Espécies em Risco Na Mata Atlântica: Fauna e Flora

O Começo da Destruição da Mata Atlântica

O início da destruição do bioma da Mata Atlântica se deu no começo da colonização europeia. O que começou com a extração e extinção do pau-brasil (Caesalpinia echinata) continua até os dias atuais e coloca cada vez mais espécies em risco. Em grande parte esse desmatamento acontece pela pressão de aumentar as áreas urbanas.

Para se ter uma ideia a Mata Atlântica correspondia a cerca de 16% do território do Brasil originalmente. O bioma se estendia por 17 estados do país, os três do sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas gerais, Espírito Santo nas regiões sudeste e centro-oeste além de estados do nordeste como Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, e Piauí.

Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica Hoje

Nos dias de hoje a Mata Atlântica ocupa menos de 7% da sua extensão original, esse território ainda se encontra bastante fragmentado ao longo da costa brasileira e no interior das regiões Sudeste e Sul. Existem alguns trechos de mata nos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás além do interior de alguns estados do Nordeste.

A contabilização do que foi perdido nos últimos séculos é difícil de fazer, porém acredita-se que foram extintas milhares ou até milhões de espécies. Essas espécies nem mesmo puderam ser conhecidas por nós. Porém, o mais grave é que muitas outras espécies caminham para o mesmo terrível destino.

Situação das Espécies Vegetais

Grande parte das espécies vegetais da Mata Atlântica se encontram em risco devido ao desmatamento que reduz drasticamente o seu ecossistema. Os dois grandes problemas que levam a extinção dessas espécies vegetais se concentram na comercialização ilegal das mesmas bem como da extração irracional de alguns espécimes.

Conhecemos a história do pau-brasil e podemos ver os erros cometidos com essa espécie se repetirem com a juçara (Euterpe edulis). Além dessa muitas outras espécies estão enfrentando dificuldades para se manter nessa nova realidade.

A Flora da Mata Atlântica Pede Socorro

De tempos em tempos o Ministério do Meio Ambiente realiza levantamentos com o objetivo de identificar mais espécies da flora da Mata Atlântica que se encontram em situação de ameaça de extinção. Infelizmente cada vez mais a lista cresce e num dos últimos levantamentos ficou claro que pelo menos 276 espécies de plantas estão sob ameaça iminente de sumir.

Para se ter uma ideia enquanto a Mata Atlântica desponta na lista de florestas com espécies ameaçadas com 276, a Amazônia aparece numa das últimas posições com 24 espécies, o Cerrado conta com 131 e a Caatinga com 46. Obviamente é ruim que existam espécies sob ameaça em qualquer bioma brasileiro, porém, não é dado grande destaque na mídia para o problema específico da Mata Atlântica. Somente será um caso perdido se todos desistirem.

Cuidados Com As Espécies Ameaçadas

Devido aos números alarmantes de espécies ameaçadas foi criada uma instrução normativa publicada no DOU (Diário Oficial da União). De acordo com essa instrução as espécies que fazem parte dessa lista passam a ser prioridade na lista de espécies que esperam concessão de apoio financeiro para conservação pelo Governo Federal.

Além disso, o desmatamento dessas espécies passa a configurar crime contra o meio ambiente. Vale dizer que atualmente 12 espécies de interesse da indústria madeireira encontram-se listadas como sob ameaça. Há ainda espécies que despertam interesse econômico como o jaborandi como planta medicinal, o pau-rosa para a indústria de cosméticos e ainda o palmito juçara para o consumo alimentício.

Espécies Ameaçadas

Espécies Ameaçadas

Situação das Espécies Animais

Quando observamos a fauna encontramos um número bastante alto de espécies que se encontram ameaçadas de extinção. Um dos pontos chave dessa situação está na fragmentação do habitat dessas espécies. Os mamíferos de médio e grande porte são os que mais sofrem com essa realidade do desmatamento.

Isso acaba fazendo com que as populações que ainda existem na região fiquem subdivididas e contem com um número bastante baixo de indivíduos. Algumas espécies acabam desaparecendo pelo fato de que não conseguem sobreviver seja por falta de lugares para se manter dentro da floresta ou mesmo porque estão sem alimentos.

Espécies de Aves da Mata Atlântica Ameaçadas

Quando enfocamos na fauna da Mata Atlântica podemos observar uma grande quantidade de espécies sob ameaça de extinção e as aves merecem destaque. Em grande parte as aves estão sumindo da Mata Atlântica brasileira devido a redução significativa do seu habitat.

Além desse panorama há a questão da fragmentação dessas espécies o que torna mais difícil identificar quais são as espécies de aves que se encontram sob risco real. De acordo com os cientistas para que seja possível chegar a uma resposta definitiva a respeito da ocupação dos pássaros e a extinção de cada espécie é necessário observar o quanto a destruição dos habitats afeta a quantidade de indivíduos e quantos realmente existem.

Fauna Ameaçada

Fauna Ameaçada

Aplicação da Técnica

Essa técnica de estudo foi aplicado por uma pesquisa a 127 aves passeriformes que vivem na região da Mata Atlântica. A área perdeu cerca de 90% da sua floresta original e a primeira coisa que foi possível perceber foi que os pássaros criaram dois grupos distintos.

O primeiro grupo é de aves que sofreram um impacto bastante sério da fragmentação e o outro grupo é daquelas aves em que o impacto foi mais leve. Existem algumas espécies que ficaram no meio termo. A conclusão é que os padrões de fragmentação das aves pode ajudar a definir o seu risco palpável de extinção.

No final da pesquisa percebeu-se que das 58 espécies que estão passando por um grave impacto de fragmentação 28 não aparecem na lista de espécies ameaçadas. Existe a necessidade de que as espécies consideradas ameaçadas sejam revistas para que seja possível determinar a severidade da situação de cada uma. A Mata Atlântica pode ter mais aves ameaçadas de extinção do que se pensa.

Pessoas Que Dependem da Floresta

Mesmo com a destruição sem fim da Mata Atlântica ainda existem cerca de 100 milhões de brasileiros que dependente diretamente da floresta para sobreviver. Dentre as dependências que essas pessoas têm do bioma podemos destacar a produção de água, controle da erosão e também de enchentes além da contribuição da mata para a manutenção do equilíbrio térmico.

Posts Relacionados

Conheça as espécies de flores da Mata Atlântica e saiba como é formada a vegetação deste bioma natural. Veja também as espécies que formam a fauna da Mata Atlântica e mantêm o equilíbrio ecológico do local. Saiba como preservar a Mata Atlântica e todo o meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *