgãos que compõem o tipo endócrino são chamados de glândulas endócrinas e se comunicam com o corpo através da liberação de mensageiros químicos conhecidos como hormônios.

Sistema Endócrino e Nervoso

Os hormônios liberados pelas glândulas endócrinas geralmente possuem alvos órgãos específicos em partes diferentes do corpo. Órgãos sem os receptores particulares não serão afetados. Um hormônio pode atingir as células-alvo em questão de minutos.

Sistema Nervoso Periférico

Composto por sistema sensorial que transporta a informação a partir dos sentidos para o sistema nervoso central do corpo e do motor, que se ramifica a partir do sistema nervoso central para os órgãos alvos ou músculos. A divisão do motor pode ser dividida em dois sistemas: Somático e autonômico.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier