Embalagens do Futuro
Um novo método de fabricação de embalagem foi descoberto por pesquisadores. O novo método é mais econômico e emite menos poluentes na atmosfera, e pode substituir o poliestireno expandido, conhecido popularmente como “isopor” e presente na maioria das embalagens térmicas para comida. No entanto o isopor é tido como uma das embalagens mais nocivas ao meio ambiente, embora seja durável e leve o que facilita o transporte de alimentos. A fabricação do novo tipo de embalagem é feita com cogumelos e resíduos agrícolas, e o processo de fabricação é menos poluente pois emite dez vezes menos dióxido de carbono do que o processo de fabricação do isopor. Além disso, gasta oito vezes menos energia. A nova embalagem é feita com uma espécie de bioespuma criada a partir de cogumelos e rejeitos agrícolas.
Embalagem Ecológica
Os responsáveis pela descoberta são do Instituto Politécnico Rensselaer, situado nos Estados Unidos. O material já foi batizado e recebeu o nome de Mycobond, e pode ser fabricado com resíduos agrícolas geralmente usados como substratos para o cultivo de cogumelos, o que permite reutilização da matéria prima. Como é produzido a partir de substratos agrícolas, o produto pode ser usado como adubo para plantações depois que não for mais útil como embalagem, evitando o acumulo de lixo e poluição. A idéia dos pesquisadores Eben Bayer e Gavin McIntyre é lançar o produto comercialmente, vendendo o novo material biodegradável e ecologicamente correto através da empresa Ecovative Design, que criaram especialmente para este fim.
Além de ser ecologicamente correto, o produto deverá ser econômico pois como é fabricado a partir de plantas cultiváveis seu preço não deverá sofrer muita variação. No entanto, para que o produto possa ser devolvido à natureza como adubo para os cogumelos eles precisam passar por uma rotina de desinfecção. Por este motivo a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos aprovou um financiamento que visa permitir aos pesquisadores desenvolver uma técnica de esterilização de resíduos agrícolas que gaste menos energia. O processo anterior usava um tratamento térmico que utilizava vapor, mas os dois criadores da embalagem ecológica estão trabalhando em um método que usa óleos naturais, como o de casca de canela, tomilho, citronela e orégano.
A Esterilização
É necessária para matar os esporos presentes na mistura e que poderiam atrapalhar o crescimento dos cogumelos. Eliminar os esporos permite cultivar os cogumelos ao ar livre, sem precisar recorrer a ambientes controlados para o cultivo. O novo processo de desinfecção deve reduzir ainda mais os gastos com energia, tornando o material cada vez mais econômico e ecológico. Se implementado com sucesso, o novo processo deve gastar quarenta vezes menos energia do que o necessário para produzir o isopor.
Neto