Falar dos Estados Unidos é muito fácil, principalmente por se tratar de um país tão famoso em muitas áreas, seja na economia, na política ou então no entretenimento. Sendo referência em muitos desses pontos ao mundo todo. Tanto é que o dólar, moeda estadunidense se tornou muito valorizada pelo mundo todo, abaixo somente do euro europeu.
Os Estados Unidos conquistaram essa posição mundial em muito pouco tempo, de uma forma muito inteligente e rápida. Antes das duas grandes guerras, os Estados Unidos tinha uma produção boa, melhorava sua qualidade de vida, porém não chegava a ser destaque.
Colonizada pela Inglaterra, o país começou na costa oeste de uma maneira bem simples, com uma divisão de norte e sul. Onde o sul era escravista, colonização de exploração, já o norte era liberal, com comércio forte, focando na colonização de povoamento. No início haviam muitas guerras entre as duas regiões, somente com o tempo que as coisas foram se resolvendo e a aliança foi ainda mais forte para conseguir a independência da Inglaterra.
Após isso a expansão do país rumo ao leste foi surpreendente, algo que desenvolveu a maioria dos estados que iam surgindo ao longo do tempo. A geografia estadunidense de hoje demorou para ficar exatamente como está, porém se tornou um dos maiores países do mundo em extensão também.
Geografia Estadunidense
Se localiza na América do Norte fazendo divisa com o Canadá ao norte e ao sul com o México, sendo o centro do continente. Além do próprio país, possuem o território do Alasca, que apesar de ser muito frio ainda conta com alguns vilarejos. O EUA também possui propriedade no Havaí, uma ilha com dezenas de paisagens que atraem muito os turistas. Além disso algumas ilhas do caribe fazem parte do país, com diversas ilhas espalhadas que nem ouvimos falar muito como Guam, Midway, Wake, entre outras.
Acredita-se que a maior função do Alasca ser parte dos EUA é a sua localização muito favorável perto da Rússia pelo estreito de Bering. Hoje em dia está em uma disputa acirrada com a China para decidir a maior economia mundial, mas ainda é uma das maiores potência mundiais, sendo banhado por dois oceanos muito importante: Pacífico e Atlântico.
É a quarta maior área do mundo, com a capital localizada em Washington, tendo cerca de trezentos milhões de habitantes. A língua oficial é o inglês, sendo a língua mãe que veio da Inglaterra. O país conta com cidades extremamente importantes para o mundo, algumas delas muito famosas principalmente por conta do cinema. Nova Iorque por exemplo é sem dúvida uma referência mundial, outras como Los Angeles, Chicago e Filadélfia são com certeza lembradas.
Por ser um país bem grande, o seu clima é bem diferente em cada região, podendo ter regiões com climas subtropicais, outras temperadas e ainda com clima totalmente frio, não podemos esquecer também dos desertos áridos com verões intensos e invernos mais amenos.
Já o relevo do país conta com muitas montanhas rochosas, de restante é um país bem plano com algumas depressões mais centrais. Alguns pontos ao norte, fazendo fronteira com o Canadá temos algumas regiões de planaltos.
Hidrografia
Os Estados Unidos possuem grandes riquezas naturais, algumas bens diferentes umas das outras, mas em questões hidrográficas possui bastante rios, sendo o maior deles o Missouri-Mississipi (referência mundial) e o mais influente por conta do local em que encontra é o Hudson muito próximo à Nova Iorque e por isso é muito importante para a sobrevivência da cidade. Outro rio muito importante é o Rio Grande, ele se encontra no extremo sul dos Estados Unidos na fronteira com o México.
É um país que se destaca pela quantidade de lagos, tendo muito a presença de derretimento de geleiras na formação de milhões de anos atrás. Com isso é muito lembrado a região entre o Canadá e o Estados Unidos que possui os grandes lagos.
Outros rios são importantes para o país como o Mackenzie, o Colorado, Columbia e o Yukon, os que o fazem importante é a sua formação que facilita a construção de hidrovias e também que possuem quedas possíveis de geração de energia de forma limpa. Para essa geração de energia algumas cataratas são fundamentais como a do Niágara. Já o transporte o rio São Lourenço é o mais conhecido.
A vegetação dos Estados Unidos também é bem diversa, contando com as tundras nas regiões mais frias, alguns bosques boreais na região do Alasca, bosque coníferas também é repleto por perto dos Grandes Lagos. Além desses, apresenta florestas subtropicais, estepes e outro variando de acordo com o clima do local.