Ao contrário de outros sistemas do gênero, o plano para despoluir o Tietê continuou através de hiperinflação, crises financeiras e mudanças de líderes políticos. Empréstimos baratos ajudaram os maiores poluidores industriais a se tornarem mais limpos. Novas estações de tratamento de água foram construídas e canos de esgoto instalados.
.
Poluição em Rio de SP
Vinte anos mais tarde, o Tietê ainda é fedorento, sujo e escuro. No ano de 2012, 55% do esgoto ficou tratado, até 2018, 85% da poluição deve seguir o mesmo caminho do saneamento básico. O governador afirma tentar trazer o sistema aos 35 municípios da bacia do Tietê: Até 2010, Guarulhos, cidade satélite de 1,2 milhões de pessoas, deve ter 100% do território preenchido com o tratamento.
Poluição do Estado chega a 100 km à jusante. Limpar o Tietê apresenta mais do que os habituais problemas. Cordilheiras bloqueiam rotas de tubulação potenciais para o mar. Precipita em 150 centímetros e tempestades de verão podem aumentar em sete centímetros em apenas algumas horas. Estradas e pavimentos impermeáveis agravam inundações: Em 2012 o rio transbordou três vezes.
A cidade cresceu oito vezes (1950 a 2010). Há sujeira entorno de residências que não possuem o planejamento adequado de acordo com especialistas e que estão estabelecidas nas margens: Companhias precisam pedir ao governo para retirar moradores que moram de modo ilegal. Inclusivo nos casos em que sistemas de saneamentos são construídos, algumas moradores ficam alheias porque são incapazes ou não dispostas a pagar.
As planícies virgens perto da nascente do rio são transformadas. Autoridades afirmam que formam o maior “parque linear” do mundo, com 75 km de comprimento, completo e ciclovias para que motociclistas possam manter um olho para fora dos assentamentos ilegais. Sabesp, a companhia de água, é responsável por fazer a limpeza de 100 dos afluentes do rio, construção de áreas de lazer e plantio de árvores ao longo das margens.
Uma Época do Passado: Tietê
Antes de ficar poluído o rio representou um dos principais centros turísticos para pessoas que viviam dentro e fora da cidade. Não era difícil visualizar multidões em piqueniques. Pintores atuavam de forma constante ao retratar as belezas da paisagem que se misturava com o ar urbano. Era possível para qualquer individuo usar o barco para passeio. Na primeira década do século XXI o mergulho se direciona apenas aos agentes especialistas que examinam as condições para enriquecer as informações dos planos que visam despoluir.
Rio Pinheiros e Poluição
O rio Pinheiros é bonito, porém tem tantos traços poluídos que causa da indagação sobre o que poderia fazer para pôr fim a essa imundície. Trinta por cento da poluição que vai para o rio vem de lixo e outros resíduos, como asfalto e de combustível que pode vazar em acidentes, por exemplo. Por vezes se diz que não há lixo, mas na verdade o olho humano apenas não consegue detectar o excesso que está no odor ao redor.
Isso faz com que aconteça fuga para o bloco e transborde a poluição que segue ao rio. A parte entre a ponte Transamérica e a ponte Socorro traz níveis de oxigênio medidos de modo surpreendente a 6,92 na água. A razão para o aumento do nível de oxigênio acontece porque o reservatório Guarapiranga está aberto para o controle de inundações.
O Que é Projeto Tietê?
No começo da década de noventa do século vinte o governo ordenou à Sabesp, uma empresa de higienização básica do Estado, a estabelecer programa para limpar o rio. Estado propôs um projeto para a recuperação do rio, com base nos estudos anteriores de SANEGRAN. A difícil tarefa de colocar um fim à poluição gerada pelos esgotos da Região Metropolitana recebeu o nome de Projeto Tietê. Não é um projeto exclusivamente governamental, já que conta com intensa participação de organizações da sociedade civil. Na verdade, consiste no principal trabalho de recuperação ambiental do país.
Sujeira era visível no rio que passa por Santana de Parnaíba. Depois de 16 anos, a limpeza do rio ainda está abaixo dos níveis desejados, mas incentiva o progresso. No final da década de noventa do século vinte, a capacidade de tratar foi ampliada: A Sabesp fez a ampliação da “Estação de Tratamento de Águas Residuais em Barueri”, a 20 quilômetros (12 milhas) da capital.
Ao redor do rio todos os municípios tem tratamento. Em termos práticos o projeto visa controlar de resíduos. De acordo com o governo, 1.2 mil empresas, o que corresponde a noventa por cento da sujeira industrial, aderiram ao projeto e pararam de lançar todos os tipos de resíduos e contaminantes para o curso.
Os cientistas apontam que existem 100 km de poluição à jusante. Limpar o Tietê apresenta fatos além do que os habituais problemas. Cordilheiras bloqueiam rotas de tubulação potenciais para o mar. Precipita em 1,50 metros e tempestades de verão podem aumentar em sete centímetros em apenas algumas horas. Estradas e pavimentos impermeáveis agravam inundações: Em 2012 o rio transbordou três vezes. São Paulo cresceu oito vezes entre 1950 e 2010, o que em termos gerais prejudicou de forma direta com a proliferação de resíduos nas águas e poluição alta em curto espaço de tempo gerado também por esgoto ineficaz.
Interessante notar que a sujeira chega a quase 100 km da região na qual se localiza à jusante. Limpar o Tietê apresenta mais do que os habituais problemas. Cordilheiras bloqueiam rotas de tubulação potenciais para o mar. Precipita em 150 centímetros e tempestades de verão podem aumentar em sete centímetros em apenas algumas horas. Estradas e pavimentos impermeáveis agravam inundações: Em 2012 o rio transbordou três vezes.
Rio Tietê e Pinheiros: Conclusão
Os dois rios já foram conjuntos dos principais cartões portais da cidade. Porém, com a globalização a sujeira da sociedade urbanizada e falta de cuidado por parte do governo foram pontos indispensáveis para tornar a situação prejudicar em níveis a se considerar de forma negativa.
O governo e ativistas atuam no sentido de despoluir os principais rios da capital para que o mesmo fique ativo para usufruto da população e das modalidades esportivas que atraem público e eventos que possuem repercussão mundial, colaborando de forma direta ao bem-estar e condições econômica da cidade.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
.