Consequências Socioambientais do Desmatamento

O desmatamento traz diversas causas negativas em temos socioambientais. Com o aumento de pesquisas que demonstram os danos de forma clara aumenta a preocupação de ativistas e ambientalistas políticos em investir nas práticas que visam diminuir as atividades que desmatam o meio ambiente. A prática da educação ambiental consiste em método eficaz no sentido de aumentar o combate.

Desmatamento

Desmatamento

            Queda no Nível de Biodiversidade

De acordo com especialistas existem chances evidentes de acontecerem prejuízos nos níveis de biodiversidade não apenas de animais como também de vegetais ou recursos naturais. Os danos ambientais podem ser registrados tanto com uso da tecnologia como também ao olho nu. Por exemplo, com a implantação de hidrelétricas existem zonas de mata que ficam inundadas e causam impacto de forma direta no habitat que de terrestre vira zona fluvial.

A extinção representa problema sério em nível de biodiversidade. As ações que desmatam são capazes de danificar o habitat em níveis sérios a se considerar de forma negativa. Nesse sentido populações que conseguem migrar conseguem se salvar, ao passo que os vegetais correm risco de desaparecer. Existem espécies que não foram descobertas e com a possibilidade de sumirem antes da ciência.

Consequências Socioambientais do Desmatamento

Consequências Socioambientais do Desmatamento

Os tubarões representa evidência de que o desmatamento acontece também conta do luxo. Nos anos oitenta do século XX o governo da China resolveu promover uma valorização não apenas nos produtos como também no modo de vida. A prática do consumo de sopas das barbatanas que era reservada para a elite chinesa ganhou a mesa das famílias de classes médias, fato que prejudicou de forma direta no número dos tubarões inclusive na Europa, visto que os países europeus são os principais exportadores ao mercado chinês com trezentos milhões de pessoas com renda média.

O tubarão está no topo da cadeira alimentar e a sua eliminação traz prejuízos sérios ao habitat no Oceano. Populações perdem o equilíbrio e existe queda de forma direta na variedade de espécies no fundo do mar. No mercado o valor das nadadeiras aumenta ao passo que o valor da carne total, equivalente a noventa por cento das espécies, perde o valor em níveis mercadológicos.

Pescadores não pensam duas vezes em lotar o barco apenas com as nadadeiras que valer 50 dólares o quilo do que com o resto do corpo que não ultrapassa a casa dos dois dólares em níveis mercadológicos. Parte das embarcações joga a carcaça do tubarão de volta ao mar, por vezes quando os corpos ainda possuem a presença do sangue ou os nervos ainda fazem o organismo remexer e ser devorado por outros animais dos mares. Os outros tubarões percebem que algo está errado! Antes eram dos reis dos mares e agora disputam o reinado com a pesca intensiva dos homens.

            Conflitos Entre Indígenas

Pode ser difícil de acreditar, mas parte das tribos atua como verdadeiras máfias que autorizam a exploração em zonas de proteção ambiental designada aos nativos, desde que se pague a propina não apenas para trabalhar na região como também sobre o lucro que se obtém com a exploração do minério. Como os indígenas não podem ser presos de acordo com a Constituição Federal aumenta a tendência de pequenas máfias que se relacionam de forma direta com garimpeiros que exploram sem se preocupar com os atos que desmatam o meio ambiente.

Os índios também são vítimas do processo, de forma principal quando recebem ameaças de morte implícitas ou explícitas de forma principal entre os donos de negócios que trabalham com corte de árvores. Agentes públicos não possuem infraestrutura para investigar o número de denúncias e o cenário no meio ambiente fica tenso entre ambas as partes.

            Queda na Qualidade do Solo    

Outro tipo de desmatamento que traz causas graves ao meio ambiente está na degradação do solo que acontece em diversas formas diferentes.  Por exemplo, o aumento das populações mundiais faz com que também cresça as necessidades por alimentos.

Por esse motivo os agricultores aceleram o processo produtivo ao investir nos tóxicos que não apenas protege como também faz aumentar as produções de forma rápida. Acontece que os níveis das toxinas ultrapassam os limites da terra e chegam a danificar de modo sério o sistema dos lençóis freáticos e águas subterrâneas e prejudicando o desenvolvimento de espécies vegetais ao redor. Isso tudo faz com que aumente o processe de desertificação.

A região Sul e Sudeste do Brasil conta com produção alta no número de espécies que geram a matéria-prima para a celulose, o processo primário das folhas sulfites. Árvores do gênero são conhecidas por causa por absorvem parte dos lençóis freáticos e prejudicar na evolução de outros vegetais, aumentando as chances do solo se tornar deserto. O deserto do Saara era conhecido por ser savana com alta pode de biodiversidade, mas com a ação do tempo e degradação do homem se tornou o maior deserto quente do mundo.

            Aumento no Nível dos Mares   

Por causa do aumento da temperatura no mundo os blocos gigantes de gelo que estão estabelecidos nos polos no planeta derretem e fazem aumentar o mar. Por consequência os países que estão em latitudes baixas correm o risco de ser engolido por conta das ações do oceano. Pensadores apontam que esse representa um movimento natural da terra. Também existem críticos que apontam o fato como uma ocorrência que foi acelerada por causa das ações do homem e do expansionismo econômico.

Aumento das Temperaturas

Especialistas apontam que a agricultura que existe no mundo tem responsabilidade por conta do aumento das temperaturas, visto que o trabalho de desenvolvimento também gera aumento do carbono em níveis atmosféricos. Os agrotóxicos fazem com que os danos sejam piores não apenas ao organismo das pessoas como também para o meio ambiente.

Com o aumento do preço da carne no mercado há donos de terras que desistem da continuar a produzir culturas agrícolas para investir na pecuária. Para tirar o excesso do solo existem as queimas que trazem níveis de carbono alto para atmosfera que depois de ficar concentrada de tóxicos não consegue retirar o calor do globo terrestre.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *