Energia Eólica Coloca o Vento a Nosso Favor

A energia eólica é proveniente do vento. O termo deriva do latim aeolicus que é relativo à Éolo, deus dos ventos na mitologia grega. Inicialmente era utilizada para mover os barcos através da força dos ventos impulsionados em velas. Também ficou conhecido ao longo dos tempos por ser utilizada nos moinhos como força que girava as pás, criando assim a força das engrenagens. Nos moinhos, a força do vento (energia eólica) era transformada em energia mecânica que então podia ser utilizada para moagem de grãos (fabricação de farinhas) ou bombeamento de águas (drenagem de canais).

Vento

Atualmente a energia eólica é uma das forças utilizadas para mover aerogeradores (turbinas de grande porte posicionadas estrategicamente em lugares com muito vento). As turbinas em forma de moinho ou catavento geram, através de força do vento, a energia elétrica. Porém, para que essas turbinas tenham utilidade eficiente, precisam estar agrupadas em parques eólicos (como são conhecidos os locais com grande concentração de geradores) e desta forma conseguem alcançar uma força importante o suficiente para gerar energia rentável.

Meio Ambiente e o Vento

A energia eólica é atualmente um dos assuntos mais estudados e comentados dentro do segmento de sustentabilidade e conservação do planeta. Isto porque a energia elétrica comum hoje é tida como um dos vilões do efeito estufa e da degradação do planeta. E a energia que provém dos ventos tende a controlar essas agressões por substituir fontes de combustíveis fósseis e auxiliar na redução do efeito estufa na Terra.

Sustentabilidade

No Brasil a preocupação é ainda maior, pois o consumo de água na geração de energia tem sido cada vez maior (sendo que a água é um elemento cada dia mais escasso) e o país possui hoje grandes espaços que podem ser diretamente reaproveitados em prol do meio ambiente.

Energia em Números

O custo para manter uma estação de tratamento de energia através do vento tem caído cada vez mais nos últimos anos, e o que antes era considerado um investimento de alto custo, agora passa a ser acessível e necessário para todo o planeta. Em 2005 o custo da energia eólia era aproximadamente um quinto do que custava em 1990, e essa queda deve ter continuidade com o crescimento da tecnologia na produção de grandes equipamentos de aerogeradores. Em 2003, a energia eólica apareceu como a forma de energia com maior crescente nos Estados Unidos.

Estação

Já em 2009 a capacidade de geração dessa energia no Brasil foi de 606 MW (seiscentos e seis megawatts), onde o aumento de 77,7% em relação ao ano anterior seria capaz de abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil, por exemplo, em cerca de mais de seis meses.
Porém, para que a energia eólica seja considerada como aproveitável pelo planeta, é preciso que sua densidade seja superior a 500 W/m2 (Watts por metro quadrado) a uma altura de 50m, o que requer a velocidade do vento em aproximadamente 7 a 8 metros por segundo – fatores que tornam a implementação da energia ainda uma dificuldade para muitos países.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *