Como se Forma a Rocha Gnaisse?

Rocha gnaisse é um tipo de rocha metamórfica, então é necessário entender como o metamorfismo acontece para compreender o processo de formação de uma gnaisse. Rochas provenientes da metamorfose de outras rochas podem ter nomenclaturas distintas de acordo com o material rochoso que lhes deu origem. Continue lendo para entender como essas rochas se formam e suas principais características.

Como Rochas Metamórficas se Formam?

A rocha metamórfica é resultante da transformação ocorrida em diferentes tipos de rochas. Quando rochas de um determinado local são levadas para pontos distantes e submetidas à pressão e temperaturas diferentes passam por um processo denominado metamorfismo. Trata-se de um fenômeno que acontece especialmente em regiões vulcânicas e nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre.

Mudanças Ocorridas no Processo de Metamorfose de Rochas

As alterações ocorridas em rochas metamórficas são tanto de aspecto mineralógico quanto de textura. Durante o processo de metamorfose da rocha são formados novos tipos de minerais assim como há alterações na textura por meio do surgimento de novos tipos de cristalização e alinhamento.

Ressaltamos que nesse processo de metamorfismo as rochas são submetidas a diferentes temperaturas e pressão (considerando as condições de seu local de origem). Sendo assim não ocorre fusão, isto é, seu aquecimento a ponto de ser convertido em magma. Se isso acontecesse não haveria uma rocha metamórfica como resultado e sim uma rocha ígnea.

Metamorfose de Rochas

Metamorfose de Rochas

Diferentes Rochas Metamórficas

 Os nomes dos diferentes tipos de rochas metamórficas dizem respeito aos materiais diferentes de que as rochas de origem são feitas. Rochas metamórficas resultantes do processo de transformação de rochas sedimentares são chamadas de parametamórficas enquanto que as rochas metamórficas provenientes de rochas ígneas recebem o nome de ortometamórficas. Existem outros tipos de rochas metamórficas resultantes de outros materiais de origem

Outros Tipos de Rochas Metamórficas

Rochas metamórficas podem manter algumas características – como minerais de base, composição química e estrutura – das rochas das quais tiveram origem. Isso quer dizer que o tipo de protólito é essencial para determinar as características de rochas metamórficas. Destacam-se dentre os exemplos de tipos de rochas metamórficas as seguintes:

– Gnaisse

Gnaisse

Gnaisse

Tipo de rocha originado a partir do granito que é uma rocha ígnea.  Tem composição formada a partir de inúmeros minerais sendo mais de 20% de plagioclásio, feldspato potássico, biotita e quartzo. Devido a essa composição é considerada essencialmente quartzofeldspática.

Apresenta granulação entre média e grossa, a sua estrutura é bastante variável podendo ser granitoide, maciça e com foliação (resultado do achatamento dos grãos) até uma estrutura bandada alternando entre bandas milimétricas e outras com mais massa decorrentes de processos de segregação metamórfica que dão origem as rochas magmáticas.

É interessante mencionar que algumas das rochas mais antigas do planeta são gnaisses. Bons exemplos são o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Pedra do Ingá, Monumento Nacional que está situado no agreste da Paraíba. Ainda entram para essa lista de formações rochosas gnaisse notáveis estruturas situadas no bairro Beira Rio em Cataguases e a Pedra Azul que é um ponto turístico localizado em Domingos Martins, Espírito Santo.

Por ser um tipo de rocha que apresenta grande variação mineralógica e elevado grau metamórfico é muito utilizada como brita na área de construção civil assim como para pavimentação. Pode ter uso ornamental também.

– Ardósia

Ardósia

Ardósia

Rocha metamórfica de origem sílico-argilosa resultante do processo de transformação da argila por meio de pressão e temperatura, adquire aspecto endurecido. Possui baixo grau metamórfico, forma-se a partir das mais baixas pressões e temperaturas comparativamente com outras rochas metamórficas.

Pode ser transformada em soletos pelo fato de contar com duas linhas de folhabilidade (grão e clivagem), isso significa que pode ser dividida em folhas finas. Optar por soletos de ardósia para construções ao invés de coberturas sintéticas é mais econômico em médio e longo prazo observando a sua capacidade de duração.

Outras possíveis aplicações para essa rocha são em fachadas, pavimentos, tampos de laboratório, decorações (internas e externas) entre outros. Anteriormente a ardósia, preta ou cinza, era bastante utilizada para produzir lousas (quadros negros), porém, atualmente existem outros materiais mais adequados para isso. Os locais reconhecidos mundialmente pela produção das folhas mais finas de ardósia são Pequim (China), Campo (Portugal), Escócia, Nova York (EUA) e Slate Valley (EUA).

– Mármore

Mármore

Mármore

Originário a partir do calcário (tipo de rocha sedimentar) quando exposto a temperaturas elevadas e pressão entre baixa e moderada. Exatamente por essas características é mais comum encontrar jazidas de mármore em locais de rocha matriz calcária e onde ocorreu atividade vulcânica. Mármore é uma rocha com grande uso na construção civil.

Sob o viés comercial recebem o nome de mármore todos os tipos de rochas carbonáticas que podem receber polimento. A mineralogia depende da composição química do sedimento assim como do seu grau metamórfico. Há uma grande variedade de cores e texturas que fazem dessas rochas muito rentáveis para a indústria de rochas focadas na ornamentação.

Portugal lidera o ranking de país detentor de maiores jazidas de mármore sendo que as principais estão na zona de Estremoz, Vila Viçosa e Borda, local de origem do conhecido Mármore de Estremoz. O Brasil possui concentrações generosas de mármore no Espírito Santo sendo este estado o maior produtor de rochas ornamentais.

Valor Econômico

Todos esses tipos de rochas metamórficas (gnaisse, ardósia e mármore) são relevantes do ponto de vista econômico, pois são muito usadas na construção civil assim como para o fabrico de objetos. Dessa forma entende-se que países ricos em jazidas desse tipo de rocha tem uma grande riqueza de recursos para exploração. Pode ser uma ótima fonte de geração de recursos financeiros.

As rochas metamórficas podem ser utilizadas para os mais variados fins sendo que algumas como mencionamos apresentam diferenciais ornamentais fomentando uma indústria bastante dinâmica. Suas características são resultado de um processo intenso de transformação por meio da ação de pressão e temperatura. Essa história é contada por meio de sua aparência final chamando a atenção dos aficionados por geologia.

Gostou de saber mais sobre a rocha gnaisse e sobre as rochas metamórficas de maneira geral? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *