Nos dias atuais existe uma proliferação de eletrônicos no mundo inteiro. Porém, o sistema de reciclagem do gênero não acompanha o desenvolvimento e por consequência gerar diversos produtos em aterros sanitários que não estão acostumados a trabalhar com essa produção. Por consequência os itens ficam misturados com a radiação do sol e emanam gases à atmosfera, prejudicando de forma direta não apenas a contaminação humana como também o aumento do aquecimento global.
Não se pode ignorar o fato de que as atividades de seres humanos em busca do desenvolvimento também se relacionam de forma direta com o aumento dos metais pesados. Interessante notar que os níveis pesados também prejudicam os ecossistemas aquáticos e danificam os mananciais em um mundo que sofre por causa do recurso natural que não está disponível para parte da população humana, de forma principal em locais da África e Ásia.
Interessante notar que além do despejo irregular por conta das atividades humanas no que tange à proliferação de metais pesados, as atividades que se relacionam com a área de mineração também são danosas no que tange aos metais pesados, assim como as indústrias da área de galvanoplastia. De acordo com opiniões de parte dos especialistas as atividades industriais consistem em pontos fundamentais no que tange aos mananciais.
Em termos práticos não se pode ignorar o fato de que existem empresas que não possuem setores que se preocupam de forma específica com os despejos e por consequência acontece eliminação de metais pesados em mananciais que ficam poluídos e impróprios ao consumo humano.
Indústrias que Contaminam por Metais Pesados
Entre as principais indústrias que são responsáveis por conta de poluir os mananciais com metais pesados existe a produção que se refere às tintas. Outro tipo de exemplo problemático nesse tipo de assunto consiste não apenas nos produtores de PVC como também em industriais que produzem cloro. Não se pode ignorar o fato de que as metalúrgicas também possuem responsabilidade fundamental por conta da problemática.
Todos esses tipos de empresas industriais são responsáveis por depositar metais pesados em mananciais, como no caso do mercúrio, por exemplo, responsável por gerar diversos tipos de problemas de saúde nos seres-humanos. Durante os ritmos de produção os descartes seguem às águas durante ou depois do processo produtivo.
Incinerador de Lixo: Metais Pesados
Apesar de serem os principais culpados por conta de gerar metais pesados em mananciais que prejudicam a saúde humana, não se pode ignorar o fato de que incineradores de lixo também fazem parte da problemática ao levar em conta que quando estão em processos produtivos lançam fumaças que estão repletas de chumbo, cádmio e outros tipos de metais pesados que contaminam a atmosfera a afetam regiões distantes.
De acordo com grande parte dos especialistas o ato de enviar metais pesados gera o aceleramento do aquecimento global. Entre os principais gases que prejudicam a atmosfera por causa do trabalho dos incineradores consiste no chumbo que quando acumulado no ar faz com que o globo terrestre não consiga enviar o excesso para o universo e por consequência a energia volta e aumenta o nível de clima da superfície.
Ótica da Química
Em termos químicos esse consiste em problema que não existe solução! A demanda da taxa populacional aumenta junto com o interesse por comprar eletroeletrônicos. Com as constantes novidades que surgem no mercado existe crescimento do consumo e por consequência a geração de metais pesados aumenta. Caso o nível de padrão consumista não mude, o que de fato deixa de ser probabilidade a acontecer, a problemática corre sérios riscos de aumentar junto com os danos aos seres-humanos.
Não se pode ignorar o fato de que metais do gênero não conseguem ser destruídos e ficam por tempo indeterminado lançando gases para a atmosfera ou aos mananciais. Sem contar com o fato que consiste em modalidade reativa de forma alta e que traz consequências graves aos seres-humanos. Qualquer tipo de produto magnetizado consiste em um perigo em termos de metais pesados, inclusive no que tange ao uso de pilhas e baterias. Níquel, chumbo e mercúrio, apenas alguns exemplo no que tange aos aparelhos eletrônicos que contaminam o meio ambiente.
Por exemplo, a presença de mercúrio se faz presença com alto índice de valor em termos de chumbo. Em temos de computadores não se pode ignorar a presença do chumbo que consiste em metal pesado elementar para a composição.
Reciclagem e Metais Pesados
Grande parte dos especialistas que trabalham no setor indica que em termos de eletrônicos uma das soluções que podem acontecer está na reciclagem. Ou seja, existe não apenas o dever de consumidores em descartar de forma correta como também do poder público e privado aumentar os postos de atendimento para esse tipo de descarte. Um exemplo interessante está no Museu do Computador em São Paulo que recebe computadores no sentido de compor novas unidades que seguem ao mercado ou para instituições carentes.
Consumidores que possuem eletrônicos antigos que funcionam ao invés de fazer o descarte podem lucrar ao encaminhar para as vendas no mercado de usados. Nos dias atuais existem diversos tipos de sites especialistas em promover a compra e venda sem cobrar valores adicionais por conta do serviço. Quem consume pode aproveitar da tecnologia para resolver problemas do ponto tecnológico.
Quando o equipamento eletrônico não está funcionando pode ser interessante encaminhar para a manutenção e por consequência fazer a venda no mercado de usados. Quando o ato de arrumar se torna caro, então existe a necessidade de fazer a doação em centros especialistas em receber tecnologia do gênero e trabalhar para colocar de novo no mercado.
O poder público também precisa fazer o seu papel não apenas em educar como no sentido de aumentar as soluções para o tipo de problema. Na capital de São Paulo os estabelecimentos que vendem pilhas e baterias possuem o dever de receber as unidades dos consumidores e por consequência reencaminhar para as indústrias que produziram que por consequência consegue inclusive economizar por ter a necessidade apenas de fazer a carga e por consequência enviar de volta ao mercado para o público consumidor.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier