Podemos abastecer carros com grama?
Com mais de 20,6 milhões de barris consumidos por dia, os Estados Unidos são o maior consumidor de petróleo do planeta. A gasolina é parte fundamental do sustento do desenvolvimento da indústria, e ainda é importante para o avanço do desenvolvimento técnológico e das pesquisas científicas. Ela também cria uma enorme quantidade de riqueza: grande parte da receita da economia global provém do manuseio do pétróleo, seja na fabricação como no seu transporte e também na distribuição.
A limitação
O problema é que o petróleo é um recurso finito e que só se recompões em seu estado bruto à longo prazo, pois precisa que os fósseis enterrados no solo se decomponham até virarem óleo bruto. Demora pelo menos 10 milhões de anos para o processo estar concluído, em contrapartida, o ser humano, através de todos os mecanismos atuais que exigem combustível de origem petrolífera, gastam as reservas muito mais rápido do que a matéria prima leva para se formar.
Seguindo esta linha de raciocínio, podemos dizer que a produção do óleo já chegou ou está à beira da capacidade máxima, e que, uma hora ou outra, o recurso natural estará esgotado. Acima de qualquer contraponto, sabemos que estamos à beira de uma crise energética, pois sabemos o quão é fundamental o papel do petróleo hoje em nossas vidas. Resta a saber o que estamos e iremos fazer quando aumentar a escassez?
O setor da energia busca alternativas à gasolina. Outro problema a ser pensado para o substituto da gasolina é não gerar ou minimizar o detrito, expelido em forma de gases nocivos, levando ao aquecimento global, então, o próximo combustível tem de ser de uma fonte biológica limpa também. Tem que ser acessível, e além de tudo isso, terá que ajudar a sustentar a economia.
O futuro dos combustíveis
Alarmante é a percepção de que é necessária a criação rápida de alternativas ao combustível fóssil, seja qual for o tipo de aplicação a que ele se destinar, pois não há como deixar parados os meios para que seja desenvolvido e testado um novo padrão de combustível.
Felizmente, parece que de um cenário onde parecia ser impossível encontrar uma solução que atendesse todas as exigências físicas, de demanda e biológicas, foi encontrado através de pesquisas uma alternativa que preenche esses requisitos e que está começando a ser amplamente utilizada: o etanol.
A aposta dos cientistas foi no etanol, que é um composto obtido pelos carboidratos de plantas e que todos tinham idéia de que tinha alto poder combustível, até pela necessidade de tempo apostou-se nele, antes de pegar alguma substância e iniciar a partir do zero..
Switchgrass
A descoberta por parte dos cientista de uma grama de fácil crescimento conhecida como switchgrass pode ser o grande fornecedor de matéria prima para a produção do etanol, e tem grande adaptação e plantações nas Américas e no Sul do África, podendo se tornar uma das maiores fontes de matéria do combustível de seu veículo nas próximas décadas.