Telhas com Amianto

Alguma vez você já ouviu falar de amianto? A palavra amianto, deriva do latim e se refere a um minério muito utilizado por empresas industriais para a construção de telhas e caixas d´água. Essas rochas, dividas em dois grupos chamados “serpentinas” e “anfibólios”, são muito exploradas a vários anos.
A diferença entre estes dois tipos de minério é que as serpentinas apresentam fibras bem curvas e maleáveis. Já os tipos anfibólios, têm a característica de terem fibras mais duras, pontiagudas e retas. Os minérios na cor azul e marrom são os mais usados, devido ao seu alto valor econômico, porém, muito prejudicial a saúde, tendo sido proibido na Alemanha, Itália e França.
O que é mais prejudicial no amianto é sua forma de extração, pois, anteriormente, era pulverizado em pequenas fibras inaláveis e prejudicava em muito a saúde dos trabalhadores. Posteriormente, esse processo foi alterado por um método em que era utilizados jatos de água, deixando, desta forma, as partículas úmidas e, assim, favorecendo para que não fossem inaladas facilmente.
Como dito anteriormente, o amianto é usado para a fabricação de telhas e caixas d água, mas, além disso, também tem outras aplicações que são usadas em produtos para filtros líquidos de interesse comercial, produtos têxteis, luvas, mangueiras, lonas de freio de discos de embreagem, etc.

Telhas com Amianto

Telhas com Amianto

As telhas de amianto são os tipos de produtos com maior utilização desse minério, pois, para se ter uma ideia, o setor de fibrocimento chega a ocupar até 85% de todo o amianto, o qual, em sua manipulação, chega a expôr uma quantidade de até 8 mil trabalhadores. Essa alta demanda se deve ao fato de que a maioria dos telhados brasileiros é de fibrocimento por seu baixo custo e fácil instalação.
Mas nem tudo são flores, pois mesmo sendo uma opção barata ter casas com telhas de amianto, os moradores estão sujeitos a correr um alto risco. Esse material é altamente prejudicial ao solo, contaminando diversas áreas onde esteja presente. Outra característica é que também leva as pessoas que o manipulam a desenvolverem câncer e diversos problemas pulmonares.
Medidas têm sido tomadas para a regularização e consequente proibição do uso de amianto no Brasil, em especial com a fabricação de telhas. Entre eles, foi elaborado um relatório da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que propõe a proibição desse material. Nesse relatório, são feitas diversas pesquisas que confirmam a contaminação do amianto sobre o ar e, também, no solo, sua participação em doenças respiratórias e cancerígenas e baseando-se nesse princípio, propõe que seja suspensa sua utilização imediatamente.
Cabe a todos nós sempre ter a consciência que devemos preservar em primeiro lugar a saúde e nosso meio ambiente, pois se não cuidarmos de nós mesmos e do mundo que nos rodeia, quem cuidará ?
by Marcelo Marcolino

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *