Consumir Produtos Orgânicos

Especialistas apontam diversas vantagens em apostar na alimentação de orgânicos. P preço e a pequena validade são pontos negativos. Porém, quem possui condições financeiras ou acordo com produtores e pode alimentar o corpo com alimentos do gênero pode ganhar benefícios preciosos, desde maior energia para realizar as atividades do dia como também menores chances de contrair problemas sérios de saúde.

A: Evitar as Toxinas

Não se pode ignorar o fato de que alimentos orgânicos possuem menores índices de toxinas ao comparar com os produtos tradicionais que foram plantados com agrotóxicos. O excesso de toxicidade ao corpo humano consiste em ponto negativo seja no curto ou longo prazo. Alimentar com orgânicos deixa a pele com maior aparência saudável e menos chances de ficar marcada por causa das alergias.

B: Evitar os Agrotóxicos

Para pode plantar para o consumo de massa que aumenta com o tempo os produtores investem em remédios tóxicos que servem para proteger e ao mesmo tempo fazer crescer com maior velocidade. Agrotóxicos são tipos de substâncias que devem ser empregadas de acordo com as especificações da lei, o que em parte das vezes não acontece.

C: Alimentos Orgânicos: Investir no Corpo e na Saúde

Ao observar alimentos que trazem preço com média menor no mercado existem chances a se considerar de que há presença de agrotóxicos. Conforme aponta estudos feitos por instituições de renome em nível mundial, aumenta a evidência de que a substância tóxica quando consumida ao longo prazo aumenta as chances do corpo desenvolver câncer, doença traiçoeira que pode demonstrar sintomas no momento em que o corpo está afetado em níveis que os especialistas consideram como sérios.

D: Evitar Consumo de “Massa”

Com o aumento da população do mundo existe maior tendência de ter toxinas nos alimentos fabricados em massa. Por esse motivo investir no alimento orgânico representa investimento ao próprio corpo. Com o tempo os governos aumentam as investidas nas produções orgânicas, embora os custos das técnicas tragam números elevados se considerar o custo-benefício aos produtores agrícolas do país.

E: Sabor dos Alimentos Orgânicos

Quem não dispensa o fato de provar o verdadeiro sabor dos alimentos pode apostar na alimentação orgânica com produtos que foram atestados por selos de qualidade. A presença dos adubos naturais aumenta o teor natural no paladar. Vale ressaltar o fato de que orgânicos não trazem melhores conjuntos nos valores nutritivos do que às produções tradicionais. O objetivo está em melhorar o nível saudável com vista no desenvolvimento da saúde de quem consome, assim como o gosto dos pratos. Ao sentir o cheiro do alimento cru ou preparado é possível notar a diferença dos produtos de forma clara, evidência que também está na textura. O aroma natural tem maior poder de ficar intenso e a presença constante de química faz com que a unidade fique com cheiro fraco e difícil de identificar apenas com o olfato.

F: Diminuir o Nível de Contaminação do Solo

A ampla presenta de agrotóxicos protege as plantas contras as pragas, mas traz outras desvantagens que afetam o futuro de plantação, como no caso da qualidade do solo, por exemplo. Sistemas de produção que abusam das toxinas prejudicam a terra e tornam improdutiva por longos anos. Esse fato prejudica de forma direta a qualidade do ecossistema que existe no entorno e depende de forma direta das zonas.

G: Pensar no Futuro da Geração

Consumir alimentos orgânicos além de melhorar a saúde também representa em ato que serve para diminuir o nível tóxico na atmosfera para as novas e futuras gerações que estão por chegar ao globo terrestre. Com menor número de agrotóxicos a atmosfera recebe menores níveis de gases que são enviados no processo de plantio e causam o aumento da temperatura terrestre que prejudica a biosfera global.

Não apenas a terra e o ar são prejudicados como também a qualidade da água que está nos mananciais dentro ou distante dos centros urbanos e que servem como ponto de abastecimentos para ampla rede de seres vivos, inclusive seres-humanos. As técnicas orgânicas trabalham como espécie de defesa das fontes.

H: Sustentabilidade no Processo

O processo agrícola que segue os conceitos sustentáveis e orgânicos não traz nenhum tipo de nível tóxico durante o processo que engloba a produção. Em termos práticos o trabalho para ter selo do governo também precisa objetivar o caráter da sustentabilidade em preservar e manejar os recursos naturais considerados renováveis e não renováveis na natureza.

I: Consumo em Nome da Natureza

Vale ressaltar ainda que as técnicas para desenvolver de forma orgânica também não causam erosão de solos. Sem níveis tóxicos para avançar na terra e prejudicar os mananciais as produções do gênero são aconselháveis na grande parte dos países que existe ao redor do mundo.

De acordo com especialistas os consumidores de alimentos orgânicos colaboram de forma direta para que não aconteçam quedas na biodiversidade que serve para controlar o clima global e ao mesmo tempo como local de proteção aos vegetais e animais que residem no local de forma fixa ou migratória.

J: Código Social: Consumir Alimentos Orgânicos

Não apenas os governantes e produtores precisam se mover para aumentar as produções sustentáveis no mundo como os consumidores também necessitam participar ao consumir de forma ativa alimentos orgânicos. Existem pessoas que reclamam do preço alto, o que de fato não deixa de ser uma realidade. Porém, custa menos do que se alimentar de forma completa nas redes de Fast-Food, além de trazer melhoras para a saúde. Sem contar que o consumo dos orgânicos ajuda famílias que optaram por produzir e viver nos campos, evitando assim o êxodo rural que aumenta as desigualdades sociais e qualidade de vida entre grande parte do povo.

K: Consumir com Certificado

Apenas compre os alimentos orgânicos que possuem certificado dos selos de qualidade do poder público e de instituições privadas que trazem o reconhecimento internacional no sentido de viabilizar exportações. Confira nos sites oficiais dos órgãos para saber se a empresa fabricante está na lista oficial de acordo com a publicidade da embalagem. Conheça a procedência antes de consumir.

Produtos orgânicos são aqueles que não utilizam agrotóxicos em sua produção, ou seja, visa fazer uso de recursos naturais, não agride o meio ambiente e, consequentemente, é melhor para nossa própria saúde também.

Outros Motivos Para Consumirmos Produtos Orgânicos:

  • São mais saborosos do que aqueles que usam agrotóxicos em sua produção, o real sabor do alimento é conservado, assim como seus nutrientes. Só ao olhar para um produto orgânico já conseguimos notar diferença em sua cor, na força de seu caule.
  • Saúde: Muitos dos agrotóxicos usados no Brasil já foram proibidos em diversos países por serem fortemente tóxicos aos seres humanos, podendo causar inclusive câncer. Isso, sem contar o fato de que são mais nutritivos e nutrientes também fazer bem a saúde.
  • Melhor qualidade de vida para nossas crianças. Pesquisas foram feitas que ao completar apenas um ano de idade uma criança já recebeu a dose “máxima” de agrotóxicos para uma vida inteira. Assim, educando-as para que comem produtos orgânicos, elas terão uma vida muito mais saudável e muito mais longa.
Consumir Produtos Orgânicos

Consumir Produtos Orgânicos

  • Solos férteis: Cada vez mais, principalmente pelo uso de agrotóxicos, os solos estão mais impróprios para consumo (menos férteis), com produção de produtos orgânicos existem técnicas para que isso seja revertido, ou seja, além de fazer bem para nos mesmos os produtos orgânicos fazem bem para a natureza e somente com eles teremos solos férteis por um longo período.
  • O uso de agrotóxicos, além de todos os malefícios que já foram citados, também polui a água. Assim, fazendo uso de plantações orgânicas, teremos, também, água pura por muito mais tempo.
  • Biodiversidade: Quando se fala de agricultura orgânica se fala também de biodiversidade, pois as sementes não são desperdiçadas, ao contrário, são preservadas por muitos anos, porque não morrem devido ao uso de agrotóxicos. Com isso, podemos notar, também, que a agricultura orgânica respeita a natureza acima de tudo.
  • Aquecimento Global: segundo pesquisas, com a produção orgânica, o aquecimento global iria reduzir em um quarto, pois os agrotóxicos utilizados em produtos não orgânicos são muitas vezes o gás carbônico, o gás metano e o oxido nitroso que favorecem o aquecimento global.
  • Economia de energia: para se produzir fertilizantes e agrotóxicos, é consumida muita energia, quantidade essa maior do que a energia consumia para plantar e colher safras interias.

Muitas pessoas não fazem uso de produtos orgânicos, porque se o preço final é mais caro do que os artificiais, mas, se pararmos para pensar, isso só tem relação com o preço final. Assim, indiretamente, estamos reduzindo custos ao consumir produtos orgânicos, pois iremos ser mais saudáveis, o que dispensa futuros gastos com médicos e remédios, sem contar com o custo tido para a recuperação ambiental que também é muito alto para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *