O Peru é um país da América do Sul com fronteiras com Brasil, Colômbia, Equador, Chile e Bolívia. Uma das mais antigas civilizações do mundo viveu no território peruano, a civilização de Caral. Também foi o lugar em que a civilização Inca se desenvolveu. O nome do país tem origem no século 16 e provavelmente é uma referência a Birú, governante local que residia próximo da Baía de São Miguel, Panamá.
Esse nome foi ratificado em 1529 por meio da Capitulación de Toledo que tornava o Império Inca, recém-descoberto, como Província do Peru. Ainda no século 16 o país foi elevado à condição de vice-reinado pelo Império Espanhol. O país continuou como território espanhol até conseguir sua independência, no século 19, através de um processo bastante longo e desgastante de guerra que até hoje se reflete na sociedade peruana. Passou a se chamar então República Popular do Peru.
Uma nação com uma geografia bastante contrastante em que se tem desde picos nevados nos Andes até porções da Floresta Amazônica. Exatamente por essa grande diversidade o país conta com uma grande variedade de recursos naturais. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a geografia bastante diversificada do Peru.
Conhecendo a Geografia do Peru
Vizinho do Brasil, o Peru, margeia o Oceano Pacífico Sul, e faz fronteira ainda com Equador, Colômbia, Chile e Colômbia. As planícies que compõem a Costa são separadas por terras baixas orientais em que está à selva da bacia Amazônica e pelas montanhas escarpadas dos Andes (a Sierra). Na fronteira entre o Peru e a Bolívia está o lago Titicaca que é o lago navegável de maior altitude do planeta, está a 3.821 metros acima do nível do mar.
Esse país conta com grande variedade de ecossistemas, temperaturas e paisagens. Em sua costa há pouca incidência de chuva e uma divisão bem clara em duas estações, a fria e a quente. A estação mais fria vai de abril até a primeira quinzena de novembro, momento em que há muito umidade. Já a estação quente se estende de 15 de novembro até o final de março. A seguir você poderá conferir com mais detalhes como é o clima, o relevo, a vegetação, a fauna e a hidrografia do Peru.
Clima do Peru
O país conta com um clima bem variado, as temperaturas na região litorânea costumam ser um pouco mais elevadas, no entanto, não podem ser classificadas como altas de acordo com as expectativas geradas por sua localização geográfica. Esse fato se dá pela existência de uma corrente marítima proveniente da Antártica. O volume de chuvas é relativamente baixo nessa região.
A área ocupada pela Floresta Amazônica apresenta como clima dominante o equatorial com incidência volumosa de chuvas, as temperaturas mais altas do país são registradas nessa área. A exceção dessa região de floresta fica na parte sul em que os invernos apresentam temperaturas menores e chuvas inseridas dentro de estações bem definidas. Na Cordilheira dos Andes estão situadas as elevações mais altas do país e por lá o clima predominante é o frio de montanha.
Relevo do Peru
O país possui divisão do seu relevo em: Cordilheira dos Andes, Floresta Amazônica, altiplanos andinos (onde está o Lago Titicaca) e costa litorânea. A parte central do país concentra os altiplanos e elevações andinas. Na costa litorânea estão as planícies vazias sem oscilações significativas, onde se encontram as maiores cidades peruanas.
No trecho da Amazônia peruana há a cobertura de árvores elevadas e mata fechada em planícies úmidas, aproximadamente 60% do território do país está dentro dessa região. O Nevado Huascarán é o ponto mais alto do Peru com 6 768 metros de altitude.
Vegetação e Fauna do Peru
A vegetação predominante na zona árida da costa é formada por cactáceas com adaptação para chamar a umidade da atmosfera brumosa. Nos vales fluviais estão constituídos verdadeiros oásis. No verão a água do mar aquece causando a morte do plâncton e com isso levando ao desaparecimento de boa parte dos peixes e aves marinhas.
Em menores altitudes a aridez das ladeiras ocidentais da cordilheira Ocidental é reduzida. Nos pontos mais altos predominam arbustos espinhosos, cactos, gramíneas e árvores. Já nas punas (altiplanos situados a mais de 3.500m) o domínio de vegetação é dos pastos de gramíneas permitindo o desenvolvimento de animais com adaptação a essas condições como a lhama, a vicunha, o guanaco e a alpaca. Nas altitudes de cinco mil metros a dominância fica por conta de líquens, musgos e ervas.
A Amazônia peruana tem uma paisagem biológica bem parecida com a da Amazônia do Brasil. A flora local é composta pela exuberância da florestal tropical, tanto a vegetação quanto a fauna são iguais as da floresta brasileira. Dentre os animais se destacam ariranhas, onças, porcos-do-mato, macacos, insetos e aves. O Peru possui uma grande biodiversidade contando com 21.462 espécies de plantas e animais sendo que dessas 5.855 são endêmicas.
Hidrografia do Peru
O Peru possui dois sistemas hidrográficos sendo o mais importante aquele formado por rios que desembocam no Amazonas: Ucayali (Solimões) e Marañón. Vale mencionar ainda que o lago mais alto do planeta está localizado em território peruano, o Titicaca. No Peru há grande potencial hidrelétrico. O segundo sistema hidrográfico do país é aquele formado pelos rios que descem pelos Andes até chegar ao Pacífico.
Grande parte dos rios do Peru se origina nos picos da Cordilheira dos Andes deslocando-se através de três bacias. Os rios que correm em direção ao oceano Pacífico têm como principais características serem íngremes e curtos. Já os afluentes do rio Amazonas se mostram mais longos e menos íngremes tendo um fluxo maior, isso se deve ao fato de que eles partem da serra.
Finalmente os rios que se deslocam em direção ao Lago Titicaca são curtos e possuem fluxo intenso. Destacam-se como os maiores rios do país o Marañón, o Ucayali, o Yavarí, o Amazonas, o Huallaga, o Mantaro, o Putumayo e o Urubamba. Uma hidrografia bastante rica que abre um leque de possibilidades para o país.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Peru? Você já visitou o país? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!