O vazamento de petróleo ocorrido no Golfo do México há alguns meses entrou na lista dos maiores acidentes ecológicos já ocorridos no mundo. A empresa responsável pela plataforma danificada, a British Petroleum, deve encontrar uma maneira de reduzir o vazamento provocado pela explicação de petróleo na região.
No entanto, devido à complexidade do problema a empresa resolveu pedir ajuda – qualquer pessoa que possuísse uma sugestão poderia enviar para o e-mail da empresa. E como teve sugestão! Desde as mais normais até algumas bem bizarras, os internautas sugeriram um total de 80 mil soluções para o problema.
Confira cinco delas
Utilizar uma centrífuga para sugar o petróleo
O ator Kevin Costner (que atuou em um filme chamado “Waterworld” com temática apocalíptica, em que o mundo sofre as graves conseqüências do aquecimento global e no qual as pessoas vivem em meio a diversas privações) investe bastante em empresas tecnológicas com produtos para auxiliar o meio ambiente.
Um dos investimentos feito pelo ator foi a construção dessa centrífuga, que de acordo com os fabricantes é capaz de sugar até 97% do petróleo que vazou. A centrífuga vai ser testada pela British Petroleum.
Construir um novo poço ao lado do poço danificado
Esta idéia é considerada a mais provável, embora demore para ser concluída (em média três meses) e só possa ser utilizada junto com outra medida paliativa para barrar o vazamento. Esse poço seria construído ao lado do anterior, e contaria com sistema de válvulas e tubulação novos.
Explodir uma bomba atômica no local
Essa idéia parece absurda (e realmente é) mas segundo um jornal russo chamado Pravda a técnica já foi utilizada pela antiga União Soviética. De acordo com o jornal, a União Soviética explodiu 5 bombas atômicas sob o mar para impedir um vazamento de petróleo – a pressão provocada pela explosão das bombas é tão grande que o vazamento é estacando. No entanto, o procedimento é perigoso pois pode vazar radioatividade, alem de aniquilar a vida marinha.
Formar uma massa de lixo para tampar o buraco
Essa técnica também já foi utiliza com sucesso para estancar o vazamento de poços de petróleo o Kuwait, e consiste em misturar lixo e colocar na tubulação. A pasta formada pelos pneus, bolas de golfe, cordas e metal misturados acaba lacrando a tubulação e impedindo o vazamento.
No entanto, a técnica é prejudicial para a vida marinha do local pois o lixo pode se juntar à água e ser ingerido pelos animais. Além disso, a técnica (denominada junk shot) já foi utilizada para tentar estancar o vazamento do Golfo do México, mas não deu certo.
Enquanto a melhor técnica não é encontrada o vazamento continua, poluindo os mares e comprometendo a vida de plantas e animais que vivem na região, e até de seres humanos que se sustentam da biodiversidade da região.
José Neto